Ansiedade tem sido considerada por estudiosos como o “mal do século”. Justificável. Estamos o tempo todo planejando, arquitetando, buscando adivinhar e determinar um futuro que acreditamos poder controlar, mas não podemos. Vivemos hoje pensando no que acontecerá amanhã, a semana que vem, e até mesmo o ano que vem, e nos esquecemos que o futuro se constrói aqui e agora.
Mesmo sabendo que não podemos controlar o que está por vir, nos dedicamos a isso árdua e inconscientemente. Queremos estar no comando de tudo e de todos, nos grandes e pequenos detalhes e acabamos deixando passar oportunidades maravilhosas que se apresentam, por pura incapacidade de relaxar e perceber o mundo. Nos tornamos pessoas ansiosas.
A palavra Ansiedade tem origem grega. Anshein, significa “estrangular, sufocar e oprimir”, o que dispensa explicações. É natural do Ser Humano ser ansioso, o problema está em deixar a Ansiedade tomar conta de nós. Convido você a perceber seus pensamentos, ações e até mesmo reivindicações e reclamações. Quase todos estão ligados ao futuro ou ao passado, não é mesmo?
A agitação do dia a dia e todos os nossos afazeres, principalmente no que se refere à vida profissional, nos tornam muito ligados e focados em atingir resultados. Correto? E se eu te disser que esses pensamentos, toda essa percepção que você tem em sua mente não passa de um grande engano? Isso mesmo, engano! Como você acredita que uma mente desgovernada possa atingir resultados positivos?
É impossível ter equilíbrio utilizando o Poder de nossa mente de forma errada. Ter o pensamento acelerado não trará para sua vida os resultados que você espera, e se por um “milagre” trouxer, qual o preço você está disposto a pagar por isso? Está disposto a colocar seu emprego em jogo? A sua saúde? A sua sanidade? Sua qualidade de vida e seus relacionamentos?
Seu Ego provavelmente esteja gritando argumentos que rebatem o que estou tentando te dizer nesse momento, porque não é fácil aceitar que você precisa desacelerar e aceitar a realidade tal qual ela é. E não estou te dizendo para ser conformado ou uma pessoa sem ação. O que estou te dizendo é que precisamos agir, mas agir com cautela e sabedoria, fazendo pausas e verificando o que podemos ou não controlar em nosso dia a dia.
Este momento é tudo o que possuímos, fora dele, tudo é imaginação, e por não aceitar não ter controle sobre as coisas, nosso inconsciente vive buscando maneiras de nos levar para o futuro, como forma de tentar mantê-lo sob controle. Ilusão! Não podemos controlar o que está por vir, e é aí que aparece a Ansiedade.
Quanto mais tentamos controlar e manipular o desconhecido, mais ansiosos ficamos. Mas podemos mudar esse Estado de nossa Mente. Podemos nos focar no momento presente e trazer nosso pensamento do futuro para o aqui e agora.
Convido você a praticar um exercício bem simples, por pelo menos 21 dias consecutivos, para trabalhar a sua mente e habituá-la a voltar para o momento presente todas as vezes em que você perceber que está ansioso. Topa o desafio?
Pare tudo o que está fazendo e perceba como está seu corpo. O que você está olhando nesse momento? Estenda seu olhar a todo o ambiente e perceba-o por 1 minuto inteiro. Agora, preste atenção aos sons à sua volta por mais 1 minuto. Como se sentiu ao manter-se no aqui e agora por 2 minutos inteiros?
Tudo é uma questão de hábito, e nossa mente, habituada a não focar no momento presente, pode levar algum tempo para se acostumar a novos comportamentos. Hábitos são adquiridos, portanto pratique e por mais difícil que pareça, busque permanecer no momento presente, desfrute do aqui e agora por pelo menos 21 dias.
Ao prestar atenção ao momento presente, toda a Ansiedade que excede os limites do “aceitável” e “saudável” é desfeita. Com isso, ganhamos muito mais tempo para desfrutar de momentos prazerosos e momentos em que podemos nos permitir fazer nada, e simplesmente relaxar.
Convido você então a mais uma vez participar de um desafio. Encontre um lugar tranquilo e confortável, onde você possa se sentar com a coluna ereta, para desfrutar de uma experiência de meditação. O objetivo aqui é mostrar a você quantos detalhes maravilhosos de seu dia você tem perdido por viver acelerado e ansioso.
Como é bom saber que de olhos abertos nosso Universo é limitado e tudo o que conseguimos enxergar é o caos de nossa mente barulhenta, mas de olhos fechados, nossa visão se expande e podemos perceber e fazer tudo o que desejarmos fazer.
Convido você a respirar profunda e lentamente por 3x seguidas, fazendo o tempo de expiração ser maior que o tempo de inspiração do ar. Perceba o ar enchendo seus pulmões, deixe sua respiração livre.
Em nosso dia a dia utilizamos apenas 30% da capacidade de nossos pulmões, e em momentos de Ansiedade a utilização dessa capacidade se torna ainda menor. Permita-se nesse momento a encher todo o seu pulmão, utiliza 100% de sua capacidade para inspirar e expirar lenta e profundamente. Mantenha o ritmo constante…
À medida em que inspira e expira, perceba seu corpo. Ao soltar o ar de seus pulmões, deixe que junto a ele, saiam todos os sentimentos negativos, toda a incongruência, toda a dor e angústia. Deixe que seus pensamentos passam em sua mente como nuvens soltas e levem toda a toxina que há em você para bem longe.
Ao inspirar, perceba o ar entrando e trazendo mais alegria, mais amor, positividade e bem-estar para sua vida. Perceba que à medida em que elimina sentimentos negativos, você abre espaço para que novos sentimentos positivos façam morada em você. Siga inspirando e expirando.
Desapegue-se da tristeza, dos pensamentos nocivos, desapegue-se dos seus medos e acione a alegria, o amor, a esperança, a confiança, concentre-se nos benefícios das novas possibilidades, foque seu pensamento no hoje, no aqui e agora.
Perceba os sons ao seu redor, quantos sons você consegue identificar? Quais sons são esses? Estão perto ou longe de você? Quais eram os 5 objetos desse local que você se recorda de ter percebido antes de fechar seus olhos?
Inspire e expire mais uma vez, profunda e calmamente e aos poucos abra seus olhos, amorosamente.
Lembre-se sempre de se lembrar de nunca se esquecer que não podemos controlar o tempo, não cabe a nós as escolhas das outras pessoas, não podemos controlar o que acontecerá daqui a 1 hora, ou 1 dia, ou 1 ano, não podemos controlar sequer o que acontece agora no mundo externo, mas podemos controlar o que acontece dentro de nós. Podemos escolher admirar o belo em vez de nos entregarmos a percepções irreais e conturbadas do que chamamos de “realidade”.
Ao dominar o que sentimos, dominamos nosso mundo interno e criamos nossa realidade. E sabendo que o mundo externo é apenas reflexo de nosso mundo interno, convido você a prestar mais atenção ao que sente, e quando necessário, faça pequenas pausas para meditar e perceber que a vida acontece além daquilo que enxergamos nos momentos de ansiedade.
O mundo externo não é caótico. O caos existe apenas dentro de nós, por isso cabe a cada pessoa utilizar com sabedoria os Poderes que possui para reconstruir essa percepção. Sorria para a vida, perceba o belo, observe-o, fale dele. Fale de amor, de paz, de equilíbrio e viva aqui e agora. Este é o único momento que realmente e verdadeiramente possuímos. Aprenda e evolua com ele.
 
Copyright:  559454563 – https://www.shutterstock.com/pt/g/glebshabash