ombro-amigo-importancia

A Importância de um Ombro Amigo

Por: José Roberto Marques | Blog | 16 de junho de 2018

Em uma escala de 0 a 10, qual é a importância que os seus amigos têm em sua vida? Saiba que esses indivíduos especiais podem ser muito mais do que apenas companhias de lazer e contribuírem de forma significativa para o seu bem-estar, equilíbrio emocional e, até mesmo, sua longevidade. Ter um ombro amigo para contar em momentos delicados e, também, para comemorar os seus sucessos contigo é fantástico! Continue acompanhando a saiba mais a respeito da importância da amizade na vida de uma pessoa.

Ter um Ombro Amigo Faz Bem Para a Saúde

Corpo e mente estão completamente conectados, o que faz com que ter uma mente sã seja essencial para ter um corpo são. E é exatamente aí que entra a importância da amizade, pois é notável a contribuição dos amigos para o bem-estar de um indivíduo. Através desse contato é possível encontrar apoio para superar desafios, se distrair e relaxar a mente, desabafar sobre o que está sentindo, dividir experiências, enfim, compartilhar a vida.

Quando se tem um ombro amigo, uma pessoa se sente muito mais motivada a se abrir, evitando, assim, guardar sentimentos ruins. Através dessa atitude, pode ser encorajado a buscar ajuda especializada quando que for necessário, a ir em busca da realização de seus sonhos e se desenvolver nos mais diversos aspectos. Um bom amigo pode ser, também, um incentivador e conselheiro, uma inspiração para que você se torne a melhor versão de si mesmo.

10 Motivos Para Ter um Ombro Amigo

Confira dez motivos para ter um ombro amigo e, se já tiver, valorizar ainda mais essas pessoas especiais e que são peças fundamentais para a sua felicidade e bem-estar.

1 – Apoio Incondicional

Um verdadeiro amigo estará ao seu lado em todos os momentos, sejam eles bons ou ruins. Aquela citação dita em cerimônias de casamento, que afirma que os noivos deverão se manter unidos na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença, na riqueza ou na pobreza, também se aplica às amizades sinceras. Ter uma pessoa com quem compartilhar as suas dores e os seus sucessos é fantástico!

2 – Ajuda Para Resolver Problemas

A ajuda desses seres de luz envolve desde questões práticas, como encaixotar as suas coisas para uma mudança, cuidar do seu animal de estimação enquanto você viaja ou te dar uma carona, quanto emocionais, como te dar conselhos e te colocar para cima quando está triste. Perto do amor e da dedicação de um amigo os problemas parecem diminuir, pois você se sente muito mais forte e pronto para superar os desafios.

3 – Aceita Você Como é

Perto de um amigo verdadeiro você pode ser quem é, sem medo de ser julgado ou rejeitado. Isso porque a amizade é um encontro de almas, o que faz com que as aparências deixem de ter qualquer peso. Afinal, o que uniu vocês foi realmente a essência, o que inclui as qualidades, os pontos de melhoria, as falhas e os acertos, pois é isso que torna cada indivíduo especial.

Você é feliz?

4 – Dá Feedbacks Sinceros

Amizade rima com sinceridade, porque um amigo é aquele que sempre dá a sua opinião honesta a respeito do comportamento do outro. Portanto, ouvi-lo pode ser um ótimo termômetro para saber se está tendo atitudes ruins em relação a algo específico. Valorize sempre esses feedbacks, pois a intenção por trás deles é te incentivar a se tornar cada vez melhor.

5 – Oferece uma Perspectiva Diferente

Cada indivíduo percebe o mundo de acordo com a sua criação, valores e experiências. Assim, algo que você considera ruim pode ser visto de forma mais leve e positiva por outra pessoa. Por esse motivo, as amizades oferecem a possibilidade de se enxergar as coisas sob uma nova perspectiva, para que amplie a sua visão e forme opiniões de maneira mais sensata.

6 – Alguém Para Compartilhar Segredos

Com um amigo você pode compartilhar qualquer coisa sobre sua vida. Pode falar sobre os seus problemas pessoais, familiares, de relacionamento ou qualquer outra coisa que queira dividir com alguém, mas que precise manter segredo. Essa confiança é positiva, pois permite que se abra sem comprometer a si ou as outras pessoas envolvidas, porque sabe que tudo será mantido sob o mais absoluto sigilo.

7 – Ajuda Você a Se Conhecer Melhor

Ao compartilhar experiências com o seu ombro amigo e ouvir a opinião dele sobre as suas atitudes terá a oportunidade de se conhecer cada vez mais. Isso é maravilhoso porque através do autoconhecimento é possível tomar melhores decisões, assumir o controle sobre as próprias emoções, se desenvolver, evitar conflitos e, consequentemente, ser mais feliz.

8 – Companhia Para Todos os Momentos

Um bom amigo irá te fazer companhia tanto em uma festa quanto no hospital. É incrível saber que existe alguém no mundo que estará ao seu lado sempre, independente da ocasião, te dando apoio, fazendo você rir e, assim, te ajudando a encarar com leveza mesmo os momentos mais delicados. Lembre-se de retribuir e fazer o mesmo por essa pessoa tão especial.

9 – Te Ouve Com Atenção

Existem momentos da vida em que tudo o que precisamos é de alguém para nos ouvir e nos dedicar a sua total atenção, sem fazer interrupções, ficar olhando para o relógio ou respondendo mensagens no celular. Um amigo faz isso com prazer, deixando todas as outras coisas de lado para te escutar na essência e mostrar que te entende e te apoia, independente do que aconteça.

10 – Te Proporciona Momentos de Alegria

Por fim, o último dos dez motivos para se ter um ombro amigo é o fato de poder desfrutar de momentos leves ao lado dele, rindo e se divertindo, sem pensar nos problemas. Afinal, já precisamos ter seriedade em tantas áreas da vida, não é mesmo? Dessa forma, a amizade funciona como um bálsamo, aliviando as tensões e nos tornando mais fortes.

Você já havia parado para pensar no quanto ter um ombro amigo é importante? Aproveite para dizer isso aos seus companheiros, mostrando o quanto são especiais. Além disso, deixe o seu comentário contando qual é o papel da amizade em sua vida, pois quero muito saber.

Copyright: 1016433400 – https://www.shutterstock.com/pt/g/realstock

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: