Você já ouviu falar no IGTV, não é mesmo? Para quem ainda não está familiarizado com o conceito, estamos falando de um recurso do Instagram que permite a produção e a publicação de vídeos mais longos, em comparação com os stories e com o feed dessa rede social.

Assim, celebridades, produtores de conteúdo e usuários comuns podem produzir vídeos de até 60 minutos, se assim desejarem. Como se sabe, a produção de conteúdo em vídeo tem crescido muito nos últimos tempos, devido ao dinamismo que oferece à comunicação. Por isso, até mesmo os algoritmos das próprias redes sociais têm beneficiado esse formato.

Neste artigo, você vai conferir 5 dicas práticas para que você use essa ferramenta do Instagram com muito sucesso. Preparado? Então, siga em frente e boa leitura!

Por que as pessoas têm medo do IGTV?

Na verdade, o problema não é o IGTV em si, mas a insegurança que a maioria das pessoas tem na hora de gravar um vídeo e expô-lo a quem quiser vê-lo. Muita gente que produz conteúdo prefere os bastidores e entende que não faz diferença que elas apareçam no vídeo ou não. Ledo engano!

A verdade é que sempre que o dono de uma página aparece em um vídeo, ele cria uma relação mais íntima com os seus seguidores. Em uma página sobre saúde, por exemplo, as pessoas querem ver quem é o médico que está por trás de todo aquele conteúdo. Sendo assim, se você tem conhecimento sobre o assunto, só falta se familiarizar com a câmera do celular e deixar de lado os medos e as inseguranças.

No caso do IGTV, estamos falando de um vídeo para redes sociais, o que não demanda a superprodução de um filme publicitário que vai para a televisão, por exemplo. É bacana ser simples e mostrar também o lado imperfeito da sua produção. Na verdade, isso até cria empatia e proximidade junto ao seu público.

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Resumidamente, a ideia é que você seja uma pessoa autêntica, sem se preocupar tanto com o que as pessoas vão pensar a seu respeito. O importante é que os seus seguidores curtam o conteúdo. Se a sua roupa vai estar perfeita, se a iluminação vai estar como em um filme de Hollywood e se você não vai gaguejar em nenhum momento são questões completamente irrelevantes. Reúna a sua coragem e não tenha medo de se aventurar por esse recurso!

5 dicas para utilizar a ferramenta com sucesso

Na sequência, separamos 5 dicas práticas para que você decifre as táticas desse recurso do Instagram e consiga dar o melhor de si na retenção da atenção do seu público. Confira-as e coloque-as em prática!

1. Seja atrativo já nos primeiros segundos

É um costume das pessoas nas redes sociais dar o play em um vídeo e tentar descobrir do que se trata e se vale a pena assisti-lo até o fim já nos primeiros segundos. Por isso, é importante que você seja atrativo e desperte a curiosidade imediatamente, sem muita enrolação.

Um pergunta polêmica, uma piada, uma notícia bombástica e até mesmo uma imagem intrigante podem servir para reter a atenção do público nesse início. A ideia é despertar a curiosidade, ao mesmo tempo em que você já revela o tema do vídeo. Mostre energia nessa abertura, dando ao espectador uma noção do que ele vai conferir se assistir o vídeo até o fim.

2. Faça prévias do vídeo

As prévias dos vídeos são recortes editados de poucos segundos, que servem como uma “propaganda” do vídeo. Assim, você pode publicar essas prévias em seus stories e também no feed, convidando as pessoas a acessarem o seu IGTV e a conferirem aquele conteúdo na íntegra.

Isso permite não apenas que você faça um trabalho de “aquecimento” do público acerca do tema que você pretende abordar, mas também que alcance cada vez mais pessoas. Esse simples ato de publicar uma prévia no feed favorece o algoritmo e aumenta a entrega do conteúdo ao público. Portanto, capriche!

3. Não se esqueça de colocar legendas

As legendas no Instagram são um recurso útil e estratégico. Muitas pessoas acompanham os conteúdos com o áudio desativado para não incomodar quem mais estiver no ambiente. Por isso, a legenda aumenta a acessibilidade do seu vídeo e também ajuda as pessoas a decifrarem mais rapidamente qual é o assunto que você está abordando.

Se você acredita que o trabalho de colocar legendas em seus vídeos é muito cansativo e demorado, fique sabendo que o Instagram já conta com o recurso de ativação automática das legendas, que aparecem enquanto você fala. Nem sempre a ferramenta compreende exatamente o que você diz, então, alguns errinhos podem aparecer, mas já é uma ajuda considerável.

4. Evite vídeos muito longos

Na introdução, citamos que o IGTV pode receber vídeos de até 60 minutos. Todavia, se você tem tanto conteúdo assim para publicar, o ideal é que você faça uma live, comunicando-se com as pessoas ao vivo, acompanhando as suas reações, tirando as suas dúvidas etc.

Para um vídeo simples, sem ser live, a dica é não ultrapassar os 3 minutos. Se você passar disso, as pessoas tendem a deixar de acompanhar o vídeo, de acordo com as pesquisas mais recentes. Sendo assim, condense o seu conteúdo em dicas mais simples, deixando as questões mais complexas para as lives ou para outros canais de comunicação.

5. Não tenha medo de exibir os bastidores

Sabe aquele making-of bacana, mostrando você e a sua equipe de bastidores montando os cenários, arrumando a iluminação e até mesmo exibindo os erros de gravação? Saiba que não é à toa que ele faz sucesso. As pessoas amam saber o que se passa por trás das câmeras. Além disso, como dissemos, os seus erros tornam você mais humano, o que aproxima a sua imagem do público.

Você pode filmar os preparativos para um novo conteúdo que vai sair no fim de semana, por exemplo. Ou então, pode mostrar os erros de gravação dos vídeos que já foram publicados, em uma espécie de “falha nossa”, como se mostrava na televisão!

E você, ser de luz, tem medo de publicar os seus conteúdos em vídeo no Instagram? Por que o IGTV ainda dá medo? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!