Tornar-se mãe empreendedora é uma alternativa para mulheres que desejam continuar sua carreira profissional sem ter que se distanciar da rotina dos filhos. Ser dona da sua própria empresa certamente tem grandes desafios, mas também permite organizar seus horários de trabalho de acordo com as necessidades dos filhos, um alento para muitas mães.

Hoje em dia, é possível para a mulher ter um empreendimento bem-sucedido e estar presente na vida familiar. O grande segredo está em conseguir equilibrar o tempo de trabalho e o tempo de vida pessoal. Confira as dicas ao longo deste artigo e tenha um estilo de vida muito mais saudável e equilibrado.

7 Dicas para a mãe empreendedora que deseja abrir um negócio

De maneira geral, as mães empreendedoras optam por negócios que permitam trabalhar no sistema home-office para que possam ficar mais próximas dos filhos. No entanto, se não houver organização e disciplina o processo pode se tornar uma grande bagunça e sair do controle. Considerando isso reuni 7 dicas para as mães que estão cogitando abrir sua própria empresa.

1 – Prepare-se para dedicar tempo a um novo filho

Uma empresa é como um filho, ao longo de toda sua vida demandará atenção e cuidado, porém, nos primeiros anos será mais dependente. Isso significa que, ao decidir investir em um negócio, é importante pensar em como vai administrar eventuais ausências na rotina dos seus filhos para poder dedicar tempo ao trabalho.

Contar com familiares que te ajudem, cuidando das crianças nos momentos em que você precisa se concentrar no trabalho ou matriculá-las em uma escola de tempo integral, são boas opções. É importante saber de antemão que o empreendimento necessitará de alguns dias de dedicação total, esteja preparada.

2 – Tenha um espaço para home-office

Optou por um negócio que te permite trabalhar home-office? Se sim, saiba que precisará de um espaço na casa somente para o trabalho. Pode ser um escritório, uma mesa na sala ou até a cozinha (para quem está empreendendo no ramo alimentício), o importante é isolar esse local do restante da casa no período de expediente. Converse com as pessoas que moram com você para não entrarem enquanto estiver trabalhando e para que não deixem as crianças “invadirem” o espaço de trabalho.

PSC

Trabalhar em casa pode ser muito confortável, mas também oferece uma série de distrações que podem comprometer seu rendimento. Evitar essas distrações e se manter concentrada em realizar seus projetos de empreendedorismo é crucial para o sucesso.

3 – Participe de eventos da sua área

A participação em eventos da sua área de atuação é imprescindível para te ajudar a estabelecer uma rede de contatos sólida. Se você atua no sistema home-office, deve ter cuidado para não ficar muito isolada, ou seja, sem ter contato com outros empreendedores e potenciais investidores.

Lembre-se de que trocar experiências, conhecimentos e fazer contatos pode contribuir para ampliar os horizontes do seu empreendimento. O ideal é conhecer o calendário de eventos, inclusive os virtuais, e organizar sua agenda para poder incluir alguns deles.

4 – Pesquise o mercado

Boa parte das mães empreendedoras abrem negócios em áreas que dominam, como beleza, moda, serviços, entre outros. Porém, além de abrir uma empresa que trabalhe com algo que você domine é crucial atender a uma necessidade do mercado. Independentemente de você ser uma ótima confeiteira, é necessário que a região que você pretende atender necessite dos serviços oferecidos.

Para ter certeza de estar investindo no empreendimento certo, estude o seu público-alvo e identifique de que forma ele resolve a sua demanda atualmente. Como o seu negócio pode impactar positivamente na vida dos futuros clientes? O que você irá oferecer de tão significativo que fará a audiência querer comprar de você?

5 – Estude gestão de negócios

Muitos empreendedores abrem suas empresas apenas com o respaldo do conhecimento técnico de sua área de atuação, porém, para que negócios se tornem sustentáveis devem ser geridos com assertividade. Isso significa saber quanto precisa de capital de giro, quais são os impostos que sua empresa precisa pagar, quais são os custos essenciais e como enxugá-los etc.

Sugiro para as mães empreendedoras que estão formulando a ideia de um negócio dedicar algum tempo para a leitura de conteúdos a respeito de administração de empresas. Sites como o do Sebrae reúnem diversas informações relevantes e você pode inclusive fazer cursos de capacitação gratuitamente. Prepare-se para se tornar uma empreendedora.

6 – Seja empreendedora e não autoempregada

Se o seu objetivo é ter um negócio com possibilidades reais de crescimento, a dica é ter cuidado para empreender e não se tornar apenas uma autoempregada. Cada vez mais pessoas apostam no autoemprego que consiste em gerar renda através da oferta de suas habilidades para empresas de maneira informal. No fim das contas, se parece bastante com um emprego formal, mas sem a regularização. Ressalto que não há nada de errado com o autoemprego, mas pode ser frustrante para quem deseja ser empreendedora.

O ideal para evitar que suas atividades profissionais se tornem um autoemprego é considerar estratégias de crescimento em que, em algum momento, as tarefas mais simples serão executadas por funcionários. No começo, é natural que a empreendedora faça tudo na empresa, pois ainda não tem estrutura para contar com funcionários. Mas, não dá para ficar nesse sistema em longo prazo.

7 – Tenha um tempo para você mesma

O último tópico desta lista de dicas é ter um tempo para você mesma, um momento para fazer algo de que goste. Ser mãe empreendedora exige muito, tanto no tocante à empresa como aos filhos e isso vai gerando um desgaste. Ter um momento para ler, assistir uma série, ir ao salão de beleza ou fazer qualquer outra coisa é fundamental para se desligar das suas obrigações por um instante.

A mente precisa de um descanso para se reorganizar e voltar a ser produtiva. Estruture as suas atividades de maneira que possa aproveitar momentos de relaxamento e descanso.

Com essas dicas você conseguirá ter uma rotina de mãe empreendedora mais leve, mas também mais focada no sucesso do empreendimento.