Muito tem se falado a respeito de o que é influência e de como ela acontece nos dias atuais, tanto em relação a consumo, quanto comportamento. A verdade é que isso sempre aconteceu, porém, hoje, se tornou mais intenso por conta das redes sociais. Afinal, se antes um indivíduo influenciava apenas aqueles que, de fato, conviviam com ele, atualmente isso ganhou muito mais força através da internet, pois é possível influenciar pessoas do mundo todo através da publicação de fotografias, textos e vídeos.
Assim como tudo na vida, a influência digital e de outros tipos também tem o seu pontos positivos e negativos e cabe a cada um de nós filtrar apenas as coisas boas, ficando apenas com aquilo que agrega e que julgamos fazer sentido. Aproveito e convido você a fazer essa reflexão a respeito desse assunto comigo, para que repense quem anda acompanhando e como essas pessoas têm te influenciado.

Entenda Melhor o Que é Influência e Como Ela Impacta em Sua Vida

Influenciar, de acordo com o dicionário, é exercer uma ação psicológica sobre alguém. Nesse sentido, quando uma pessoa mostra um produto em sua página da rede social e você o adquire, é sinal de que foi influenciado. Falando dessa forma, pode até parecer algo ruim, mas saiba que não é bem assim. No caso do exemplo que citei, o fato de ser positivo ou negativo irá depender de alguns fatores como: você realmente precisava daquele item? Comprou por necessidade ou só para ter algo igual a uma pessoa famosa?
A influência de maneira geral, tanto dentro da internet quanto fora dela, pode servir para agregar ou prejudicar. Pode ser que você se inspire e se deixe influenciar por pessoas incríveis que te incentivem a buscar ser uma pessoa melhor, mais inteligente, cuidar de si e encontre dicas de produtos que são verdadeiramente relevantes para o seu dia a dia. Da mesma forma que pode ser que esteja sendo influenciado a comprar coisas que não precisa, a acreditar que sua vida é ruim, enfim, a fazer coisas que não contribuem para a sua felicidade.
Com base nisso te pergunto: de quem é a responsabilidade pela influência que acontece contigo, sua ou de quem está te influenciando? É claro que quando uma pessoa decide compartilhar informações, de qualquer tipo, seja na vida real ou virtual, precisa ter responsabilidade. Porém, ela não tem como calcular o efeito de que cada fala ou ação poderá ter. Portanto, é você quem deve cuidar para se cercar apenas de boas influências e nunca terceirizar essa função, pois assim estará se colocando como uma mera vítima, alguém que não possui poder de escolha.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso “Mundo do Coaching”!

5 Dicas Para Escolher Quem Irá Te Influenciar

Por mais autêntico que você seja, é natural que as informações que consuma no seu dia a dia te influenciem de alguma maneira. E está em suas mãos decidir se isso virá para somar ou para te atrapalhar. As dicas a seguir irão te ajudar a separar o joio do trigo e, assim, fazer boas escolhas, confira!

1 – Selecione Bem os Seus Influenciadores

Já que a influência vai acontecer, que seja para o bem, não é mesmo? Nesse sentido, procure selecionar com cuidado as pessoas que irão te inspirar, ficando apenas com aquelas que ofereçam algo de positivo, que te incentivem a se amar, se desenvolver e ser feliz. Vale lembrar que aqui não se encaixam apenas perfis virtuais, mas também suas amizades e indivíduos que admira.
Agora, em se tratando especificamente das redes sociais, é importante evitar acompanhar pessoas que te influenciem a: consumir produtos que você não precisa; buscar atingir um status para mostrar que é superior; pensar que a sua vida não tem graça; que o seu corpo não é perfeito; que seus relacionamentos não são bons o bastante e assim por diante.

2 – Saiba Filtrar Apenas as Informações Que Agregam

Mesmo após fazer uma seleção de quem irá te influenciar, é fundamental que mantenha o seu filtro sempre ligado. Afinal, nem sempre tudo o que alguém fizer ou disser pode ser tomado como verdade por você, já que somos todos seres únicos, cada um com os seus valores e a sua essência. Portanto, mantenha sempre o seu senso crítico apurado, para que fique apenas com coisas que possam te ensinar uma lição e te influenciar de maneira positiva.

3 – Preserve a Sua Personalidade

PSC

Por mais que seja natural que um indivíduo influencie o outro, é necessário que cuide sempre da sua personalidade, pois ela é a sua essência, é o que te torna um ser único e especial. Desse modo, se inspire sim em pessoas que te passem uma imagem positiva e que te incentivem a se desenvolver e evoluir, mas adaptando as atitudes à sua realidade e ao seu jeito de ser. Assim, não se tornará cópia de ninguém e sim uma versão ainda melhor de si mesmo.

4 – Lembre-se Sempre dos Seus Valores

Uma parte de grande importância da sua essência são os seus valores, que representam tudo aquilo que você julga ser certo ou errado. Reconhecê-los e considerá-los irá permitir que sempre se lembre de quem você é, evitando, assim, se deixar influenciar por tudo aquilo que te afasta disso. O processo de autoconhecimento é extremamente poderoso e irá criar uma intensa conexão em seu interior, para que tome decisões de modo assertivo, sempre respeitando aquilo que acredita.

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

5 – Perceba Como Você Influencia Outras Pessoas Também

Além de se atentar ao modo com o qual outras pessoas te influenciam, é importante que considere a forma como você influencia os outros, pois isso também acontece. Para isso, pergunte a si mesmo se está passando adiante coisas positivas ou negativas, se é um crítico ou um incentivador. Esse questionamento irá te ajudar, também, a perceber a imagem que está passando de si mesmo adiante. Caso chegue a uma conclusão que não gostaria, acalme-se, pois está em suas mãos mudar e reconhecer isso já é dar um grande passo.
Lembre-se sempre que tudo aquilo que entra na sua mente influencia aquilo que sai dela, por isso, faça escolhas sábias, pois é a sua felicidade e desenvolvimento que estão em jogo.
 
Copyright:  1338120167 – https://www.shutterstock.com/pt/g/rawpixel