Nós podemos controlar as nossas próprias atitudes, mas não temos como definir a forma com a qual as outras pessoas irão agir. Nesse sentido, por mais que procure ser honesto e correto com os outros, não há como garantir que agirão de mesma maneira contigo. Contudo, a falta de caráter de terceiros jamais deve ser vista como um desestímulo para que seja uma boa pessoa e faça a coisa certa, pois nada é mais recompensador do que ter a consciência tranquila.

Se o outro age de maneira inadequada, esse é um problema apenas dele e não seu. O que você pode e deve fazer é se proteger para evitar que os malfeitos de terceiros te prejudiquem, mas sempre se mantendo fiel aos seus valores, porque eles são o seu bem mais precioso. Então, continue acompanhando e saiba como lidar com a falta de caráter nas mais diferentes situações sem ir contra a sua essência.

Construa relações cada vez melhores e mais saudáveis!
Clique aqui e acesse meu desafio “Detox da Mente”!

Principais Sinais da Falta de Caráter

O primeiro passo para saber como lidar com pessoas desonestas é saber identificá-las. Afinal, se trata de algo bastante grave e que deve ser analisado com cautela, para que não cometa injustiças e evite julgar alguém mal sem ter certeza de suas reais intenções. Veja, a seguir, os principais sinais da falta de caráter.

  • São pessoas que estão constantemente trocando de amigos;
  • Não demonstram empatia pelos outros;
  • Têm sempre um comentário maldoso ou negativo para fazer sobre alguém;
  • Agem com imprudência, sem considerar que suas ações possam prejudicar outras pessoas;
  • Costumam ser infiéis em seus relacionamentos amorosos;
  • São pessoas extremamente competitivas;
  • Fazem comentários sobre a vida alheia como se fossem seres perfeitos e infalíveis;
  • Dão mais valor para as coisas materiais do que para os sentimentos e as relações;
  • Não assumem a responsabilidade por suas ações;
  • São manipuladoras e fazem de tudo para conseguirem o que desejam.

Essas são as principais características que geralmente são apresentadas por pessoas com desvio de caráter. Nem sempre é fácil identificar essas atitudes no comportamento de alguém, porém, ao começar a observar com atenção, poderá chegar a uma conclusão e saber como agir para se proteger.

Dicas Para Lidar Com a Falta de Caráter Sem Se Prejudicar

Ninguém deseja ter ao lado um indivíduo que deseja o mal das pessoas e chega até a agir de maneira prejudicial em relação a elas. Entretanto, existem situações em que não dá para, simplesmente, cortar relações e é preciso encontrar maneiras de conviver pacificamente. Pensando nisso, preparei um guia com dicas que irão te ajudar nessa missão que é essencial para que consiga manter a serenidade e o equilíbrio ao ter que lidar com seres, digamos, complexos. Confira!

1 – Mantenha Sempre o Respeito

PSC

Por mais que o outro aja de maneira inadequada, procure sempre tratá-lo com respeito e evite falar mal dele ou fazer fofocas. Lembre-se que a forma com a qual você o trata diz mais sobre você do que sobre ele. Por isso, mantenha o respeito independente das circunstâncias. Ao agir assim não estará sendo falso e sim agindo de forma madura, sem se permitir contaminar pela negatividade alheia. Afinal, a melhor maneira de incentivar uma pessoa a se tornar melhor é através do exemplo, pois as ações valem muito mais do que palavras jogadas ao vento.

2 – Defina uma Distância Segura

Agir com respeito é diferente de se submeter à falta de caráter do outro e, portanto, é fundamental que mantenha uma distância segura. Se o indivíduo com desvio de caráter for um colega de trabalho, por exemplo, evite entrar nos mesmos projetos que ele. Outra medida importante é não abrir detalhes sobre a sua vida e falar apenas sobre amenidades, pois dessa forma não estará dando espaço para que ele utilize o que disser para te prejudicar.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

3 – Evite Tomar Atitudes Com Raiva

Essa é uma regra de outro que você deve levar para a sua vida de uma forma geral e que se aplica especialmente à situação de ter que lidar com indivíduos que possuem desvio de caráter. Evite ao máximo agir sob o efeito da raiva, pois isso irá te levar a fazer coisas das quais poderá se arrepender depois. Então, a melhor escolha é respirar fundo, dar um tempo e depois decidir o que irá fazer em relação ao ocorrido. É importante esperar a poeira baixar para que consiga refletir com serenidade e aja de acordo com os seus reais valores.

4 – Entenda Que as Atitudes do Outro Não Te Pertencem

Se você observou o comportamento de uma pessoa e percebeu que ela tem desvios de caráter, entenda que aquilo pertence apenas a ela e não a você. Assim, as atitudes que ela tem refletem o interior dela e não o seu e, por isso, não devem ser levadas para o lado pessoal. Se for enganado, não se culpe, pois ninguém deve ser punido por ser bom e por confiar no outros. Mantenha a consciência tranquila e siga em frente, sempre com a intenção de agir corretamente e, se falhar, esteja pronto para reconhecer os seus erros e pedir desculpas.

5 – Tente o Diálogo

Caso perceba que vale a pena conversar com a outra pessoa para dizer que determinada ação dela te magoou, faça isso. Muitas vezes, o nosso coração dá sinais de como devemos agir e é importante saber ouvi-lo. Claro que a razão também é extremamente importante e, em diversas situações, devemos colocá-la em primeiro lugar. Entretanto, é fundamental que saiba ouvir a sua alma, pois ela também pode ser uma excelente conselheira e te ajudar a solucionar mal entendidos.

Basicamente, o melhor caminho a seguir para lidar com a falta de caráter é ser você mesmo, agir com respeito e não permitir que as energias ruins de terceiros te contaminem. Seja sempre aquela pessoa que leva o bem por onde passa, claro, mantendo a atenção para evitar que se aproveitem da sua bondade, mas sem deixar de confiar e de oferecer o seu melhor. Assim, terá sempre a consciência tranquila e o coração aberto para transformar o mundo ao seu redor.

Créditos da Imagem: Por pathdoc – ID da foto stock livre de direitos: 161893277