inveja positiva

Xinxinxing/Shutterstock A inveja positiva faz admirarmos o outro e termos em suas conquistas a inspiração e o espelho para irmos além e conquistar nossas próprias realizações!

Segundo historiador brasileiro Leandro Karnal – “A maioria das pessoas se considera invejada, mas não invejosa”. De fato, a inveja é também um dos Sete Pecados Capitais e, como tal, é sempre associada à cobiça, ganância e ambição: sentimentos que ninguém normalmente assume ou gosta de ter.

A verdade é que, embora tenhamos sido educados dentro de um contexto moral e religioso que faz com que a inveja ainda seja motivo de vergonha, o fato é que hoje em dia muitas pessoas estão abandonando esta velha ideia e demonstrando claro orgulho em ter o que chamam de inveja positiva, a famosa inveja boa.

E se antes, como no clássico “A Divina Comédia”, do italiano Dante Alighieri, os invejosos iam para o purgatório e tinham suas pálpebras costuradas por fios de arame, para que assim não olhassem e invejassem a mais ninguém; atualmente sentir inveja representa crescimento, evolução e materialização de sonhos em todos os sentidos. Entretanto, para entender isso é preciso ressignificar o conceito.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

A Inveja Positiva

Inveja Positiva não é simplesmente querer aquilo que é dos outros têm e ponto final, mas sim ter nestes exemplos um espelho, uma referência positiva para conquistar o mesmo em sua carreira e vida pessoal. Sentir inveja do seu chefe, que construiu um grande império e fortuna não quer dizer querer tomar o negócio dele, mas sim construir sua própria história de sucesso e riqueza tendo esta referência.

Já o invejoso negativo é aquele que só observa tudo e a todos, reclama das dificuldades, que não tem oportunidades, mas numa “tira a bunda da cadeira” e põem-se a trabalhar.  A inveja positiva diz – eu quero isso para mim. E motiva o ser humano a buscar realizar seus desejos, sonhos e metas e objetivos de forma coerente, justa e honesta.

PSC

Quando, para citar outro exemplo, uma mulher vê outra mulher com um corpo que considera lindo, de certa forma é sua inveja que faz com que ela busque melhorar sua alimentação, fazer exercícios e chegar ao mesmo nível. Se ao conquistar isso, ela se sente mais feliz, com a autoestima em alta e realizada, como podemos dizer que esta inveja é negativa? Reflita!

Transforme Inveja em Inspiração

Entender isso é muito importante para nos desvencilharmos dos conceitos antiquados, herdados da idade média, onde sentir inveja era um Pecado Capital que merecia castigo e penitência. A todo o tempo estamos expostos a bons e maus exemplos, quando filtramos o que é bom e sentimos vontade de reproduzir resultados semelhantes aos das pessoas que admiramos, é a inveja positiva que está guiando nossos pensamentos, comportamentos e ações. Maravilhoso!

Por isso, é muito importante que ao invés de sentir vergonha de sentir inveja de alguém, você ressignifique este conceito e, ao observar as vitórias e conquistas do outro, tenha uma motivação a mais para reconhecer as suas próprias capacidades de transformar seus sonhos em realidade e realizá-los.

Com certeza, todos que venceram honestamente na vida um dia já tiveram inveja positiva de alguém. Pode ser de sua roupa, comida, de seu estilo, de suas posses, casa, carro, de seu reconhecimento, fama ou dinheiro; não se engane; tudo começou por sua ambição de ter aquilo que os outros já tinham.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

A diferença aqui é que ao invés de se amargurar ou cobiçar por cobiçar, estas pessoas determinadas colocaram-se a agir para obter aquilo que queriam e também acreditavam que mereciam ter. Assim, ao invés de serem meros expectadores das conquistas alheias, fizeram destas o espelho que precisavam para ir além e construir sua própria história de sucesso.

Então, da próxima vez que sentir inveja de alguém, procure transformar isso em um sentimento de inveja positiva e inspire-se no outro para conquistar cada vez mais resultados extraordinários em sua vida. Viva o lado bom da inveja!