Nossa mente tem um padrão de funcionamento considerado saudável. No entanto, alguns acontecimentos da vida, somados a questões genéticas, podem levá-la a padrões disfuncionais. Isso é o que acontece nos casos de insônia, transtornos de ansiedade, depressão e síndrome do pânico, por exemplo.

Muitos profissionais da área da saúde, incluindo psiquiatras e psicólogos, têm recomendado a meditação como técnica de reprogramação mental. É claro que ela não substitui nenhum tratamento medicamentoso ou psicoterapêutico, mas atua como terapia complementar.

A meditação a seguir foi desenvolvida com o objetivo de permitir que você reprograme a sua mente. Assim, você conseguirá, com a prática ao longo do tempo, melhorar a qualidade de seus pensamentos, administrar melhor suas emoções e relaxar.

Concentre-se em sua respiração

Todos os transtornos citados acima são decorrentes de pensamentos negativos alimentados com frequência. É claro que ninguém simplesmente para de ter pensamentos negativos de uma hora para outra. Trata-se de um processo gradativo.

Por isso, encontre um local bastante tranquilo em que você possa meditar. Certifique-se de que não haja luz ou barulho excessivo. Sente-se ou deite-se, da maneira que preferir. Contraia fortemente todos os seus músculos e depois os relaxe completamente. Repita esse exercício: contraia todos os músculos com força e depois relaxe. Repita uma terceira vez. Libere todas as tensões e prepare-se para relaxar.

A partir de agora, você vai reduzir a atividade de seu metabolismo. O dia tem 24 horas para que você possa resolver todas as suas preocupações e angústias. Nos próximos 10 minutos, você não vai pensar nelas.

PSC

Concentre-se exclusivamente em sua respiração. Inspire contando até três, enchendo o seu abdômen de oxigênio. Prenda a respiração contando até três, novamente. Por fim, solte a respiração bem devagar, contando até seis. Mantenha esse padrão de respiração. Ele oxigena melhor cada célula do seu corpo.

Quando estamos emocionalmente afetados, nossa respiração fica curta e acelerada. Por isso, respirar de forma mais lenta e profunda ajuda a mente a perceber que não há nada com que se preocupar. Você está seguro e tranquilo neste momento.

Ouça seu coração e sua mente

Continue respirando profundamente. Sinta seu corpo e sua mente relaxando mais e mais a cada respiração. Encontre o seu ritmo ideal, aproveitando essa sensação maravilhosa. Atente-se também ao ritmo de suas batidas do coração. Acalmando-se, elas também desaceleram, tranquilizando todo o seu ser.

O corpo e a mente estão energeticamente conectados. Por isso, ao acalmar um, você também acalma o outro, automaticamente. Em estado de relaxamento profundo, sua mente entre numa energia diferente, comandada pela frequência vibracional das ondas alfa.

É neste estado vibracional que o seu cérebro pode modificar pensamentos, crenças, comportamentos e hábitos. É neste estado de profunda meditação que você deve visualizar sua cura, mentalizar pensamentos positivos, proferir afirmações de vitória. Neste estado, sua mente interpreta cada palavra e pensamento como realidade. Portanto, é este o momento exato para reprogramar a sua mente.

Apenas deixe que os pensamentos passem, sem apegar-se a nenhum deles e sem julgá-los. Não se sinta culpado por ter pensamentos negativos. Eles apenas são sintomas de um padrão disfuncional da sua mente, que você, agora, está começando a modificar.

Reprograme sua mente

Defina qual é a sua intenção para esta meditação: livrar-se da depressão, dormir de forma profunda e tranquila, reduzir a ansiedade etc. Todas essas doenças são, na verdade, manifestações físicas e psicológicas de questões emocionais que não foram adequadamente resolvidas.

Isso significa que você deverá passar por uma mudança em seus pensamentos, crenças, ações e hábitos. Você não vai abrir mão de quem você é, nem de seus princípios. Deve apenas abandonar ideias destrutivas e padrões negativos.

Lembre-se de que você não é a sua doença. Muitos dos pensamentos negativos que você tem não são de fatos seus, mas manifestações da depressão ou da ansiedade. Nesta meditação, você está alterando suas energias para voltar a ser dono de sua própria mente.

A cura para todos os seus problemas físicos e emocionais está dentro de você. Cada vez que você acredita em sua felicidade e em uma vida saudável, você emana uma energia positiva. O universo devolve essa energia positiva para você, na forma de cura e de saúde.

Creia. Tenha confiança em seu próprio organismo e em sua incrível capacidade de regenerar-se. Lembre-se de que não há mal que dure para sempre. Obstáculos foram feitos para serem superados. Antes disso, porém, eles exigem que desenvolvamos nossas forças, inteligências e competências. O poder da atração e a sua autoconfiança promoverão a sua cura.

Confie em seu ser

Agora, você levará a sua atenção a cada parte de seu corpo. Visualize uma luz verde ou lilás, que representa uma cura física e mental. Essa luz, forte e brilhante, passa por cada parte de seu ser.

Comece pelos dedos dos pés, tornozelos, panturrilhas, joelhos, coxas. Sinta essa energia de cura agora passando por sua cintura, glúteos, abdômen, peitoral. Perceba essa luz removendo toda a dor e toda a doença de seus órgãos: estômago, intestinos, rins, pulmões, fígado, pâncreas, coração.

Essa mesma luz purifica seu sangue, desbloqueia sua garanta e suas vias respiratórias. Ela passa por seu peitoral, pescoço, braços, cotovelos, antebraços, mãos até a ponta dos dedos.

Por fim, essa luz de cura ilumina a sua cabeça. Ela se demora um pouco mais em sua mente, onde ela reequilibra o funcionamento de seu cérebro. Repita mentalmente:

“Eu agora estou relaxado. Recebo com tranquilidade e confiança esta energia de cura. Confio nas propriedades curativas de meu próprio ser. Sinto o poder regenerativo de cada célula de meu corpo e de minha mente. Abandono os pensamentos negativos, depressivos, ansiosos, repetitivos, angustiantes. Sinto-me tranquilo, confiante e otimista no restabelecimento de minha saúde física e mental. Agora, tenho equilíbrio emocional para embasar o que sinto, penso, falo e faço.   Estou feliz, saudável e em paz”.

Visualize-se completamente curado

Agora, imagine-se alcançando aquele objetivo que você determinou no início de sua meditação. Imagine-se livre de todos os males da mente. Sendo produtivo em seu dia a dia. Sem vícios. Agindo com felicidade e otimismo, ao lado das pessoas que você ama. Vivendo um dia de cada vez, com tranquilidade e paz. Não há mais tristeza, depressão, ansiedade ou angústia. Você pega no sono com facilidade, com a leveza de uma criança.

Cada vez que você repete esta meditação, estas afirmações positivas e este exercício de visualização, sua mente emite uma energia positiva, que o universo lhe devolve em forma de cura. Aproveite o relaxamento que a vibração das ondas alfa promove. Este é o estado de cura. Este é o restado de reprogramação da sua mente.

Agora, você está abandonando pensamentos e hábitos negativos. Sua mente está num intenso processo de cura e regeneração. Padrões positivos de funcionamento da mente são alcançados. Depressão, tristeza, ansiedade, insônia, culpa e arrependimento agora dão lugar ao aprendizado, à inteligência emocional, à calma, à tranquilidade, à serenidade, à felicidade e à paz.

Esta meditação de reprogramação mental pode ser realizada sempre que você desejar. Faça dela um hábito e sempre confie nas propriedades curativas de seu próprio ser. Jamais duvide delas, nem por um só instante. Você cura a si mesmo. Você salva a si mesmo. Você restabelece completamente a sua saúde física e a sua saúde mental.