Com que frequência você para alguns minutos do seu dia para ler? Pode ser um livro, um jornal, um artigo. Saiba que a leitura diária é um hábito muito importante se você deseja ampliar os seus conhecimentos e melhorar as suas habilidades de fala e escrita. Afinal, enquanto lê, tem a oportunidade de se informar e saber o que está acontecendo no mundo, conhecer novas áreas, se atualizar, e, claro, ampliar o seu vocabulário para falar e escrever melhor.

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano!
Conheça mais sobre essa metodologia, acesse “Tudo Sobre Coaching”!

Conheça os Benefícios da Leitura Diária

Muito se fala a respeito da importância da leitura e isso não é à toa, pois esse hábito realmente pode trazer muito benefícios, que abrangem tanto a saúde mental quanto o desenvolvimento pessoal e profissional. Veja, a seguir, quais são eles.

Estimulação Mental: assim como os músculos, que se fortalecem através dos exercícios, o cérebro se torna mais potente quando recebe estímulos regularmente, como a leitura, por exemplo. Ao adotar esse hábito ao longo da vida, conseguirá até mesmo evitar apresentar doenças como o Alzheimer e a demência.

Redução do Estresse: quando você pegar um livro e iniciar sua leitura, logo irá se desligar de todas as outras coisas, incluindo as preocupações, o que é ótimo para reduzir o estresse e relaxar. É por essa razão que dizem que quem lê viaja sem sair do lugar, porque as páginas de uma boa história são capazes de nos transportar para lugares inimagináveis.

Conhecimento: tudo aquilo que lê se transforma em conhecimento dentro da sua mente. Como nem sempre há como prever quando irá precisar de determinado tipo de informação, é interessante ir formando uma bagagem que te dará segurança para se sair bem em qualquer situação.

Aumento do Vocabulário: a nossa língua é riquíssima e permite que nos comuniquemos de diversas maneiras. Aprender novas palavras e seus significados é uma forma de ampliar nossas habilidades comunicativas, para que seja possível se expressar com maior clareza de acordo com o ambiente e os interlocutores.

PSC

Melhora da Memória: ao ler um livro, é preciso guardar os nomes dos personagens, suas características e as histórias de cada um, o que é um exercício fantástico para estimular a memória. Além disso, toda nova memória que é criada gera novas sinapses e fortalece as já existentes, o que ajuda tanto na recordação das lembranças de curto prazo quanto na estabilização do humor.

Fortalecimento do Pensamento Crítico: ao mesmo tempo em que lemos algo, vamos raciocinando a respeito e formando nossas opiniões. No caso de livros de mistério, por exemplo, isso é ainda mais forte, pois há o desejo de desvendar o que está por trás da história antes que ela chegue ao fim. Com isso, o pensamento analítico é fortalecido, o que é ótimo para tomar decisões e formar opiniões.

Melhora na Concentração: assim como manter a atenção em um livro é bom para reduzir o estresse, isso também é ótimo para melhorar as habilidades de concentração. Quanto mais você conseguir se concentrar, mais produtivo será em qualquer atividade que fizer, pois as distrações não terão mais o poder de te desconcentrar.

Melhora na Escrita: assim como é importante expandir o seu vocabulário para falar melhor, o mesmo se aplica à escrita, que é algo tão importante quanto. Afinal, mesmo que não seja um escritor, provavelmente precisará em algum momento enviar um e-mail, escrever um bilhete e erros gramaticais não costumam ser bem vistos, principalmente no ambiente de trabalho, além de comprometerem o entendimento da mensagem.

Autoconhecimento: dependendo do tipo de livro que escolher, se for algo voltado para o desenvolvimento pessoal, por exemplo, terá a oportunidade de fazer um paralelo entre o conteúdo e você mesmo, o que permitirá que se conheça mais e possa utilizar as ferramentas que possui da melhor maneira possível.

Entretenimento de Fácil Acesso: embora grande parte dos livros precisem ser comprados, a verdade é que a internet democratizou muito a cultura. É possível encontrar grandes obras que se tornaram públicas e que podem ser baixadas gratuitamente. E a acessibilidade em relação à leitura também se refere ao fato de que é possível ler em qualquer lugar, sem a necessidade de nenhum outro acessório.

A felicidade é imprescindível para um bom desempenho
pessoal e profissional!Clique aqui, faça nosso “TESTE”
e descubra como anda sua felicidade!

5 Dicas Para Adotar o Hábito da Leitura Diária

Depois de conferir os principais benefícios da leitura diária, confira dicas para adotar esse hábito e se tornar um leitor voraz e com sede de conhecimento.

1 – Defina um Horário: para que uma atividade se transforme em um hábito, é preciso que ela se encaixe em sua rotina. Nesse caso, é importante que defina um horário em que possa deixar tudo de lado e se concentrar apenas na leitura.

2 – Tenha Sempre um Livro Disponível: além do horário definido, você pode aproveitar para ler em momentos livres no decorrer do dia, como um intervalo no trabalho, uma fila no banco, antes de uma consulta médica. Quanto mais a leitura fizer parte da sua rotina, mais forte esse hábito irá se tornar.

3 – Faça uma Lista de Livros Que Deseja Ler: você costuma criar listas dos filmes que deseja assistir? Que tal fazer o mesmo com livros? Assim, conseguirá se organizar tanto para adquirir os títulos quanto para definir quais irá ler primeiro, então, estará criando interesse pelas obras e fazendo com que se torne uma atividade cada vez mais prazerosa.

4 – Faça Com Que Seja um Momento Prazeroso: por falar em prazer, uma maneira bastante interessante de tornar o seu momento de leitura ainda mais agradável é associando-o a coisas que goste, como, por exemplo, ler saboreando um delicioso chá após chegar cansado do trabalho. Esse ritual fará com que associe o hábito de ler ao seu bem-estar e nunca abra mão dele.

5 – Visite Livrarias: um dos destinos preferidos dos leitores, as livrarias ajudam a fortalecer essa paixão. Inclusive, muitos estabelecimentos contam com cafés e espaço para leitura, o que pode ser ótimo para fortalecer esse laço entre você e os livros.

Ler é um hábito poderoso que nos leva a ampliar o nosso conhecimento e nos tornarmos seres pensantes, capazes de tomar decisões de modo mais assertivo. Adote o hábito da leitura diária e veja o quanto a sua forma de enxergar o mundo irá se transformar.

 

Copyright: 397255312 – https://www.shutterstock.com/pt/g/vadmary