Trabalho, estudo, dinheiro, casa, carro, impostos, boletos. É, a vida adulta não é fácil. Se você acabou de entrar nesse universo, pode ter ficado um pouco assustado com esse mar de responsabilidades e obrigações que a vida adulta representa.

Olhando pelo lado positivo, podemos afirmar que, em compensação, esse período oferece muito mais liberdade e autonomia do que tínhamos lá na infância e na adolescência. Para que você consiga equilibrar bem as vantagens e desvantagens dessa fase mais madura, separamos 10 dicas para te ajudar. Boa leitura!

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa metodologia!

1. Separe as críticas construtivas das críticas destrutivas

Ao longo da vida, você será criticado. Essas críticas virão de diferentes pessoas e pelos mais diversos motivos. Pais, irmãos, amigos, chefes, colegas de trabalho, entre outros, vão se sentir na liberdade de dizer o que pensam a respeito da sua vida pessoal, profissional, financeira, social, amorosa, e por aí vai.

Em alguns momentos, você poderá se sentir “invadido”. Contudo, é importante que você faça dois questionamentos:

  • A crítica que eu estou recebendo faz algum sentido?
  • A pessoa que está me criticando tem o real propósito de me ajudar ou está fazendo isso por pura intromissão?

Ao responder a essas duas perguntas, você saberá se deve ou não levar a crítica como aprendizado, ou simplesmente ignorá-la!

2. Pare de se comparar com os outros

PSC

A vida de cada indivíduo é única. Existem pessoas que se casam aos 20, têm filhos aos 22. Há outros que prosperam em suas carreiras, e ter filhos nem sequer está em seus planos.

Viver não é cumprir uma lista de tarefas, como casar, ser promovido, ter filhos, comprar uma casa, entre outros. Viver é agir para que encontremos aquilo que nos faz felizes, e isso varia de pessoa para pessoa.

Portanto, evite comparar-se aos outros. Você não conhece a realidade da vida das pessoas, a não ser a sua. Cada pessoa tem as suas prioridades e tem o seu tempo para agir. Você não está em uma competição!

3. Admita os seus erros e aprenda com eles

A vida adulta não é mais um lugar para vergonha ou vaidade. Você vai cometer erros. Todo mundo os comete de vez em quando. Sempre que isso acontecer, peça desculpas às pessoas afetadas e procure extrair o que for possível de aprendizados dessa situação.

Com o tempo, você perceberá que os erros são as nossas maiores fontes de ensinamentos, desde que saibamos analisá-los com humildade, ao invés de fingir que eles não existiram.

4. Saiba dizer “não”

Outra coisa que a vida adulta nos ensina é a defender o direito de ser quem somos e de agir da maneira como queremos, desde que isso não afete a liberdade dos outros, o direito de dizer não. Você tem todo o direito de não querer sair com os amigos de vez em quando, de não permitir que os seus pais tomem conta da sua vida, de negar uma tarefa no trabalho porque você já se comprometeu com outra etc.

Dizer “não” é algo necessário na vida adulta. É por meio dessa palavrinha que definimos o que é prioridade para nós e o que não é. Não diga “sim” para todos apenas para agradá-los. Depois, só você estará lá para vivenciar as consequências.

5. Cultive bons relacionamentos

Ao mesmo tempo em que você precisa defender os seus interesses, também precisa cultivar bons relacionamentos. Com o tempo, aprendemos que, na vida, nada se faz sozinho. Seja na realização de projetos, seja na hora difícil em que precisamos de um ombro amigo, todos nós necessitamos de alguém.

Portanto, entenda que amigos vêm e vão, mas é sempre bom poder contar com alguns que sejam leais, mesmo que em número reduzido. O mesmo pode-se dizer dos colegas de trabalho e dos familiares. São pessoas que fazem parte de diferentes áreas das nossas vidas, e é importante ter com quem contar em todas elas. Lembre-se de que o amor e a amizade são os elementos que mais nos fazem verdadeiramente felizes.

6. Trabalhe, mas não negligencie a sua saúde

A idade adulta é aquela fase em que temos conhecimento, energia e necessidade de fazer dinheiro. Por isso, é importante que estejamos sempre estudando e nos esforçando para mostrar serviço. É assim que conseguiremos lapidar os nossos talentos e encontrar as grandes oportunidades.

No entanto, não podemos exagerar na dose. Não devemos romantizar essa vida de trabalhar 12 horas por dia e achar que isso não terá nenhuma consequência. O corpo e a mente cobram e, por isso, adoecem. Assim, cuide muito bem desses dois elementos do seu ser. Você não é uma máquina e precisa de momentos de lazer e de descanso.

7. Aprenda a fazer algumas coisas sozinho

Na idade adulta, percebemos o quanto fomos dependentes de outras pessoas até aqui. Por isso, precisamos aprender a cozinhar, lavar e passar as roupas, trocar um pneu furado do carro, administrar o nosso dinheiro, escolher um candidato para votar, consertar um chuveiro queimado, e por aí vai.

Dessa forma, se você ainda não sabe fazer essas tarefas sozinho, aprenda com quem sabe, ou consulte a melhor amiga do jovem: a internet. Sim, nela você encontra todo tipo de notícias para não ser um completo alienado, além de tutoriais para te ensinar até a fazer café! Aproveite e aprenda.

8. Peça ajuda quando precisar

Pode parecer um paradoxo em relação à dica anterior, mas não é. De fato, você deve tentar aprender a fazer o máximo possível de coisas por conta própria. Entretanto, você também não precisa ser um expert em tudo.

Peça a ajuda das pessoas que você sabe que têm um maior conhecimento no assunto em questão. Por que não pedir ajuda a um familiar para um conselho legal? A um amigo que entende de investimentos? A um psicólogo que lhe ajude a lidar melhor com as suas emoções? Procure ser independente, mas não queira carregar o mundo nas costas. Equilíbrio é tudo!

9. Cuide das suas finanças

Na idade adulta, você deverá tornar-se o responsável pelo seu próprio sustento, afinal de contas, pais não são eternos. Por isso, é preciso que você aprenda a viver com menos do que você ganha, se não quiser ficar preso numa bola de neve de dívidas.

Para isso, é importante que você saiba registrar os seus ganhos e despesas, cortar os gastos supérfluos e aprender a investir. Monte uma reserva de emergência — de preferência com valor referente a seis meses do seu custo de vida. Além disso, lembre-se de que você não terá aos 70 anos a mesma produtividade que tem hoje. Planeje a sua aposentadoria para ficar tranquilo nesta idade!

10. Não busque a perfeição

Por fim, fica aqui talvez a mais importante das dicas: não busque a perfeição, pois ela não existe. Nós elencamos as recomendações acima, pois elas são realmente importantes, mas a verdade é que todo mundo está aprendendo a viver enquanto vive.

Portanto, acolha os seus sentimentos, dê o seu melhor, seja tolerante com os seus próprios erros e não se cobre mais do que você deve. Lembre-se: você é um ser humano, e não existe fórmula para uma vida perfeita. Apenas viva!

E você, tem mais alguma dica importante que gostaria de dividir com os outros leitores do blog? Então, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Além disso, não se esqueça de compartilhar este artigo nas suas redes sociais. Assim, você vai ajudar todos os seus amigos, colegas e familiares a viver a idade adulta da melhor forma possível!