Independente de qual seja a sua crença religiosa, é provável que já tenha ouvido falar sobre um dos maiores ensinamentos de Jesus Cristo, que é o de que é melhor dar do que receber. Para muitos, essa parece uma ideia um tanto quanto estranha, afinal, vemos diversas pessoas por aí que fazem de tudo para obterem vantagens e se beneficiar, sem ter qualquer preocupação em ajudar o próximo. Ah, se elas soubessem o quanto doar é gratificante e recompensador…

Quando você para alguns minutos do seu dia para ajudar alguém que está em necessidade, faz uma doação financeira ou realiza qualquer tipo de ato de bondade, se sente infinitamente melhor do que quando é beneficiado, porque se torna consciente do quanto um gesto, que mesmo pequeno, pode ser poderoso e realmente fazer a diferença no dia e na vida de alguém.

Entenda a relação entre dar e receber

Você já parou para pensar nas suas atitudes em relação ao ato de dar e de receber? Acha que está apenas querendo receber atenção, ajuda, presentes, reconhecimento ou também tem retribuído essas ações para as outras pessoas? Refletir sobre esse assunto é importante, para que tenha como objetivo manter a balança equilibrada e saiba doar tanto quanto recebe, porque um gesto leva ao outro.

Quando você faz uma doação, de qualquer tipo, e ajuda um terceiro, automaticamente está o incentivando a fazer o mesmo e passar aquela atitude adiante. Mesmo que a retribuição não retorne diretamente a você, ela será direcionada a uma outra pessoa e, como consequência, se cria uma poderosa corrente do bem. Ser parte disso definitivamente não tem preço e dá para a sua vida um novo sentido.

Ninguém precisa doar milhões ou realizar grandes feitos para se tornar um doador, no sentido mais amplo da palavra. Afinal de contas, o valor não está no que ou na quantidade em que se doa, e sim na intenção de realmente ajudar da melhor forma que puder, sem julgar aquele que está sendo beneficiado. Tornar-se um doador, sem o interesse de obter vantagens, faz com que naturalmente receba muitas dádivas em sua vida.

7 Dicas para aprender a dar mais do que receber

Se deseja se tornar um doador e desfrutar da maravilhosa sensação de melhorar a vida das outras pessoas de alguma maneira, leia atentamente as dicas a seguir e comece a colocá-las em prática hoje mesmo.

1 – Faça o bem sem esperar nada em troca

PSC

O primeiro passo para se tornar um doador é fazer o bem sem esperar nada em troca, porque é exatamente a doação feita de forma genuína que gera a satisfação. Desse modo, é fundamental que queira ajudar apenas para contribuir com a solução do problema de uma pessoa e vê-la bem, sem segundas intenções. O benefício desse gesto virá do seu próprio interior, e é a alegria de saber que foi útil na vida de alguém.

2 – Ajude sem julgar

É bastante comum vermos pessoas ajudando outras, mas fazendo julgamentos e deixando claro que estão fazendo um favor. E esse tipo de postura foge totalmente do ensinamento bíblico sobre dar mais do que receber. Portanto, ofereça apoio sem culpar o outro por estar naquela situação, pois, assim, apenas fará com que ele se sinta pior. Se achar necessário, ajude também orientando, conversando, mas nunca de maneira julgadora e colocando-se como superior.

3 – Comece pequeno

Para colocar o dar na frente do receber em sua vida, você não precisa se inscrever para participar de uma missão em outro país, comece pequeno, mas comece. Um gesto de bondade aqui, outro ali e, pouco a pouco, isso se tornará parte da sua essência. Saiba que quando se trata de fazer o bem, não existem números para medir a generosidade, pois tudo é baseado nos sentimentos, que não podem ser mensurados.

4 – Envolva-se em trabalhos voluntários

Cada pessoa tem um tipo de causa com a qual se identifica, existem aquelas que se sentem mais tocadas por projetos realizados com crianças, outras com idosos, animais, pessoas em situação de rua e assim por diante. Não dá para determinar que causa é a mais importante, pois todas têm sua relevância. Reflita sobre aquela que mais tocar o seu coração e procure saber se existe algum projeto na sua cidade. Você poderá ajudar de diversas maneiras, cedendo seu tempo e suas habilidades em prol de algo que acredita.

5 – Esteja atento às oportunidades de ajudar

A todo o momento surgem oportunidades de ajudar alguém, porém, é preciso ter a generosidade como prioridade para que consiga identificá-las e, então, agir. Acredite, nem sempre as pessoas fazem pedidos claros, muitas vezes por vergonha ou medo de receberem um “não” como resposta. Por isso, é preciso ter sensibilidade em relação ao próximo para enxergar que ele necessita de auxílio.

6 – Cerque-se de pessoas generosas

Não existe outra maneira mais eficaz de desenvolver uma habilidade do que observando e aprendendo através do exemplo. Portanto, procure observar as pessoas ao seu redor para identificar quais são aquelas em que a generosidade é uma característica marcante. Ao identificá-las, passe mais tempo ao lado delas, aprendendo através de seus gestos. Então, poderá passar isso adiante, ensinando para outras pessoas o quanto o ato de doar é poderoso e mais gratificante do que receber.

7 – Apoie seus amigos e familiares

Por fim, lembre-se que quando se trata de doar, é importante considerar também as pessoas que convivem contigo de perto, como seus amigos e familiares. As necessidades deles podem até ser diferentes dos indivíduos que vivem em situação de vulnerabilidade social, mas ainda assim são necessidades. Gestos de bondade também podem fazer a diferença na vida dos seus entes queridos e tornar os laços que os unem cada vez mais fortes.

A bíblia diz que há maior felicidade em dar do que receber, acredito nisso e acho que é uma atitude imprescindível para a construção de um mundo melhor, independente da crença que cada um tenha. Quanto mais engajados estivermos em ajudar o próximo, mais poderosa será a corrente do bem a nos unir. E você, o que acha disso? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe essa ideia em suas redes sociais!

Fontes:

https://formacao.cancaonova.com/diversos/ha-mais-felicidade-em-dar-do-que-em-receber/

https://casa.abril.com.br/bem-estar/como-exercitar-a-generosidade/

 

Copyright: 1533212483 – https://www.shutterstock.com/pt/g/Takashi+Ogawa