Administrar bem as emoções é um fator que nos ajuda muito no dia a dia. Isso vale não apenas em relação a nossos amigos e familiares, mas também em nosso ambiente profissional.

A inteligência emocional é um aspecto que tem adquirido cada vez mais importância nas organizações. Por meio dela, cada profissional encontra as bases para um crescimento profissional e, em consequência, a empresa como um todo progride.

Para entender melhor o conceito de inteligência emocional, os seus benefícios e como desenvolver essa competência na vida profissional, continue a ler este artigo.

Inteligência emocional

A inteligência emocional consiste na capacidade de identificar, reconhecer, administrar e lidar adequadamente com as emoções que sentimos ao longo do dia. Também inclui a habilidade de reconhecer e respeitar os sentimentos do outro. O psicólogo estadunidense Daniel Goleman foi o responsável pela popularização do termo, embora ele já estivesse sendo utilizado por outros autores.

As emoções são poderosas forças que têm o poder de nos levar a determinadas ações. Desde que estejam em equilíbrio, essas ações nos levam ao alcance de nossos objetivos e de uma vida mais feliz.

Os 5 pilares da inteligência emocional

Segundo Goleman, há cinco habilidades básicas que compõem a inteligência emocional.

  1. Autoconhecimento: capacidade de reconhecer e nomear nossas emoções quando surgem;
  2. Controle emocional: capacidade de dosar as emoções, sendo proporcionais aos acontecimentos;
  3. Automotivação: capacidade de direcionar as emoções para alcançar os próprios objetivos;
  4. Reconhecimento do outro: capacidade de identificar e respeitar as emoções do outro, com empatia;
  5. Relações interpessoais: capacidade de interagir adequadamente com o outro, respeitando as suas características.

A inteligência emocional no ambiente de trabalho

PSC

Em média, passamos um terço de nosso dia no ambiente de trabalho. Durante esse período, estamos convivendo com pessoas que não escolhemos (não são amigos ou familiares) e exercendo uma atividade profissional sobre a qual devemos prestar contas e cometer o mínimo possível de erros.

É um cenário delicado por natureza. Por este motivo, a inteligência emocional deve ser aplicada no dia a dia de trabalho de qualquer pessoa, independentemente do cargo que ocupe ou da atividade que exerça. Essa competência é benéfica nos quatro aspectos a seguir:

1. Relacionamento interpessoal

Em um dia de trabalho, precisamos conviver, conversar e até mesmo negociar com colegas, clientes, chefes, parceiros, sócios, fornecedores, enfim, todos aqueles que, de alguma forma, impactam nossas atividades. Lidar com essas pessoas é um desafio, pois, como citado anteriormente, nós não convivemos com elas por espontânea vontade.

Cada indivíduo é único e possui seus próprios valores, ideias, opiniões, vivências e personalidade. O grande desafio é lidar com as diferenças de temperamento, de ideias e até mesmo de velocidade na execução das tarefas. A inteligência emocional nos ajuda a aceitar e a lidar melhor com essas diferenças, sem que criemos conflitos.

2. Administração do estresse

Além do convívio com diferentes pessoas, qualquer atividade profissional exige um padrão mínimo de qualidade e pontualidade. Frequentemente, é preciso lidar com a cobrança e as exigências de chefes e clientes. Além disso, há momentos em que aparecem tantas demandas que parece que o dia precisaria ter 48 horas para que pudéssemos dar conta de tudo.

Isso produz nas pessoas um sentimento de estresse, ansiedade e, em alguns casos, até mesmo medo. Em níveis saudáveis, o estresse nos enche de energia para fazermos tudo aquilo que precisa ser realizado. No entanto, em níveis excessivos, essa emoção torna-se nociva e prejudicial a nossa saúde física e mental, nos paralisando ao invés de nos impulsionar.

Por isso, a inteligência emocional nos auxilia a administrar esse sentimento e a organizar nossas demandas, inclusive nos ensinando a dizer “não” quando necessário.

3. Liderança

A inteligência emocional também é muito importante para os profissionais que exercem funções de liderança. Liderar exige muitas competências: identificar habilidades, delegar tarefas, tirar dúvidas, prestar auxílio, cobrar entregas, oferecer feedbacks, solucionar conflitos, e por aí vai.

Para que um líder possa dar conta de todas essas demandas, sem que seja autoritário e sem estressar-se com frequência, deve ter uma boa administração de suas emoções.

Além disso, mesmo que uma pessoa não ocupe oficialmente uma posição de liderança, ela pode acabar assumindo as funções de um líder em determinados projetos, tornando-se uma “liderança informal” junto aos seus colegas, o que também exige muita inteligência emocional.

4. Autoconfiança

Por fim, é preciso lembrar que, na atividade profissional, cada indivíduo deve conquistar seu espaço, assumir a autoria de seus trabalhos, propor novas ideias e ser um participante ativo da organização em que trabalha. Isso exige autoconfiança, isto é, a capacidade de confiar em seus próprios talentos e de defender suas ideias junto ao grupo.

Isso não significa ser arrogante ou querer ser melhor do que os outros, mas apenas defender seu trabalho e contribuir para com a empresa com base em sua experiência e em seus conhecimentos.

Ser emocionalmente inteligente nos ajuda a ter autonomia, autorresponsabilidade e coragem para expor nossas ideias com clareza e também respeito pelas ideias dos outros. Naturalmente, isso nos oferece destaque no ambiente de trabalho.

Desenvolvendo a inteligência emocional

Agora que você já entende a importância e os benefícios da inteligência emocional, provavelmente deve estar se perguntando como desenvolvê-la na vida profissional, não é mesmo? Para isso, confira as três dicas a seguir:

1. Faça um mapeamento comportamental

A inteligência emocional está profundamente associada ao nosso autoconhecimento, isto é, à nossa habilidade de identificarmos nossos próprios traços de personalidade, forças e fraquezas.

Dedique algum tempo para levantar esses pontos:

  • Quais são os traços de minha personalidade que me ajudam no trabalho?
  • Quais são os traços de minha personalidade que me prejudicam no trabalho?
  • Quais são os meus pontos fortes — que posso deixar mais em evidência?
  • Quais são os aspectos que eu ainda preciso desenvolver mais?

Essa análise comportamental é um exercício de humildade e autoconhecimento. Você não precisa (nem deve!) mudar sua personalidade para ser emocionalmente inteligente, mas apenas fazer alguns ajustes, como: dizer mais o que pensa, separar a vida profissional da vida pessoal, ser mais tolerante com os erros, saber dizer “não” quando necessário etc.

Uma observação importante a ser feita é entender que ter um perfil mais introspectivo não é um defeito profissional, é apenas um traço de personalidade. Por isso, é importante que as atividades profissionais desenvolvidas sejam compatíveis com a personalidade do indivíduo, de modo que ele seja mais feliz profissionalmente.

2. Seja organizado e planejado

Você tem um horário para iniciar e um horário para encerrar o seu expediente? Sabe a hora de dedicar-se ao trabalho e a hora de cuidar da vida pessoal? Planeja a execução de suas tarefas ao longo do dia ou da semana? Sabe onde guardar seus arquivos digitais e demais ferramentas de trabalho? Consegue responder seus emails e mensagens? Evita as distrações das redes sociais?

Se a resposta às perguntas acima for sim, é sinal de que você é uma pessoa organizada e planejada, que não mistura a vida pessoal e a vida profissional. Se você respondeu não a alguma das perguntas, é hora de mudar alguns de seus comportamentos. A organização e o planejamento permitem que você trabalhe com mais produtividade e menos ansiedade, o que é essencial para ser emocionalmente inteligente no trabalho.

3. Invista nas técnicas de relaxamento

Muita gente não “desliga” a mente depois de um estressante dia de trabalho. Isso acumula o estresse e nos deixa mais ansiosos e menos produtivos no dia seguinte. Por isso, as técnicas de relaxamento são muito indicadas para amenizar o estresse e a ansiedade.

Tomar um banho relaxante, fazer uma meditação e respirar de forma consciente por 5 ou 10 minutos é uma poderosa rotina — a ser executada preferencialmente à noite, antes de dormir.

Que as dicas acima de tornem uma pessoa emocionalmente mais inteligente e que você encontre mais harmonia e felicidade em seu dia a dia de trabalho. Se você gostou deste artigo, deixe seu comentário abaixo e compartilhe estas informações com seus amigos e colegas de vida profissional.