Para compreendermos o Marketing de Guerrilha precisamos falar um pouco sobre a Teoria da Percepção, muito utilizada no âmbito do Marketing, para entender o comportamento e as necessidades dos consumidores.

A Teoria da Percepção foi desenvolvida pelo psicólogo, B.F. Skinner, e trata da investigação do perfil de públicos-alvo, por meio da observação de seus comportamentos e suas rotinas. É uma teoria psicológica que permite que os profissionais da área de marketing tenham uma compreensão mais exata sobre o público que desejam impactar com seus produtos e serviços.

A percepção, de forma geral, pode ser descrita como a maneira como as pessoas interpretam os sinais que compõem sua realidade e transformam esse conjunto de informações em ações especificas, como onde investir seu tempo e dinheiro.

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O processo perceptivo é constituído de 2 elementos: Sensação e Interpretação.

1º Elemento do Processo Perceptivo: Sensação – O corpo do indivíduo capta os sinais do ambiente por meio de seus órgãos sensoriais. Por isso é necessário que o Marketing seja verdadeiramente bem estruturado e diferenciado, para que chame a atenção do público que deseja atingir. Aqui, são trabalhadas as emoções do indivíduo, o que chamo de Self 2, nossa Mente Inconsciente, grande responsável por nossas tomadas de decisões.

2º Elemento do Processo Perceptivo: Interpretação – Nessa etapa, o indivíduo organiza seus sentimentos e faz um levantamento dos prós e contras de adquirir ou não um produto, comprar ou não o serviço de uma empresa, fechar ou não um negócio. Esse é o momento em que nosso Self 1, nossa Mente Racional entra em ação, nos apresentando os prós e os contras de cada situação.

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A partir da Teoria da Percepção, portanto, é possível atribuir significados diferenciados para cada produto que pretendemos lançar no mercado. Sendo assim, para que o Marketing de Guerrilha seja efetivo, ele precisa ser direcionado às necessidades dos consumidores-alvo, de forma criativa, ousada e assertiva.

Ter domínio sobre a Teoria da Percepção, pode tornar muito mais fácil detectar comportamentos do público, para que possamos sempre oferecer a eles exatamente o que verdadeiramente supra suas necessidades.

Que necessidades você percebe que o público-alvo de sua empresa apresenta? Você e sua equipe estão verdadeiramente prontos para atender a essa procura? Quais seriam as estratégias adotadas por vocês? Já ouviu falar em Marketing de Guerrilha?

O conceito do Marketing de Guerrilha foi criado pelo publicitário americano, Jay Conrad Levinson, na década de 70. É um conceito oriundo das táticas militares e que visa divulgar pequenos negócios, afim de expandi-los. A lógica de Levinson defendia que era possível que, com criatividade, inteligência e ousadia, empresas de menor porte se destacassem na concorrência com as grandes, pelo crescimento que apresentavam no mesmo setor.

A palavra “guerrilha” teve origem durante a Guerra do Vietnã e se referia às estratégias de guerra utilizadas pela parte mais fraca do combate (Vietnã) para deter a parte mais forte (Estados Unidos). O efeito surpresa era o grande aliado dessa tática, pois com ele, era possível obter vantagem sobre o inimigo, que se apresentava mais forte.

Quando Levinson ficou sabendo sobre o conceito de guerrilha no âmbito militar, viu a possibilidade e a oportunidade de se valer de estratégias semelhantes, para obter resultados em termos de lucro e conquista do público-alvo.

A ideia básica do Marketing de Guerrilha é usar Energia e Criatividade para suprir a falta de Recursos Financeiros. Sendo assim eu fico curioso para saber de você, o quanto de energia você tem investido em seu tempo, e o quão criativo você acredita que tem sido em suas estratégias competitivas de mercado? Você tem sido ousado e inovador o suficiente? Conhece as estratégias de crescimento de seus competidores? O quanto você conhece de sua própria empresa e do mercado no qual deseja mantê-la?

Sem ideias inovadoras e criativas, o seu negócio corre sério risco de ser “engolido” pelas grandes empresas. O que você pode fazer hoje para que sua empresa seja cada vez mais vista como uma empresa inovadora, capaz de obter resultados extraordinários?

O Marketing de Guerrilha é um método muito usado por empresas de menor porte, em grandes eventos, onde não atuam como patrocinadoras, mas seus concorrentes sim. Em grandes jogos das Olimpíadas e Copa do Mundo, por exemplo, empresas de menor porte já fizeram uso das torcidas para divulgar sua marca na zona de atuação de empresas de maior porte, rivais de mercado.

Vale destacar que o conceito do Marketing de Guerrilha foi pensado para empresas de pequeno e médio porte, mas por ter se popularizado, hoje, até mesmo empresas de grande porte tem feito uso desse tipo de estratégia para se manter em destaque no mercado competitivo.

Boas ideias podem transformar a divulgação de produtos e serviços e dar destaque e notoriedade às empresas, por exemplo, quando a gigante dos adesivos de lembretes, Post-it, percebeu que havia um potencial público consumidor que não utilizava o seu produto – os estudantes universitários – resolveu aderir ao Marketing de Guerrilha.

A ação da empresa Post-it consistiu em instalar uma mensagem com a seguinte frase “Devolver o livro de Inglês” esculpida em gelo numa grande universidade peruana. Conforme as horas foram passando, a escultura foi derretendo, fazendo com que a mensagem desaparecesse. Os estudantes foram impactados pela mensagem de que a escultura de gelo é como a memória que vai se esvaindo com o passar do tempo. É mais válido ter um post-it à mão!

Outro exemplo de Marketing de Guerrilha impactante, foi do Guaraná Antártica. O ponto de ônibus é um dos locais preferidos das empresas para realizar intervenções de Marketing de Guerrilha. O Guaraná Antarctica há alguns anos, queria promover o seu patrocínio à Copa do Mundo e, então, transformou alguns pontos de ônibus em “gols”, utilizando balizas e rede. Com certeza algo que tem um grande impacto visual, e ajuda a gravar a mensagem na mente das pessoas, tendo boa repercussão.

A estratégia de intervenção urbana é uma das preferidas das empresas, sejam elas do tamanho que forem. Esse tipo de Marketing de Guerrilha usa a transformação de algum elemento nas ruas para causar estranheza nas pessoas e chamar a atenção para algum produto ou serviço.

Um exemplo de empresa que aderiu a esse tipo de Marketing foi o McDonald’s, que transformou em batatas fritas, as faixas de pedestres de algumas cidades. As listras foram pintadas de amarelo e, logo abaixo, desenhado um pacote de batatas da empresa.

É interessante perceber que com criatividade, ousadia e inteligência, empresas podem ganhar destaque e saírem na frente de seus concorrentes, tudo vai depender da percepção que seus líderes e sua equipe tem do mercado.

Você acredita que seja ousado o suficiente para estruturar estratégias inteligentes e criativas para expandir seu negócio? Acredita verdadeiramente que seja capaz de apresentar ideias inovadoras como estratégia de negócio para colocar uma empresa de pequeno porte no mesmo patamar mercadológico que uma empresa de grande porte?

O cérebro humano é dividido em 2 hemisférios: Esquerdo e Direito.

O Hemisfério Esquerdo de nosso Cérebro é mais mecânico, logico, temporal, verbal, linear, racional, cauteloso, cético, nos faz enxergar as partes de um todo e está sempre mais focado no passado e no futuro.

O Hemisfério Direito de nosso Cérebro é mais criativo, imaginativo, atemporal, intuitivo, figurativo, emotivo, aventureiro, receptivo, nos possibilita enxergar o todo e nos mantém focados no presente, no aqui e agora.

Cada Hemisfério cerebral processa informações em velocidades diferentes. Por exemplo, nossa mente consciente, racional, nosso Self 1, processa 2.000 bps. Nossa Mente Inconsciente, emocional, nosso Self 2, processa 39.999.998.000 bps. Isso significa que nosso Cérebro total é capaz de processar aproximadamente 400 bilhões de bits por segundo. E o que fazemos com isso quando precisamos nos destacar no mercado?

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Quando de nosso cérebro temos utilizado no processamento das percepções de nosso público alvo? De que maneira podemos persuadir essas pessoas e fazer com que elas notem nossa ação de Marketing?  Que estratégia de Marketing de Guerrilha você acredita que possa utilizar hoje para que sua empresa se destaque entre as tantas outras com anos de mercado?

Amplie sua visão, perceba o mundo, perceba o que o mercado necessita, do que as pessoas estão carentes e elabore estratégias criativas para atrair esse público para o seu negócio.

Conhecer o funcionamento da mente humana e a Teoria da Percepção pode sem dúvidas auxiliar o desenvolvimento de estratégias ainda mais assertivas, para atrair clientes e destacar sua empresa no mercado. Aproveite e use seu conhecimento, sua criatividade e sua percepção a seu favor!

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