Seyomodo/Shutterstock O líder é um dos grandes diferenciais de uma equipe de vendas de sucesso

Quando tratamos da liderança em vendas, o papel do gestor é ainda mais essencial, pois nada mais recompensador para um líder do que poder proporcionar desenvolvimento contínuo, assertivo e produtivo à sua equipe. Assim, quanto mais preparados os gestores de vendas estiverem, maiores e melhores também serão os resultados de seus vendedores e da empresa.

Esta profissionalização das lideranças é muito importante, uma vez que, há bem pouco tempo, pouca atenção era dada aos profissionais de vendas e esta profissão era bem menos reconhecida e valorizada do que atualmente. Os vendedores são a força motriz de um negócio, e o seu desempenho está diretamente relacionado ao sucesso financeiro da organização.

E sejamos práticos e honestos, sem dinheiro, por melhor que sejam os seus produtos ou serviços, nenhuma empresa consegue sobreviver se não tiver uma equipe de vendas coesa, robusta, foca, engajada, motivada e produtiva e que traga a lucratividade necessária ao crescimento e manutenção do negócio. Pensando nisso, conheça minhas dicas para aumentar sua performance como líder de potencializar as vendas de seus vendedores.

Dicas Para Potencializar sua Liderança em Vendas

Prepare-se – A melhor maneira de oferecer o melhor desenvolvimento à sua equipe, e sendo o melhor e mais preparado gestor de vendas que ela pode ter. Para isso, invista em cursos, workshops, treinamentos, atualizações, palestras, livros e tudo mais que possa ajuda a maximizar seu desempenho como líder.

Conheça sua Equipe – Um dos maiores erros dos líderes é não conhecer profundamente seus profissionais de vendas, suas habilidades, interesses, metas pessoais. Busque conhecer os talentos de cada um, suas motivações e competências e guie seus liderados de modo que possam usar o seu melhor em seu trabalho, crescer constantemente e conquistar grandes resultados.

Motive, Motive, Motive – Motivação de vendedores deve ser a palavra de ordem de um líder quando assunto é fazer com que sua equipe esteja forte, comprometida, focada e engajada e motivada em alcançar os resultados projetados. Por isso, esteja atento, seja criativo e crie maneiras inovadoras e efetivas para motivar seus liderados.

PSC

Definas Metas Realistas – Nada mais desanimador do que aquelas metas maravilhosas na teoria e quase “impossíveis” na prática, como por exemplo, crescer 1000% este mês. Ser líder é saber como ser um bom estrategista e também como motivar a equipe, por isso dê metas maiores a cada mês, mas sempre congruentes com a realidade de cada um dos seus profissionais. Quanto mais empoderado, mais confiante ele se sentirá para atingir novos alvos, do contrário, se o seu vendedor se sente despreparado e inferior aos colegas, seu rendimento tende a cair. Fique de olho!

Reconheça os Resultados – Ter o seu desempenho, foco e,claro, os resultados reconhecidos pelo líder é muito importante para manter a motivação da equipe de vendas e fortalecer o sentimento de pertencimento e valorização. Por isso, comemore com seus liderados cada meta batida, reconheça publicamente e também por meio de bônus, comissões e salários justos.

Gostou das dicas? Quer potencializar ainda mais os seus resultados? Invista em sua evolução contínua como líder por meio da mais poderosa ferramenta de desenvolvimento humano e aceleração de resultados, o Coaching. Faça a formação Leader Coach Training e ouse ir além!