Se você participou de um processo seletivo recentemente, muito provavelmente se deparou com alguma etapa chamada “teste de perfil comportamental”, ou algo semelhante. Trata-se de um tipo de teste que avalia não as habilidades profissionais do indivíduo, mas sim os traços predominantes do seu comportamento e da sua personalidade.

Esses testes podem ser aplicados por profissionais de recursos humanos, coaches, psicólogos, entre outros especialistas em desenvolvimento humano. Eles são fundamentais em processos terapêuticos, em sessões de coaching, além dos próprios processos seletivos empresariais.

Neste artigo, você vai compreender o que é um teste de perfil comportamental, quais são os mais conhecidos e por que eles são tão importantes. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

O que é um teste de perfil comportamental e quais são os mais conhecidos?

Fazer um mapeamento completo, por meio de uma avaliação do perfil comportamental, permite conhecer habilidades e capacidades, bem como pontos fortes e as maneiras de potencializá-los em favor do sucesso profissional e pessoal de uma pessoa. Esse é o propósito de um teste de perfil comportamental, cujas perguntas permitem conhecer os traços dominantes da personalidade de uma pessoa e como ela se posiciona em diferentes situações.

Há diferentes testes de perfil comportamental e personalidade, como o DISC, o eneagrama, o MBTI, entre outros. Aqui no IBC, contamos com o Coaching Assessment, que se destaca pelo seu alto índice de eficácia e precisão.

Por meio de um simples e poderoso questionário, essa ferramenta exclusiva do Instituto Brasileiro de Coaching traz um relatório comportamental amplo sobre os perfis predominantes da pessoa avaliada.

Por que esses testes são importantes na vida pessoal e na vida profissional?

PSC

Nos testes de perfil comportamental, são avaliados itens, como: diferenciais, talentos, capacidade de tomar decisões, estilos de liderança, níveis de autoestima, graus estresse, formas de reação à pressão, e por aí vai. Com isso, os profissionais certos são direcionados aos departamentos em que as suas competências podem ser mais bem aproveitadas nas organizações.

É por isso que essas ferramentas tornaram-se etapas específicas dos processos seletivos, uma vez que identificam a compatibilidade de perfil entre um candidato e a cultura da organização e também com a dinâmica do departamento e da vaga em questão.

Em âmbito pessoal, o teste de perfil comportamental também é muito importante. Isso ocorre porque a ferramenta auxilia o indivíduo a avaliar o seu estado atual e tomar decisões para alcançar as mudanças e melhorias que deseja na sua vida.

Em questões familiares, nos relacionamentos afetivos e interpessoais, esse mapeamento favorece o reconhecimento de habilidades, pontos fortes, atitudes nocivas e crenças limitantes, permitindo que o indivíduo progrida continuamente. Por isso, esse tipo de teste também pode ser aplicado nas sessões de coaching ou de psicoterapia.

Quais são as aplicações mais frequentes dos testes de perfil comportamental?

Agora que você já compreende o que é um teste de perfil comportamental e qual é a sua importância, confira as situações práticas em que ele pode ser útil.

1. Recrutamento e seleção

Os testes são utilizados pelas empresas para selecionar e recrutar candidatos, avaliando se as suas competências e conhecimentos são compatíveis com a vaga oferecida e os valores da empresa. Não adianta que o candidato apresente diversos diferenciais técnicos da vida profissional, se os seus valores e as suas atitudes não forem compatíveis com o que a empresa e o departamento em questão esperam dele.

2. Realocação profissional

Para avaliar se um profissional está realmente apto a assumir novas funções, em outro setor da empresa, diferente do qual foi contratado, o teste de perfil comportamental pode ser útil. Será que um funcionário do departamento comercial poderia se dar bem em marketing? Será que um analista sênior poderia ser promovido a um cargo de liderança, como coordenador de departamento? Esse tipo de pergunta pode ser respondido com os testes.

3. Recolocação no mercado de trabalho

De acordo com o ambiente e as suas exigências, o perfil dos profissionais pode mudar entre diferentes funções ou empresas ao longo do tempo. Por isso, os testes servem para direcionar melhor a procura por um novo trabalho para quem estiver desempregado. Um professor, por exemplo, que ficou anos sem dar aulas e planeja o retorno ao ofício precisa analisar se o seu perfil necessita de alguma atualização às práticas de sala de aula, daí a importância desse tipo de teste.

4. Mudança de carreira

Quer mudar de profissão, mas ainda tem dúvidas de como e quando vai fazer isso? Um teste ajuda a avaliar o seu nível de preparação e motivação antes de fazer a mudança, apontando quais quesitos ainda precisam ser mais bem avaliados antes de tomar a decisão final. Esse teste aponta, dentro do seu perfil comportamental, quais seriam as outras ocupações em que você teria, em tese, um bom potencial para exercê-las.

5. Promoção

Antes de um colaborador ser promovido, é importante avaliar a sua motivação e o seu nível de satisfação, estresse e comprometimento com o trabalho. Isso ajuda a organização a prepará-lo para a promoção e a estar pleno para assumir novos desafios. Toda promoção representa uma mudança na dinâmica de trabalho, mesmo que simples, o que exige um acompanhamento do perfil do colaborador.

6. Orientação vocacional

Não sabe qual carreira seguir? Os testes vocacionais, com base nos gostos e preferências do candidato, apresentam as profissões mais condizentes com o seu perfil, o que favorece a escolha precisa sobre qual curso fazer. Esses testes levam em consideração as habilidades técnicas, mas também o perfil comportamental das pessoas.

As 6 funcionalidades acima expressam a importância de um teste de perfil comportamental. Além dessas funções profissionais, eles também podem ser úteis em terapias e sessões de coaching voltadas à vida pessoal, conforme citamos acima. Quer saber mais sobre testes de perfil? Então, conheça a Formação de Consultor em Análise Comportamental e torne-se um verdadeiro especialista no comportamento humano!

E você, ser de luz, já realizou algum teste de perfil comportamental? O que achou da experiência? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!