know-how

A importância do know how para o sucesso de um negócio

Por: José Roberto Marques | Blog | 28 de julho de 2020

O know how (saber como, em tradução para o português) tem ajudado muitos empresários a alcançar o sucesso pleno no mercado. Em muitos casos, essa experiência e jogo de cintura diante de situações complexas se mostra mais eficaz do que um conjunto sólido de conhecimentos teóricos e formação acadêmica.

Quando se tem uma combinação de um amplo horizonte de conhecimentos com know how, é ainda mais fácil ser bem-sucedido. Continue lendo para entender qual é a importância desse senso de saber como fazer as coisas para se destacar como empreendedor.

Afinal, o que é know how?

A tradução dessa expressão em inglês é “saber como”, no entanto, esse conceito é bem mais abrangente, referindo-se a um conhecimento específico obtido através da prática e de experiências pessoais. Os erros e acertos cometidos ao longo do caminho corroboram para fazer de um empreendedor mais preparado para enfrentar as turbulências que o esperam em sua jornada no mercado.

Ressalto que não existe uma única aplicação ou definição de know how, ou seja, esse conceito pode se referir a conhecimentos em áreas distintas para o fortalecimento de um empreendimento. O know how pode significar ter conhecimentos a respeito do mercado específico em que se pretende inserir, de métodos diferenciados de produção, melhores técnicas e procedimentos, entre outros.

Um gestor com know how se destaca dos demais porque apresenta pleno domínio do mercado em que está inserido, encontrando melhores oportunidades. Com o conhecimento específico que esse indivíduo possui, se torna possível encontrar soluções mais satisfatórias para eventuais dificuldades. O conhecimento obtido por meio de vivências tem grande valor, uma vez que nem sempre a teoria é compatível com a prática, no entanto, não se deve desconsiderar a relevância do conhecimento obtido através de uma formação acadêmica.

Por que know how é tão importante para o sucesso empresarial?

Provavelmente, você conhece pelo menos uma história de sucesso em que o gestor do empreendimento se orgulha de dizer o quanto experiências anteriores contribuíram para a sua ascensão atual. Passar por experiências que não trouxeram o sucesso esperado contribui para saber o que não fazer no mercado, ou seja, quais os erros a serem evitados e quais os acertos que podem ser acelerados.

Além de experiências próprias, não se pode ignorar o ambiente em que as pessoas crescem e se desenvolvem. Alguém que cresceu assistindo o pai ou a mãe atuando como contador, por exemplo, com certeza terá uma expertise maior em relação à gestão financeira e cuidado com questões tributárias. Da mesma forma que alguém que cresceu acompanhando o desempenho de um familiar de sucesso na área do marketing terá mais facilidades nas ações comunicativas.

Em conjunto com as ferramentas de conhecimento obtidas ao longo da trajetória pessoal, é necessário que o indivíduo possua inclinação para ser um gestor de empresa. Todo mundo conta com uma expertise única para projetar seu ambiente empresarial, o que muda é a maneira como cada indivíduo usa as ferramentas que possui. Você já pensou que uma experiência sua pode torná-lo mais capacitado do que um concorrente do seu segmento?

Você é feliz?

Como o know how pode ser um diferencial para seu negócio?

Uma empresa cuja gestão é feita por um empresário com know how tem mais chances de ser bem-sucedida em comparação com concorrentes que têm as mesmas condições financeiras, mas não contam com essa experiência. O gestor terá uma visão estratégica mais longilínea e focada em obter resultados mais consistentes.

Mais do que ter conhecimento prático de como direcionar a gestão da empresa, o empresário terá mais maleabilidade para se adaptar a cenários variados independente das dificuldades que apresentem. Inclusive, essa capacidade de se moldar de acordo com aquilo que o mercado oferece corrobora para desenvolver soluções mais criativas para contornar problemas extremamente complexos para seus concorrentes.

5 Dicas para melhorar seu know how

Se você chegou a essa parte do artigo preocupado porque acredita não ter um bom know how, pode ficar tranquilo, pois darei 5 dicas para melhorar essa capacidade.

1 – Amplie seu networking

Os contatos são muito importantes para viabilizar projetos através do conhecimento de potenciais investidores e parceiros, no entanto, mais do que isso, podem também ser uma fonte inesgotável de troca de experiências.

O gestor de um negócio deve ter por hábito conversar com outros gestores e profissionais de destaque de áreas específicas, como finanças e marketing, por exemplo. Conversas podem te ajudar a ampliar seu arcabouço de conhecimentos.

2 – Atualize os conhecimentos da sua área

Ler, assistir documentários, vídeos, entre outros conteúdos focados em entender as movimentações do mercado, é crucial para se manter preparado para os novos desafios. O gestor que se mantém fechado em sua rotina de gestão acaba se tornando um profissional obsoleto. Para desenvolver know how é importante olhar para além do seu quintal.

3 – Estabeleça metas e objetivos para a empresa

O desejo de impulsionar o crescimento da sua companhia no mercado com certeza ajudará a evitar que você permaneça estagnado. Estabeleça metas e objetivos que te façam ampliar seu trabalho para fora dos muros da sua organização. O know how somente é obtido e aprimorado quando se tem experiências variadas para desfrutar.

4 – Saiba escolher bons cursos de capacitação

Fazer cursos de capacitação ao longo de sua jornada como empresário é imprescindível, no entanto, você deve evitar optar por cursos que tenham contornos de senso comum, ou seja, que não irão acrescentar nada novo para sua maneira de conduzir a empresa.

Faça uma investigação a respeito dos cursos que pretende fazer para entender até onde eles podem ser positivos para fortalecer sua metodologia de trabalho. Informe-se com pessoas que já fizeram os cursos para ter certeza de que são relevantes para sua atuação no mercado.

5 – Busque ser alguém diferente

O desejo de ser um gestor com um diferencial próprio contribuirá para que se dedique a elaborar e colocar em prática um plano consistente, buscando desenvolver seu know how. Quanto mais quiser ser diferenciado, mais deve olhar para as potencialidades a desenvolver.

Agora que você conhece a importância do know how para o desenvolvimento de um empreendimento, pode se dedicar a desenvolver sua base de experiências! 

 

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: