pendencias-emocionais

A Importância de Resolver Pendências Emocionais Para Viver o Agora

Por: José Roberto Marques | Blog | 13 de julho de 2019

Sabe aqueles dias em que você tem uma lista de tarefas a cumprir e acaba deixando algumas pendentes por se tratarem de coisas mais burocráticas? Mesmo que realize a maioria das atividades com sucesso, aquelas pendências ficam incomodando até que as resolva. Assim acontece também com certas questões emocionais, que ficam ali, sempre sendo lembradas pela mente, e é preciso resolvê-las de uma vez por todas para que possa, de fato, seguir em frente.

É essencial viver bem consigo mesmo! Coloque-se em foco!
Leia meu eBook “O Poder do Autoconhecimento”! É um presente!

O Que São as Pendências Emocionais?

Uma pendência emocional pode ser qualquer questão que ficou mal resolvida no passado, como uma situação de rejeição, uma perda, uma mágoa, uma decepção. Elas se tornam correntes que prendem a indivíduo a essas experiências e o impedem de viver plenamente o presente. Isso é bastante comum em casos de desilusão amorosa, por exemplo, em que uma experiência ruim faz com que a pessoa tenha problemas para confiar e amar novamente, por medo de que aquilo se repita e volte a sofrer.

Fazer as pazes com o passado é um passo essencial para que possa superar o que passou, identificar as lições que foram aprendidas e, então, seguir em frente, com o coração livre para viver novas experiências e evoluir. É claro que libertar-se das pendências emocionais é desafiador e leva tempo, porém, todo o esforço empregado nessa missão será recompensado ao começar a olhar para a sua vida de modo mais leve, sem medo e inseguranças.

Resolver uma pendência emocional é como realizar as tais tarefas que comentei no início do artigo, aquelas que eram sempre deixadas para depois por serem mais trabalhosas e burocráticas. Olhar para a lista de afazeres e poder riscar aqueles itens será libertador, pode acreditar. Essa é a única maneira para que o passado deixe de atrapalhar o seu presente.

7 Passos Para Resolver Pendências Emocionais e Fazer as Pazes Com o Passado

A fim de se autopreservar, a mente humana está condicionada a se apegar ao passado, como um mecanismo de defesa para que uma situação que gerou sofrimento não volte a acontecer. Assim, as pessoas, de um modo geral, tendem a se apegar às experiências dolorosas para se protegerem. Contudo, conforme o tempo passa, essa proteção se transforma em uma prisão, impedindo que se viva em plenitude.

Por essa razão, é preciso colocar luz sobre essas pendências emocionais para que seja possível solucioná-las e deixá-las onde devem ficar, no passado. Afinal, é para a frente que se olha e é no presente que as coisas acontecem. Confira, a seguir, sete passos que te ajudarão a superar o que passou e desfrutar da dádiva que é viver o agora.

1 – Aceite o Que Aconteceu

Tudo aquilo que nos negamos a pensar tende a se tornar ainda mais forte em nossas mentes. Se eu te disser para que não pense em uma bola azul, o que acha que irá acontecer? Certamente a bola azul será o primeiro pensamento que terá. Por isso, devemos evitar rejeitar alguma lembrança e sim olhar para ela, entender exatamente o que aconteceu e como aquilo nos afetou, porque é através da aceitação que se torna possível superar.

2 – Encontre o Lado Positivo da Experiência

Toda experiência tem algo de positivo a nos ensinar, até mesmo aquelas que não são boas, pois se revelam grandes fontes de aprendizado. Olhar para a experiência que gerou a sua pendência emocional, buscando esse lado bom, irá te ajudar a superá-la. Se foi um relacionamento amoroso que chegou ao fim, procure pensar no que isso te trouxe de lição. Além disso, pode ser que aquela pessoa tivesse planos diferentes dos seus e que foi melhor que cada um seguisse o seu caminho, então, considere todos esses pontos.

3 – Evite Se Martirizar Com Suposições Sobre Como Poderia Ter Agido

O famoso “e se eu tivesse…” é a forma mais inadequada e sem sentido de resolver uma pendência emocional, pois coloca sobre os seus ombros uma responsabilidade sobre algo que já foi, que não pode mais ser alterado. Prefira se concentrar no agora, que é o tempo em que pode agir e realmente transformar as coisas. Utilize esse poder para superar o que passou e desfrutar desse maravilhoso presente que é a vida.

4 – Desapegue da Expectativa de Receber um Pedido de Desculpas

Evite condicionar o fim de uma pendência emocional ao recebimento de desculpa de outra pessoa, afinal, você só tem controle sobre as suas ações e é nelas que deve se concentrar. Lembre-se que cada indivíduo tem um tempo e, talvez, o dessa pessoa ainda não tenha chegado e ela não tenha reconhecido o que fez. Por isso, evite alimentar qualquer tipo de expectativa e concentre-se em si.

5 – Perdoe Quem Tem Magoou

Por outro lado, você pode escolher perdoar essa pessoa e se libertar de toda a mágoa que está carregando. Lembrando que esse perdão não precisa envolver voltar a se relacionar com ela como se nada tivesse acontecido. Trata-se de algo totalmente íntimo, que irá acontecer dentro de você quando estiver preparado para transformar aquela dor em uma lembrança de algo que te aconteceu, mas que não te afeta mais.

É essencial viver bem consigo mesmo! Coloque-se em foco!
Leia meu eBook “O Poder do Autoconhecimento”! É um presente!

6 – Liberte-se de Crenças Limitantes Criadas Nesse Período

Quando uma pessoa passa por situações delicadas, que geram sofrimento, pode acontecer de ela criar crenças limitantes em sua mente, também como uma forma de proteção. Assim, cria-se a ideia de que não se pode confiar em ninguém, que não existem amizades verdadeiras e assim por diante. Identifique se possui alguma crença desse tipo e encontre sua razão de existir, então, liberte-se de tudo aquilo que puder te bloquear e te impedir de viver em plenitude.

7 – Decida Deixar o Passado Definitivamente Para Trás

Fazer as pazes com o seu passado requer que você conscientemente decida que está pronto para isso. É sobre perceber que está cansado de reviver essa experiência todos os dias. Por isso, decida que não vai deixar o passado determinar o seu futuro, decida e acredite que você merece melhor, assim, estará dando um grande passo rumo à sua libertação.

É importante dizer que existem determinadas experiências que podem ser mais delicadas, em que será necessário contar com ajuda profissional para lidar. Nesses casos, é essencial que busque esse apoio para que possa superar e começar a olhar para frente, desfrutando da maravilha que é viver.

Gostou do artigo? Aproveite e compartilhe com um amigo que esteja precisando se libertar definitivamente do passado.

 

Copyright: 1432128161 – https://www.shutterstock.com/pt/g/korrawin

Deixe seu Comentário: