Linguagem Corporal e o Coaching

Por: José Roberto Marques | Blog | 01 de julho de 2016
Linguagem corporal

Luis Carlos Torres/Shutterstock Saber decifrar a linguagem corporal é importante para nos comunicarmos com efetividade

O corpo fala e nossa linguagem corporal diz muito sobre o que estamos pensando e sentindo em cada momento. Tanto é que mesmo sem dizer nada, todos conseguem perceber quando nós estamos muito felizes ou então bem insatisfeitos com alguma coisa.

Entender que a comunicação vai além das palavras é muito importante em nossa carreira e vida pessoal. Digo isso porque podemos compreender as intenções e os sentimentos do outro quando expandimos nossa percepção, ou seja, a forma de ler a outra pessoa, e por vezes, a nós mesmos.

Para entender os bebês, por exemplo, os pais precisam aprender a identificar a linguagem corporal das suas crianças no que diz respeito, a saber, compreender suas vontades e necessidades. Isso é importante para entender quando os pequenos estão sentindo dor, fazendo manha, querendo chamar a atenção para a hora da troca da fralda, de brincar ou comer. Isso tudo sem que nenhuma palavra seja dita, só a partir da interpretação de seus sinais físicos, faciais e dos diferentes sons por eles emitidos.

Coaching na Compreensão da Linguagem Corporal

Nem todas as pessoas tem a facilidade para expressar verbalmente o que pensam e sentem.  Para compreendê-las é importante decifrar os sinais de seu corpo, sua postura corporal, o movimento provável dos olhos, os gestos com as mãos e os reflexos de suas emoções que são visíveis em suas ações como, por exemplo, roer as unhas, suar em excesso ou manter as mãos inquietas.

Você é feliz?

Em meu curso de Coaching, eu trabalho muito neste sentido, uma vez que uma das principais habilidades de um coach deve ser aprender a ouvir além das palavras. Para isso, apresento ferramentas e técnicas para que o profissional compreenda melhor a mente humana e as diferentes formas de se comunicar de seu cliente.

Dominar este conhecimento é essencial para desenvolver os recursos que permitam acessar o coachee e oferecer-lhe um processo de Coaching completo. Isso quer dizer com todos os subsídios que precisa para desenvolver suas habilidades, um novo mindset, eliminar crenças e comportamentos negativos e chegar ao seu estado desejado, seja na carreira ou sem âmbito pessoal.

A linguagem não verbal corporal revela uma infinidade de informações importantes sobre as experiências, personalidade e até mesmo sobre os traumas ainda não superados. Nossas memórias são como marcas corporais e do mesmo modo que ficam em nossa mente, também se mostram em nosso corpo e dizem muito sobre nós.

Quanto melhor compreendemos tudo isso, mais condições nós temos de vencer nossas dificuldades, superar limitações e conquistar nossos sonhos e objetivos. Por isso, como coach, líder, profissional e ser humano, busque compreender o que está por trás da sua e também da expressão corporal do outro e comunique-se de forma mais efetiva.

Para isso, reflita, e avalie se a sua forma de se expressar é realmente positiva, clara, transmite coisas boas ou é agressiva, distante e precisa ser revista. Quanto mais conhecemos o outro, mais entendemos a nós mesmos e mais crescemos em todos os sentidos.

Portanto, se você quer ampliar sua visão e compreender as diferentes formas de linguagem corporal, invista na formação Professional & Self Coaching – PSC e desenvolva e amplie sua capacidade de leitura corporal e aprenda a ser muito mais assertivo na forma de ver, entender e se comunicar. Faça o PSC!

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: