Se avaliar é uma forma bastante interessante de medir o próprio desempenho, tanto em relação à vida pessoal quanto a carreira, para identificar pontos em que pode melhorar e trilhar um caminho de crescimento contínuo. Contudo, muitas pessoas confundem a autoavaliação com o excesso de autocobrança, um tipo de atitude que pode ter o efeito contrário e comprometer o desenvolvimento.

Quer saber como se avaliar da forma certa, sem se comparar com os outros e se colocar para baixo? Continue lendo e descubra.

Quer ajuda para se livrar dos pensamentos tóxicos?
Clique aqui e acesse meu desafio “Detox da Mente”!

Por que a autoavaliação é importante?

Dentro de uma empresa, é comum que os líderes avaliem seus subordinados, de modo a verificar se estão produzindo e se desenvolvendo de acordo com o esperado. Na vida pessoal não temos isso, além do mais, não se deve esperar que outras pessoas apontem o que precisamos melhorar, devemos fazer isso por nós mesmos, nos autoavaliando.

A autoavaliação nada mais é do que uma consequência do autoconhecimento, de se observar e se questionar. Assim, torna-se possível verificar os aspectos que estão indo bem, o que é ótimo para usá-los de forma estratégica, e aqueles que precisam de ajustes. Isso vale para o desempenho profissional e também se aplica ao comportamento, à saúde, ao relacionamento com os outros e consigo mesmo.

Quanto mais eficaz for a sua autoavaliação, mais irá se conhecer e, assim, poderá se potencializar para alcançar seus objetivos. Veja, a seguir, os principais benefícios.

  • Deixa você seguro e confiante em relação às suas capacidades, ajudando a eliminar o medo e a insegurança.
  • Possibilita que faça correções em atitudes que estejam comprometendo seu desempenho.
  • Ajuda a fazer escolhas mais assertivas, pois sabe exatamente quem é, quais são suas qualidades, no que é bom e assim por diante.
  • Permite que se planeje para adquirir as habilidades que constatou que precisa ao se avaliar.
  • Faz com que se mostre mais aberto ao feedback de terceiros, pois adquire consciência de que essa avaliação é fundamental para o crescimento.
  • Faz você aprender a se avaliar em vez de se julgar e se sentir inferior ao se comparar com os outros.

7 Dicas para fazer uma autoavaliação positiva e que estimule seu desenvolvimento

PSC

Agora que já sabe o quanto é importante se avaliar e conheceu os benefícios dessa prática, confira dicas de como fazer uma autoavaliação que seja verdadeiramente positiva e te estimule a se desenvolver pessoal e profissionalmente.

1 – Se questione

O primeiro passo para fazer a autoavaliação é se questionar sobre o seu desempenho na área que deseja. Se for a carreira, se pergunte como classifica sua atuação, considerando o cenário geral e, também, situações pontuais.

Aja como se estivesse realizando uma avaliação com outra pessoa, que aspectos consideraria? Lembre-se de ser tão gentil consigo quanto seria com essa outra pessoa avaliada, afinal, a intenção é realmente verificar seus níveis de produtividade e empenho, não se julgar.

2 – Registre a autoavaliação

Apenas pensar nos pontos a serem avaliados pode fazer com que muitas informações valiosas se percam. Então, em vez de confiar na sua memória, registre os tópicos, além de garantir que os dados estarão seguros, poder vê-los reunidos te dará mais clareza para se planejar e aperfeiçoar os pontos que forem necessários. Encontre uma forma de registrar sua avaliação que fique prática para acompanhar os avanços, fazer alterações e o que mais julgar necessário.

3 – Defina metas

O grande objetivo da autoavaliação é se conhecer e identificar pontos em que está indo bem e outros em que pode melhorar. Para isso, é preciso definir metas, pois são elas que darão direcionamento para que a transformação aconteça.

Essas metas precisam ser realistas, contarem com as estratégias que serão utilizadas e um prazo para serem alcançadas. Além de tornarem o plano mais organizado e com maiores chances de sucesso, isso ajudará a manter você motivado ao concluir cada etapa.

4 – Valorize os bons resultados

Uma autoavaliação deve fornecer um panorama completo sobre você e não apenas o que julga ruim. A ideia não é se colocar para baixo e sim se conhecer, entender onde está indo bem e onde pode melhorar. Sendo assim, é essencial que valorize os bons resultados e se orgulhe das suas conquistas.

Fazer isso é necessário porque, se deixar que a mente aja automaticamente, a tendência será sempre dar maior ênfase para as falhas do que para as conquistas. Portanto, lembre-se de exaltar seu bom trabalho, sua dedicação e os seus êxitos.

5 – Seja honesto consigo mesmo

A honestidade consigo mesmo é fundamental para que a autoavaliação seja positiva e traga os benefícios esperados. Através dela, será verdadeiro e transparente, sem deixar de olhar para as qualidades e nem para os pontos que precisa melhorar.

Parece óbvio, mas a verdade é que algumas pessoas tendem a criar falsas ideias sobre si mesmas e acreditar nelas. Evite que isso aconteça contigo e escolha sempre a verdade, afinal de contas, não há motivos para temer, se trata apenas de uma forma de se conhecer melhor e, através disso, se desenvolver, evoluir.

6 – Não se compare com os outros

Existem pessoas que estão o tempo todo se comparando com outras e acham que, assim, estão se avaliando. Saiba que, para realizar uma autoavaliação realmente positiva, é preciso eliminar qualquer tipo de comparação com terceiros, simplesmente porque não é possível fazer isso de forma justa, já que cada indivíduo tem a sua trajetória.

Você poderá usar a comparação posteriormente, quando passar algum tempo da primeira autoavaliação, para medir os progressos que teve, se comparando apenas com o seu eu do passado. Isso permitirá que meça seu desenvolvimento e se mantenha engajado a continuar crescendo.

7 – Acompanhe sua evolução

Na dica número dois falei sobre a importância de registrar a autoavaliação e o bacana de fazer isso é poder acompanhar a sua evolução ao longo de dois, três, seis meses e de todo o ano. Para isso, você pode escrever um parágrafo sintetizando os resultados a cada avaliação que fizer. Ler esses registros quando chegar lá na frente certamente será muito recompensador.

Como bem disse Sócrates, a vida não examinada não vale a pena viver. Portanto, se avalie, se observe, isso te ajudará a acrescer. Se gostou, aproveite para compartilhar o conteúdo em suas redes sociais!