Empresários, líderes e gestores estão em constante busca por ações para manterem seus profissionais motivados, incentivando-os a darem o melhor de si. Benefícios, planos de carreira, participação nos lucros e comissionamento por resultados são algumas das estratégias utilizadas pelas corporações.

Porém, o que vem mudando há algum tempo, é que os investimentos em Treinamento e Desenvolvimento – T&D, cursos, formações, workshops – vêm aumentando consideravelmente. O cenário é de atração, desenvolvimento e retenção de talentos.

Objetivos de uma palestra motivacional

Os aspectos comportamentais, o alinhamento de expectativas profissionais e pessoais com os da organização, o desenvolvimento de habilidades, o aprimoramento de competências e a descoberta de novas capacidades passou a ser a principal preocupação dos gestores, e como tal, são os objetivos fundamentais de uma palestra motivacional.

Potencializando as palestras com coaching

Nesse sentido, as palestras motivacionais, baseadas na filosofia do Coaching, oferecem aos participantes conhecimentos, técnicas e ferramentas que proporcionarão a autorreflexão, o autoconhecimento, iniciando um processo de evolução contínua de desenvolvimento para o alcance de objetivos.

Por isso, a importância das palestras motivacionais e sua continuidade como incentivo aos profissionais e equipes de uma organização. O Coaching oferece muitos benefícios, trabalha diretamente em aspectos comportamentais para que os profissionais fiquem cada vez mais motivados, engajados, entregando sempre mais e melhor.

O evento deve ser realizado em momentos específicos da jornada da empresa e ministrada por um palestrante comprometido com os resultados da organização. No entanto, as empresas não devem esperar que somente a palestra motivacional promova as mudanças comportamentais e estruturais desejadas. Motivar os funcionários não é um processo que se resume apenas à palavras.

PSC

Melhorias na estrutura da empresa também devem fazer parte desse resultado. Mesmo que o expediente seja marcado por cobranças, os colaboradores precisam identificar sentido entre o conteúdo e aquilo que é praticado em seu dia a dia de trabalho. Nas empresas que têm uma política de desenvolvimento humano, remuneração compatível e respeito, por exemplo, a palestra motivacional tende a agregar e oferecer resultados duradouros a todos os envolvidos. Do contrário, mesmo que o palestrante saiba cativar a sua plateia, os efeitos serão paliativos.

Procure montar um cronograma de palestras mensais em sua organização, para que assim você comece, de imediato a sentir os efeitos e as mudanças positivas vindas deste tipo de evento empresarial.

Benefícios para a empresa/organização

Além disso, serão ampliadas diversas habilidades e competências comuns a todos, como comunicação, inteligência e controle emocional, visão sistêmica, comprometimento, foco, determinação, trabalho em equipe, planejamento estratégico, gestão de tempo, entre outros.

Investir em Capital Humano, verdadeiramente, é ter retorno garantido. As palestras motivacionais auxiliarão muito, tanto no que tange desenvolvimento humano, quanto produtividade e, consequentemente, lucratividade.

A palestra motivacional também é conhecida como “energizadora” e como tal, objetiva mexer com as emoções dos colaboradores e tirá-los de sua zona de conforto. Eles saem do evento com uma visão sobre a empresa completamente transformada, o que viabiliza as melhorias necessárias.

É sobre estes benefícios que vamos falar a seguir, confira:

Maior engajamento das equipes

Ao passarem pela experiência de uma palestra motivacional, principalmente se esta for bem realizada, o colaborador sente que faz parte de algo maior e passa a se comprometer com os resultados organizacionais. Este engajamento, é tudo o que as empresas precisam, pois é por meio do capital humano que é possível alcançar os objetivos e o sucesso no mercado.

Melhora o clima organizacional

Para que um bom trabalho seja realizado é necessário que haja um ambiente harmônico dentro da empresa, um clima colaborativo, em que todos procurem se ajudar e se respeitem também mutuamente. Com palestras motivacionais, este objetivo é alcançado de maneira assertiva, visto que as pessoas passam a entender que não é possível desenvolver a empresa e a se desenvolver individualmente, ou seja, sem contar com a contribuição das pessoas ao redor.

Mais clareza sobre metas e objetivos organizacionais

É importante sabermos o que a empresa para a qual prestamos serviços espera de nós e também o que ela tem a nos oferecer para que possamos crescer e nos desenvolver profissionalmente. Por meio deste tipo de palestra, a empresa consegue deixar claro a seus colaboradores quais são as metas e objetivos que ela deseja alcançar em curto, médio e longo prazos. Assim, é possível extrair o melhor dos funcionários, pois eles saberão qual caminho precisam percorrer para ajudar os negócios a crescerem.

Desperta o potencial infinito do colaborador

Realizar palestras motivacionais com frequência também é importante para também despertar nos colaboradores o seu potencial infinito. Quero dizer com isso que este tipo de evento, faz com que a pessoa saia transformada e entenda que, para alcançar os resultados que almeja para a sua própria carreira e também para a sua vida pessoal, depende mais dela mesma do que de situações externas.

Assim, a partir do momento que há este entendimento por parte do funcionário, as chances de que ele passe a trabalhar com afinco, não só para contribuir com o crescimento da empresa, mas para ajudar a si próprio a crescer, aumentam significativamente.

Como promover uma palestra motivacional?

A palestra motivacional é um instrumento de capacitação. Considerá-la dessa forma fará grande diferença ao aplicá-la em sua empresa. Todos os detalhes da apresentação devem ser orientados aos objetivos da organização. O conteúdo deve ser capaz de incentivar a audiência a mudar, realizar, cumprir e agir. Já o palestrante precisa ser alegre, bem-humorado, descontraído para promover uma boa interação com os colaboradores. Esses artifícios o ajudarão a tocar as pessoas para que elas mesmas se deem conta daquilo que muitas vezes estava adormecido. Quando os profissionais finalizam a apresentação, deixam um legado de conhecimento.

A empresa deve identificar o problema interno, como desmotivação, falhas na comunicação, desorganização e etc., para que a apresentação seja voltada à melhoria dessa situação. Com o objetivo bem definido, o palestrante saberá exatamente como trabalhar. Você pode promover uma palestra com todos os seus colaboradores ou somente com o pessoal do RH que, em seguida, serão os responsáveis por repassar o que aprenderam dentro da empresa.

Tipos de palestras motivacionais

Engraçadas

As palestras motivacionais engraçadas geralmente incluem comentários espontâneos, truques de mágica, piadas, conversas informais, personagens e histórias irreverentes. O objetivo desse tipo de palestra é o de motivar os participantes a rirem e se descontraírem e assim, criar relação de proximidade entre todos os envolvidos. O riso é um ótimo motivador, pois libera endorfina, além de proporcionar relaxamento, bem-estar, equilíbrio físico e mental e motivação. Isso gera motivação e produtividade quanto ao trabalho que os colaboradores exercem na empresa, consequentemente, as metas são alcançadas mais facilmente.

Temáticas

O principal objetivo desse tipo de palestra é o de despertar o interesse do público acerca de determinado assunto, para que assim, a habilidade de cada participante possa ser desenvolvida e potencializada, ocasionando em mudanças positivas em suas carreiras, além de ampliar a visão de cada um, aproximar as equipes e promover consciência ética. Alguns exemplos de temas são: liderança, relacionamentos, finanças, sustentabilidade, estresse, etc. O tema deve estar de acordo com a linguagem utilizada na empresa e a necessidade que a mesma deseja suprir.

Exemplo de palestra motivacional

Conheça a seguir, um exemplo de palestra motivacional. O tema refere-se ao poder da felicidade dentro das empresas e como ela pode mudar os seus resultados.

As organizações que investem nas pessoas, desenvolvendo potenciais, talentos, atendendo expectativas pessoais e profissionais, colhem resultados extraordinários.

Copyright:Google – https://prolifedh.com.br