Qual foi a última vez que você leu um livro, uma notícia em um portal online ou até mesmo um jornal? Se você não tem o hábito da leitura, saiba que está deixando de contar com uma ferramenta poderosa para te ajudar no seu desenvolvimento profissional e pessoal. Ler é uma atividade que instiga a nossa imaginação e nos dá mais repertório para enfrentar as mais diferentes situações. Continue acompanhando e saiba mais como ler mais pode te beneficiar em todas as áreas da vida.

7 Razões Que Fazem da Leitura uma Fantástica Ferramenta de Desenvolvimento Profissional e Pessoal

Antes de mais nada, preciso dizer que, para ser um leitor, não é preciso um longo tempo livre. As pessoas criaram um mito de que não têm tempo para ler, mas a verdade é que apenas cerca de 15 minutos por dia já é o suficiente para fazer o seu momento de leitura.

Vale lembrar que, se você não é tão fã de livros, pode optar por notícias, blogs, como o meu que está lendo agora, entre outros conteúdos. O que realmente importa é se conectar com uma história ou um tema por algum tempo. Talvez você esteja se perguntando: “afinal, por que isso é tão importante?”. Confira a resposta para esse questionamento a seguir.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente e na Essência!

1 – Desenvolvimento de Senso Crítico

A capacidade de análise de um assunto e um posterior posicionamento é o que se entende por senso crítico. Uma das melhores ferramentas para desenvolvê-lo é a leitura, pois ela te fornece uma base mais extensa de conhecimento, permitindo identificar os pontos críticos de cada temática. A análise que se faz dos fatos passa a ser mais racional e inteligente, evitando os prejulgamentos criados através de crenças limitantes.

O senso crítico apurado te ajudará a tomar melhores decisões em sua vida pessoal, porque te tornará mais consciente a respeito das intenções das outras pessoas. No âmbito profissional, permite observar as situações com mais imparcialidade, encontrando as respostas que beneficiam o todo.

2 – Vocabulário Mais Extenso

PSC

A prática da leitura funciona para o nosso cérebro da mesma maneira que a musculação funciona para os músculos. O contato com um universo mais significativo de palavras faz com que tenhamos mais ferramentas para formar frases e articular pensamentos. A leitura nos leva a formar imagens mentais daquilo que estamos lendo, expandindo, também, a nossa capacidade criativa.

Aquele que lê com constância consegue mais facilmente pensar, aplicar metáforas ao seu discurso, bem como encadear seus anseios numa sequência mais clara e lógica. O ato de comunicar melhor evita uma série de situações constrangedoras e delicadas, tanto no ambiente de trabalho como na vida pessoal.

3 – Melhora na Escrita

Como mencionei acima, a leitura aumenta o vocabulário e contribui para o exercício imaginativo. Uma das consequências é uma escrita mais apurada, não só no que diz respeito à escrita ortograficamente correta, mas também do ponto de vista estilístico, ou seja, criação de frases e textos com as ideias bem delineadas, que possam ser facilmente entendidos.

Ao escrever um e-mail para um colega de trabalho, por exemplo, é fundamental conseguir comunicar com efetividade o que se precisa, para que ele possa cumprir o que está sendo solicitado com eficácia. Na vida pessoal, a qualidade e clareza de escrita é uma grande aliada para evitar mal-entendidos a partir do envio de mensagens para a família e amigos.

4 – Discurso Mais Persuasivo

Quanto mais sabemos a respeito de um assunto, mais nos sentimos seguros em expressar nossas opiniões, tendo mais chances de convencer os demais. Ler abastece a sua bagagem de conhecimento, permitindo que, em determinadas situações, tome a palavra para si e faça com que os demais te escutem. Esse tipo de liderança, pelo conhecimento, é muito bem vista no ambiente profissional.

Em termos pessoais, estamos sempre negociando com as pessoas que nos cercam para que possamos encontrar um meio termo entre o que queremos e o que elas querem, chegando à famosa relação ganha-ganha. Nesse sentido, ter uma base para uma conversa mais persuasiva se mostra decisivo em algumas situações.

5 – Conhecimento de Outras Culturas

Uma das possibilidades que a leitura nos traz é conhecer com mais intimidade outras culturas sem precisar sair de casa. Tudo aquilo que lemos nos acrescenta algum conhecimento e, ao escolher histórias que se passam em outros tempos e/ou outros países, você passa a entender como funciona a lógica daquele espaço-tempo.

Com a compreensão de como as pessoas são diferentes em contextos distintos, é possível desenvolver a empatia e a capacidade de se colocar no lugar do outro, enxergando a partir do seu ponto de vista. Cultura é algo que não tem preço para quem quer se desenvolver profissionalmente, assim como para aquele que deseja se relacionar mais verdadeiramente com os indivíduos que o cercam.

6 – Autoconhecimento

Temos a presunçosa sensação de que conhecemos perfeitamente a nós mesmos, contudo, isso não é tão verdadeiro. Assim como o fundo dos oceanos, há muito em nós que ainda não foi devidamente observado e descoberto. Por isso falo tanto a respeito da importância do autoconhecimento, pois é através dele que podemos descobrir todo o potencial que possuímos e utilizá-lo a nosso favor.

Quando você mergulha numa leitura, se vê diante de cenários que talvez não se apresentem em sua vida, mas que te fazem pensar sobre como responderia a aquelas situações. A jornada que a leitura propõe, faz com que você tenha respostas para perguntas que ainda não foram feitas, mas que um dia podem surgir.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!

Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

7 – Momentos de Relaxamento

Enquanto você lê, toda a sua atenção fica focada no conteúdo que está em sua frente, o que torna a leitura uma atividade fantástica para fazer após um dia cheio de trabalho, durante intervalos ou mesmo antes de dormir. Quando quiser se desligar de pensamentos intrusivos, ansiosos e outros tipos de preocupação, experimente iniciar a leitura de algo que estimule a sua curiosidade e interesse. Em poucos minutos, nem se lembrará do que estava pensando.

A leitura é uma atividade extraordinária, pois expande nossas mentes e nos permite ter acesso a uma infinidade de benefícios, que se estendem tanto à vida pessoal quanto profissional. É, certamente, um hábito que vale muito a pena ter.

 

Copyright:  587404685- https://www.shutterstock.com/pt/g/uximetc+pavel