Quando se trata de relacionamentos amorosos, uma dúvida que muitas pessoas têm é se é possível manter um amor à distância sem que a proximidade entre o casal seja prejudicada. A verdade é que não há uma resposta pronta, afinal, cada história tem as suas particularidades, apenas é preciso que ambos estejam confortáveis nessa situação, afinal a relação deve vir sempre para somar e não parar trazer sofrimento. É claro que sentir saudade é natural, mas é importante que ela seja contornada e não se transforme em algo doloroso.

Se você está vivendo um amor à distância ou está se preparando para isso, acredito que vá gostar das reflexões que irei compartilhar ao longo deste artigo.

Um Amor à Distância Apenas é Bom Quando Ambos Estão Felizes

A vida às vezes surpreende e pode levar uma pessoa a se apaixonar por outra que mora longe ou apresentar uma oportunidade que leve um dos membros de um casal a se mudar de cidade. Assim, dá-se início a um relacionamento à distância, que é temido por alguns e levado com naturalidade por outros, afinal, cada ser humano tem as suas necessidades e a sua forma de sentir e se comportar.

Existem casos em que a distância se torna um elemento que aproxima ainda mais o casal, tornando os momentos juntos ainda mais especiais. Enquanto para outros gera um distanciamento, que afasta e esfria a relação. Por isso, não há como garantir que dará certo ou errado em todos os casos, é preciso viver a situação para descobrir como você irá reagir a ela e se irá te fazer bem ou não.

No fim das contas, o importante é que ambos estejam felizes vivendo aquele relacionamento, independente da distância. Lembrando que é claro que o fato de não se verem com frequência irá influenciar em muitos aspectos, mas se essa influência não estiver prejudicando nenhum dos dois e nem causando infelicidade, ótimo, pois é isso o que mais importa.

7 Dicas Para Manter um Amor à Distância Saudável e Sem Estresse

Se você está disposto a tentar e dar uma chance ao amor, mesmo à distância, as sete dicas a seguir irão ajudar você e o seu par a manterem fortes os laços que os unem com equilíbrio, respeito e, claro, muito amor.

1 – Cuidado Com os Excessos

PSC

Um erro bastante comum entre casais que vivem um relacionamento à distância é querer compensar a ausência física com o excesso de mensagens e ligações. É claro que a tecnologia é fantástica e ajuda a aproximar as pessoas, porém, é importante tomar cuidado para que isso não se torne excessivo.

Conversar algumas vezes durante o dia é legal, ajuda a amenizar a saudade, mas evite cobrar que o seu par te responda imediatamente e que fale todos os passos que der. Lembre-se que a vida está acontecendo e ambos têm que viver, trabalhar, estar com amigos, com a família, é esse equilíbrio que irá tornar a relação saudável.

2 – A Confiança é Essencial

Além do amor, existe algo que é essencial em qualquer relacionamento, especialmente os à distância, a confiança. Se um não confiar no outro, o que deveria ser agradável irá se transformar em um transtorno para ambos, já que o ciúme faz mal tanto para quem o sente quanto para quem esse sentimento se destina. Portanto, confie no seu par e no amor que sentem um pelo outro, afinal, não é o fato de ele estar morando em outra cidade que irá mudar alguma coisa, pois o caráter dele continuará o mesmo.

3 – Conversem Sobre as Expectativas de Ambos

Como diz o ditado, o que é combinado não sai caro. Por isso, chame o seu par para conversar para que falem a respeito do que esperam desse relacionamento, assim, vocês saberão o que um espera do outro e poderão acertar os ponteiros para que ninguém se decepcione. Além disso, preze sempre pelo diálogo, pois essa é a melhor forma de fazer com que as pessoas se entendam e evitar o surgimento de mal-entendidos.

4 – Programem-se Para Se Encontrar o Máximo Possível

Mesmo que a distância não esteja sendo sacrificante para nenhum dos dois, é importante se programar para que possam se encontrar o máximo de vezes possível. Lembrando que não há uma frequência ideal, já que tudo depende das circunstâncias. Porém, se esforçarem para se verem é necessário, já que um relacionamento precisa dessa convivência para se manter saudável e positivo. Quando esses encontros acontecerem, viva-os ao máximo e aproveite ao lado do seu amor.

5 – Façam Coisas Semelhantes

Além de manterem contato frequente através de ligações e mensagens, existem outras maneiras de se manterem próximos, como, por exemplo, lerem o mesmo livro, assistirem o mesmo filme ou qualquer outra coisas semelhante. Assim, terão ainda mais assuntos em comum para comentarem e trocarem ideias a respeito, e estarão construindo experiências, mesmo que à distância.

6 – Lembrem-se das Outras Áreas da Vida Também

Mais uma vez, é importante evitar que a falta que um sente do outro comprometa as outras áreas da vida. Se fechar e deixar de viver porque a pessoa amada está em outra cidade não irá ajudar em nada, muito pelo contrário. O melhor que vocês têm a fazer é se distraírem para não deixar a saudade se transformar em sofrimento, estando com amigos e familiares, se dedicando à carreira, cuidando de si. Ao fazerem isso, conseguirão lidar de modo mais positivo com a distância.

7 – Definam Objetivos Para o Futuro

Por fim, é interessante que vocês tenham objetivos para o futuro, para que a distância seja vista como uma etapa e não como algo definitivo. Dessa maneira, sempre que sentirem a saudade apertar se lembrarão que ela será vencida e que, um dia, poderão conviver diariamente e compartilhar a vida de forma completa. Esse planejamento trará mais segurança para o relacionamento e ajudará vocês a se dedicarem para que ele se torne realidade.

Viver um amor à distância é desafiador, mas quando o sentimento é verdadeiro, os obstáculos servem para fortalecê-lo ainda mais. Confie no que sente, confie no seu par e tudo dará certo.

 Copyright: 636276959 – https://www.shutterstock.com/pt/g/oatawa