autoestima-mensagens

Mensagem de Autoestima Para Inspirar Você a Se Amar

Por: José Roberto Marques | Blog | 06 de junho de 2019

Em uma escala de 0 a 10, o quanto você acredita que se ama e se aceita como é? É importante deixar claro que minha pergunta não se refere apenas à aparência e inclui a sua essência como um todo. Afinal, se amar e sentir estima por si mesmo é muito mais do que gostar da imagem que reflete no espelho, envolve apreciar sua personalidade, sua inteligência e, até mesmo, os pontos em que precisa melhorar, pois tudo isso faz parte de quem você é. Continue acompanhando e confira a mensagem de autoestima que preparei para te fazer refletir e te ajudar a se conhecer e se amar mais.

Entenda o Que é Autoestima e Como Ela Influencia Sua Vida

A palavra autoestima é formada por auto, que designa algo que é próprio do indivíduo, e estima, que representa um sentimento de carinho e apreço. Assim, podemos concluir que autoestima significa gostar si mesmo e se cuidar com carinho. É, basicamente, dar a si a mesma atenção que dá para aquelas pessoas que mais ama e passar a se ver como um amigo querido, alguém que tem um grande valor em sua vida.

A autoestima influencia a sua vida de diversas maneiras, como:

  • O modo com o qual você se valoriza como pessoa;
  • Sua capacidade e segurança para tomar decisões;
  • Reconhecimento dos seus pontos fortes e daqueles que precisa desenvolver;
  • O fato de se sentir ou não capaz de lidar com situações desafiadoras;
  • A forma como trata a si mesmo;
  • A maneira com a qual lida com os erros que comete;
  • A consciência em relação à sua importância no meio no qual está inserido;
  • Sentir-se ou não merecedor da felicidade.

Como se pode ver, o nível de autoestima impacta a vida de uma pessoa de modo bastante intenso, e por tudo isso é tão importante se atentar para a relação que tem consigo mesmo. Afinal, apenas quando começar a se conhecer, se aceitar e apreciar quem você é, se sentirá confiante para ir em busca dos seus objetivos e ser feliz.

Mensagem de Autoestima Para Inspirar Você a Se Conhecer e Se Amar

Você imaginava o peso que a autoestima pode ter na sua vida? Saiba que, mesmo que a sua não esteja no nível ideal, sempre é tempo de trabalhar isso dentro de si e evoluir. Se hoje você está se sentindo inseguro e não consegue se amar por inteiro, pode começar a refletir e a encontrar maneiras de mudar isso. Assim, a cada dia irá se aproximar um pouco mais do seu eu interior, até perceber que o aceitou por completo. Então, verá o quanto amar a si mesmo é revolucionário e transformador, em todos os sentidos.

Quando você se ama, se sente mais confiante para tomar decisões, perde o medo de agir e evita fazer coisas que não gostaria apenas por medo de desagradar terceiros. Obviamente, é normal querer fazer as pessoas que você ama felizes, mas isso não pode, e nem deve, custar a sua própria felicidade e satisfação. Até porque, aqueles que te amam se alegram quando você está bem, e é essa troca poderosa e generosa que faz com que tudo tenha sentido.

Gostaria de deixar claro que se amar é um processo, que pode ser comparado à conquista amorosa. Você conhece uma pessoa, começa a descobrir as características dela e, então, vai se apaixonando mais dia após dia. Com o amor-próprio também acontece assim, aos poucos, pois tudo que é duradouro leva tempo para ser construído. Então, não espere acordar num belo dia se amando e se aceitando completamente, seja paciente e dê o seu melhor para que essa conexão interna se fortaleça cada vez mais.

5 Maneiras de Fortalecer Sua Autoestima

Além da mensagem para reflexão, gostaria de compartilhar sugestões de atitudes que possam te auxiliar efetivamente a se amar mais. Cada uma delas irá te ajudar a subir um degrau rumo ao amor-próprio e à autoestima.

1 – Faça Afirmações Positivas

Sabe aqueles pensamentos que rondam sua mente e fazem você duvidar de si mesmo? São ideias do tipo: “não sou bom o suficiente”, “jamais conseguiria fazer isso”, “sou um incompetente”. A primeira sugestão que faço é que substitua essas afirmações por outras de teor positivo. Procure dizer a si mesmo que acredita no seu potencial, que irá se dedicar até conseguir o que deseja e assim por diante.

2 – Reconheça Seus Pontos Fortes e Desenvolva-os

Todo mundo tem qualidades, que são aqueles pontos nos quais mais se destaca. Você sabe quais são os seus? Pare para refletir a respeito disso e crie uma lista com todas as habilidades que acredita ter. Desse modo, poderá trabalhar em cima delas, a fim de torná-las ainda melhores e utilizá-las a seu favor, seja na carreira ou na vida pessoal.

3 – Aprenda a Aceitar Elogios

Muitas pessoas ficam sem reação ao receberem um elogio e acabam respondendo com frases do tipo: “imagina, é bondade sua”. Se tem esse costume, repense essa atitude e comece a aceitar esses aplausos, pois é merecedor deles. Além de agradecer a pessoa que o fez, reflita sobre aquelas palavras, permitindo-se acreditar nelas sem duvidar da sua capacidade.

4 – Substitua a Autocrítica Pela Autocompaixão

Quando uma pessoa tem a autoestima baixa, tende a se tratar de forma rude, se julgar e se culpar, o que faz com que ela se ame cada vez menos. Para colocar um fim nesse ciclo vicioso é necessário substituir a crítica pela compaixão. Nesse sentido, sempre que seu monólogo interior autocrítico entrar em ação, pergunte a si mesmo o que diria a um amigo querido que estivesse em sua situação, então, direcione esses comentários a você mesmo. Isso evitará que prejudique ainda mais a sua autoestima com pensamentos críticos e ajudará a construí-la.

5 – Lembre-se Que Errar é Natural

Por último, evite exigir de si uma perfeição que não existe, afinal, todo ser humano está sujeito a errar, isso é natural e faz parte do processo de amadurecimento e desenvolvimento. Dessa maneira, busque sempre dar o seu melhor em tudo o que fizer e, quando as coisas saírem diferente do esperado, pare, reflita, entenda onde errou e continue caminhando, simples assim.

Lembre-se sempre que o que temos de diferente é exatamente o que nos torna especiais. Portanto, se ame, se respeite, se valorize, pois assim conseguirá trilhar um caminho fantástico de desenvolvimento e evolução.

 

Copyright: 696809851 – https://www.shutterstock.com/pt/g/lookstudio

Deixe seu Comentário: