legado-o-que-e

Legado

Por: Equipe JRM | Blog | 27 de fevereiro de 2020

Legado está intimamente ligado à espiritualidade; na verdade, transcende a espiritualidade. Pode-se dizer que a espiritualidade é a base para o legado. Enquanto a espiritualidade se limita à existência de cada pessoa, o legado continua existindo independentemente dela.

Tem a ver com o Eu Maior, com tudo que vá além da matéria, do concreto. Trata-se do ser humano na sua essência de vida e em congruência de ações.

O legado é construído ao longo de uma vida e continua existindo depois dela. Para isso, enquanto se vive, para chegar ao legado, faz-se necessária a organização do ser humano em visão, propósito e missão.

• Qual a visão que eu tenho da minha vida?

• Quais propósitos eu coloco para mim ao longo de cada dia?

• Qual o propósito que eu tenho para mim, hoje, ao me levantar da cama?

• E missão, qual é a minha missão de vida?

• O que dá sentido à minha existência?

• O que eu quero deixar no mundo depois que eu não estiver mais aqui?

• Como eu quero ser visto depois que eu não mais existir neste mundo?

• Como eu quero ser recebido no céu?

• Como acredito que Deus me vê?

• Qual a melhor parte de mim que nem eu mesmo conheço?

Durante um processo de Coaching, a partir de perguntas como estas, tem-se condição de visualizar e trabalhar na construção do legado, estabelecer propósitos em direção a ele e construir a missão de vida até que se entenda e atenda ao próprio chamado, o que é um tipo de antecipação desse legado. O coach incentivará o coachee com o patrocínio positivo, dizendo: “Veja o quanto crescemos vencendo nossas crenças limitantes e trabalhando nossas melhores habilidades.

Veja também como foi importante nos integrarmos verdadeiramente aos grupos aos quais nos sentimos pertencentes e como eles nos ajudaram a crescer. Agora pensemos em como deixaremos um legado para que nossa luz neste mundo nunca se apague.”

Durante todo o processo de Coaching, mergulhe no autoconhecimento, se permita, se enxergue como o único e verdadeiro dono de sua história. O melhor ciclo de sua vida depende unicamente e exclusivamente de você. É imprescindível conhecer os seus valores, fraquezas, forças, princípios, sonhos, para saber como realizá-los.

Você é feliz?

Coaching é um processo que nos convida a viver a melhor fase de nossa história, é um ótimo momento, também, para identificarmos aquilo que não gostaríamos mais de voltar a fazer. Trata-se de um caminhar que exige ética, valores morais e espiritualidade.

Em se tratando de espiritualidade, já que ela é a base do legado, entendemos que as religiões são formas de trabalhar nossa espiritualidade. Todas elas, nas suas singularidades, desenvolvem o lado divino, aquele que ultrapassa o corpo e a mente, alcançando outros espaços neste imenso Universo.

O legado tem o poder de nos mostrar o todo: nossa cidade, nosso mundo, as pessoas do nosso bairro, do nosso trabalho, também nossa família e chama a atenção a como podemos contribuir para todos eles deixando algo “nosso”, da nossa essência.

O significado e o propósito da vida define-se em alcançar o mais plenamente possível o nosso potencial e nos tornarmos a melhor pessoa que podemos ser, transcendendo qualquer dogma ou paradigma. Independentemente de como tenha sido sua história, o grande barato da vida é poder olhar para trás e se orgulhar do que vê. É certo que, durante a caminhada, nem tudo são flores.

As adversidades aparecem. Mas são nesses momentos que devemos sacudir a poeira e dar a volta por cima. Toda e qualquer etapa de nossa vida deve ser comemorada ou ressignificada, pois ganhamos uma evidente oportunidade de eliminar tudo que já não traz felicidade para nossas vidas e, assim, obtemos mais espaço para viver novas alegrias.

É durante um novo ciclo que devemos nos cercar de toda energia positiva, dando, sempre, o nosso melhor em tudo aquilo a que nos propomos fazer, vivendo cada momento e construindo a felicidade aqui e agora.

Depois que você conseguir atribuir um significado maior à sua vida, poderá então ajudar os demais, atitude nobre de quem se encontrou espiritualmente e caminha cada vez mais para ampliar o seu legado. Nosso legado é tudo que faremos ao mundo e para as outras pessoas, que se perpetuará após a mudança de nosso corpo espiritual para outra dimensão.

É tudo o que vai ficar de nós depois de nossa parte física. É a nossa história, a diferença feita por nós.

Copyright: 1076385488 – https://www.shutterstock.com/pt/g/mtcgg

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: