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Jogos para Ansiedade

Por: Equipe JRM | Ansiedade | 07 de maio de 2019

Há vários tipos de sentimentos que podemos entender pela palavra “ansiedade”. Todos eles, no entanto, têm em comum uma certa expectativa a respeito do futuro, podendo ser positiva ou — o que é mais comum quando se usa a palavra — negativa.

Quando a expectativa é positiva, o que se busca geralmente é apenas passar o tempo, fazer com que a situação pela qual se anseia chegue logo. Para esse fim, existem uma infinidade de jogos; dois exemplos muito famosos são Angry Birds e Candy Crush, jogos mobile que divertem e captam a atenção, fazendo com que se tenha a sensação de acelerar o tempo.

No entanto, essa expectativa com relação ao futuro pode não ser tão positiva assim. Quando há receio com relação ao que pode vir a acontecer em um evento futuro, a realização de uma prova por exemplo, o melhor a fazer mesmo é encarar essa prova como desafio, e não ameaça, e preparar-se da melhor maneira para esse desafio. Esse tipo de ansiedade pode ser controlado com planejamento, já que, dificilmente, esperaremos o pior ou sentiremos grandes desconfortos por antecipação se tivermos segurança e confiança em nossa habilidade de lidar com a situação futura. Nesses casos, a expectativa passará a ser mais positiva, e sentiremos aquele friozinho na barriga, natural às vésperas de eventos ou situações que consideramos significativas.

Mas existe um tipo de ansiedade que não tem propriamente um objeto definido: é uma sensação de inquietude, impotência, medo, em relação a um futuro genérico, àquilo que pode vir a acontecer, sem uma expectativa mais específica. Se, por exemplo, para uma prova cujo conteúdo sabemos ser muito extenso e complexo podemos nos preparar, com meios claros de nos sentirmos menos ameaçados e mais desafiados por ela, que fazer diante de um desconforto em relação ao futuro, em alguns casos, como um todo?

É importante compreender que um pequeno grau de incerteza com relação ao futuro é natural, afinal, não somos capazes de prever tudo o que vai acontecer conosco, e o que fazemos são estimativas para que possamos nos preparar da melhor maneira possível. Não é natural, no entanto, que enxerguemos essas imprevisibilidades inerentes à vida predominantemente como ameaças, ou unicamente como ameaças.

Entre as teorias a respeito das causas dessa ansiedade paralisante, há uma que ressalta a contribuição de uma atenção enviesada para fatos negativos para esse quadro. Existe, por exemplo, a tendência de pessoas com esse tipo de ansiedade darem muito mais atenção para palavras com conotação negativa, para rostos ameaçadores, para características agressivas em pessoas, ainda que não sejam predominantes.

Com base nessa teoria, foram desenvolvidos alguns jogos mobile cuja função é fazer com que o jogador se concentre em coisas com conotação positiva e evite as negativas, como encontrar o rosto sorrindo ou a palavra com significado mais leve etc. Alguns exemplos gratuitos:

  • Psych me up!;
  • Spot smile, brighten your day;
  • HappyFace;
  • Happytap play.

A técnica utilizada por esses jogos é cientificamente validada e chama-se Attention Bias Modification Training (ABMT), algo como “treinamento para modificação de viés de atenção”, que tem o objetivo, justamente, de fazer com que a pessoa pare de focar (muitas vezes sem querer) sua atenção em aspectos negativos, prestando mais atenção nos positivos, o que pode se generalizar reduzir sua tensão diante de outros fenômenos.

Há pesquisas apontando que pessoas com ansiedade constante que jogaram em aplicativos baseados em ABMT antes de falar em público sentiram-se consideravelmente mais calmas, e isto pode ser consequência, por exemplo, de elas terem dado mais atenção para rostos receptivos na plateia, para o fato de as luzes ou o microfone estarem funcionando corretamente, em vez de focar num eventual indivíduo bocejando ao fundo ou a problemas que nem aconteceram.

Seja como for, há muitos benefícios em tirar o foco de nossa atenção de coisas negativas e direcioná-lo às positivas, em parar de encarar o futuro como ameaça e passar a vê-lo como desafio, em decidir caminhar para a frente e enfrentar a vida, sabendo que muita coisa maravilhosa poderá vir pela frente. E você, acha que os jogos podem te ajudar nessa tarefa?

 

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