Em uma escala de 0 a 10, o quanto se sente satisfeito com a história que construiu até aqui? Se anda sentindo uma grande insatisfação com a vida saiba que está em suas mãos transformar isso, pois, ao contrário do que pode pensar, a sua visão é a grande responsável pelos seus sentimentos. Assim, se começar a olhar à sua volta de maneira mais positiva, verá que tem inúmeros motivos para se alegrar e ser grato diariamente.

As Principais Causas da Insatisfação Com a Vida

Cada indivíduo tem os seus motivos para se sentir insatisfeito, contudo, em grande parte dos casos, trata-se de uma questão de enxergar além e valorizar as pequenas coisas ao seu redor. O fato de estar vivo e com saúde, por exemplo, é um motivo mais do que justo para que se alegre e agradeça, pois esse é o primeiro passo para que tenha força e energia para conquistar tudo o que desejar.

A insegurança também costuma fazer com que muitas pessoas se sintam insatisfeitas, principalmente porque elas acreditam não serem capazes de transformarem os seus sonhos em realidade. A verdade é que todos podem realizar o que quiserem, mas, para isso, é fundamental que acreditem em si, porque é no interior de cada um que ideias ganham força para se tornarem planos, projetos e, finalmente, em coisas concretas.

É importante lembrar que existem situações em que a insatisfação é fruto de algum tipo de transtorno emocional, como uma depressão, por exemplo. Nesse caso, é fundamental buscar ajuda médica para que o tratamento adequado possa ser realizado e, assim, o indivíduo recupere a sua alegria de viver. Portanto, cuide sempre da sua saúde mental, porque se sentir bem consigo mesmo é essencial para ser feliz.

7 Dicas Poderosas Para Superar a Insatisfação Com a Vida e Ser Feliz

A insatisfação não é e nem deve ser vista como um estado permanente, pois você pode vencê-la e utilizar essa experiência como um aprendizado, para que se desenvolva e se supere a cada dia mais. Para te ajudar nessa missão tão importante, preparei 7 dicas poderosas para que encontre a motivação e veja o seu poder de transformação despertar.

1 – Reflita Sobre a Sua Vida

A reflexão é a primeira atitude a ser tomada quando a intenção é colocar fim a um ciclo que está comprometendo a sua felicidade, pois é através dela que irá entender o que está se passando em seu interior e, assim, definir o que deverá fazer daqui para frente. Contudo, é fundamental que analise o seu estado atual de coração aberto, sem se julgar ou se culpar, porque a ideia é exatamente que vença a insatisfação e não que se sinta ainda mais desanimado.

2 – Identifique os Motivos Que Tem Para Se Alegrar

PSC

Olhe ao seu redor com toda a sua atenção e identifique todos os motivos que tem para se alegrar. No início do artigo já citei um, que é o fato de estar vivo, agora basta que prossiga com a lista, que pode incluir a sua família, o seu trabalho, o seu lar, o alimento ao qual tem acesso em cada refeição. Durante este passo, irá se dar conta de que não faltam razões para que seja grato por tudo o que lhe cerca e essa gratidão irá te fortalecer e ajudar a construir a sua motivação.

3 – Defina os Pontos Que Deseja Transformar

Ao contrário do que muitos afirmam, ser grato nada tem a ver com se acomodar, pois você pode ser grato e, ao mesmo tempo, identificar pontos da sua vida que gostaria de transformar. Inclusive, é até importante que tenha essa relação positiva consigo mesmo para mudar algo, porque a autoestima e o amor-próprio são como molas propulsoras para que se sinta motivado a buscar ser sempre a melhor versão de si mesmo. Assim, ficará claro que está mudando por si mesmo e não para agradar terceiros ou se encaixar em algum tipo de padrão.

4 – Encontre o Seu Propósito

Todos nós temos um propósito, que é a razão pela qual estamos aqui neste planeta. O meu propósito é ajudar as pessoas a desenvolverem o seu potencial máximo e, assim, contribuir com a construção de um mundo melhor e é isso que me dá ânimo para, todos os dias, levantar da cama com alegria e energia para construir o meu legado. Portanto, sugiro que olhe para dentro de si, se questione, reflita sobre as coisas que mais fazem sentido para ti e então irá descobrir o que te move e faz com que sinta vontade de ir além.

5 – Pare de Se Comparar Com os Outros

Se a sua intenção é se sentir desanimado, o melhor caminho é se comparar com outras pessoas e se colocar como inferior. Entretanto, imagino e espero que o seu desejo seja completamente o oposto e queira, exatamente, se sentir bem sendo quem é. Nesse caso, basta que pare de fazer comparações, porque elas nunca são justas, simplesmente porque cada ser é único. Não é porque outro indivíduo da sua idade tem uma carreira mais sólida que ele seja melhor, respeite a sua trajetória e se compare apenas com quem foi um dia, para que possa enxergar com maior clareza os seus progressos.

6 – Descubra o Seu Valor

Aproveitando o gancho de colocar fim às comparações, comece, também, a dar maior valor para si e as suas realizações ao invés de focar apenas no que não deu certo. Os fracassos fazem parte da vida de todos e é através deles que se torna possível aprender lições e se superar. Por isso, dedique-se neste momento a listar tudo de bom que já fez, para que se dê conta da pessoa extraordinária que é.

7 – Converse Com Pessoas Que Te Coloquem Para Cima

Por fim, por mais que a motivação seja uma porta que se abre pelo lado de dentro, é sempre bom estar cercado de pessoas positivas, que te apoiam e te colocam para cima. Além disso, lembre-se de agir da mesma maneira em relação a elas, para que formem uma grande corrente de empoderamento, colaboração e força. Lembre-se que somos influenciados por aqueles com os quais mais convivemos, portanto, faça boas escolhas.

Espero que este artigo tenha te mostrado que você é capaz de vencer a insatisfação e passar a enxergar a sua vida de maneira muito mais positiva. Afinal, a beleza das coisas depende, principalmente, da forma com a qual você as vê.

 

Copyright: 1169217550 – https://www.shutterstock.com/pt/g/kiwis