Comerciais de margarina em que a família é amorosa já nas primeiras horas do dia, filmes românticos em que o casal se apaixona e supera todas as adversidades juntos e posts em redes sociais que mostram amigos se divertindo em um cenário paradisíaco. O que tudo isso tem em comum? São expressões idealizadas da realidade.

É claro que todo mundo deseja ser feliz no máximo possível de tempo, mas sabemos que a vida também tem um lado menos “glamoroso”, dos problemas, das adversidades e dos momentos ruins em geral. Por isso, o reforço dessa idealização pode fazer com que as pessoas percam o realismo e se frustrem cada vez mais com a vida como ela é.

Neste artigo, você vai compreender melhor o que é a idealização, quais são as suas consequências e de que forma podemos evitá-la. Boa leitura!

O que é a idealização e quais são os seus riscos?

A idealização ocorre quando uma pessoa determina para as diferentes áreas da sua vida um padrão irrealista de conquistas, vitórias, felicidade e satisfação. Em outras palavras, é quando uma pessoa tem o objetivo de que tudo seja perfeito. Contudo, como bem sabemos, se há algo que a vida não costuma ser é perfeita!

Pense agora na pessoa mais feliz e realizada que você conhece. Mesmo ela tem problemas. A questão é que nós não sabemos disso, pois ninguém gosta de expor os momentos desagradáveis. Portanto, é importante compreender que a vida está longe de ser perfeita, mas é possível ser feliz, mesmo sabendo que há altos e baixos no percurso.

A idealização pode ocorrer quando uma pessoa procura o parceiro romântico perfeito, quando quer ter a família que nunca briga, quando almeja um emprego sem estresse e altamente remunerado e também quando deseja que todos os seus amigos ajam de acordo com os seus interesses. Acontece que, na vida, o namorado acorda de mau humor, os irmãos brigam por besteiras, os empregos são estressantes, e os amigos nem sempre estão disponíveis para sair.

PSC

Assim, quem idealiza as diferentes áreas da vida se frustra ao perceber que a realidade é diferente daquilo que foi imaginado, o que causa dor e decepção. Isso não quer dizer que você deve parar de sonhar, mas com certeza deve descer o sarrafo e deixar de procurar a perfeição onde ela não existe!

O que fazer para evitar o problema e não se frustrar?

Agora que você já entende o que é a idealização e quais riscos ela pode oferecer ao seu bem-estar, é hora de saber como podemos evitar o problema. Para isso, confira as 6 dicas a seguir!

1. Desenvolva o autoconhecimento

O que é a felicidade para você? Quais são as suas qualidades? Quais são os aspectos em que você precisa melhorar? Quais são os seus sonhos e objetivos? Eles são realistas ou são idealizados? Responder a essas perguntas é uma etapa fundamental do processo de autoconhecimento, ou seja, de conhecer a si mesmo.

Por isso, é necessário que você reflita e perceba se as suas expectativas são compatíveis com a sua realidade ou se você tira os pés do chão quando começa a sonhar. Questione-se e identifique em quais momentos ou em quais áreas da vida você tende a idealizar o futuro. Diagnosticar o problema é o primeiro passo para resolvê-lo.

2. Defina objetivos realistas

Como citamos, sonhar é importante para ser feliz, mas também é importante que saibamos transformar esses sonhos em objetivos, isto é, em metas a serem alcançadas. Nesse sentido, é essencial que as metas que você define para si mesmo sejam alcançáveis, ou seja, realistas.

Se você ganha 3 mil reais hoje, não pode esperar que esteja ganhando 15 mil até o fim do ano na mesma empresa, por exemplo. É preciso conhecer a sua realidade e verificar as possibilidades de melhoria. O progresso da noite para o dia dificilmente ocorre, o que demanda algum esforço e muita paciência para progredir aos poucos.

3. Entenda que as adversidades fazem parte da vida

A vida de ninguém é 100% feliz. Todo mundo tem dias ensolarados na praia e noites turbulentas levando o filho doente ao hospital. Aceite essa realidade. Não existe perfeição, e as adversidades são parte da vida. Aliás, os problemas são os fatores que mais nos levam a desenvolver diferentes competências e a progredir individualmente.

Portanto, se você estiver passando por um momento difícil, entenda que ele faz parte da vida e que você tem muito a aprender com ele. Certamente, dias melhores virão no futuro. Viver é essa montanha-russa mesmo — uma sucessão de altos e baixos, acelerações e frenagens, curvas e retas.

4. Aprenda com os problemas e com os erros

Quando os problemas aparecem em nosso caminho, é natural que o desânimo surja, afinal de contas, não era assim que havíamos previsto o alcance dos objetivos. Todavia, abandone a idealização e deixe de focar no que poderia ter sido, concentrando as suas ações no que já aconteceu e no que fazer para resolver o problema.

Os erros que cometemos e os problemas que aparecem em nosso caminho têm o objetivo de fazer com que desenvolvamos diferentes habilidades e aprendizados: criatividade, paciência, resiliência, humildade, estudo, preparação, foco, disciplina, administração das emoções etc. Portanto, ao conquistar um objetivo, entenda que, se não fosse pelas adversidades e pela sua capacidade de superá-las, talvez você não tivesse chegado aonde chegou.

5. Abandone o perfeccionismo

Já citamos diversas vezes neste artigo e em outros aqui do blog que a perfeição não existe. Todos nós devemos procurar melhorar continuamente, mas isso não significa querer ser perfeito. Somos seres humanos. As falhas estão em nossa natureza. Portanto, abrace-as e não se culpe por não ser perfeito. Para ser feliz, devemos comemorar a nota 9, em vez de lamentar o fato de não ter sido um 10!

“Perfeccionismo” é uma palavra que soa bem nas entrevistas de emprego, mas nos consultórios dos psicólogos é um problemão. Esse fator cria uma geração de pessoas ansiosas, preocupadas com a opinião do outro, com medo de errar e, consequentemente, com baixa autoestima. Saia dessa mentalidade e abrace a sua natureza humana. Não queira ser perfeito e nem que os outros sejam perfeitos. Seja feliz da maneira que puder!

6. Pare de comparar-se às outras pessoas

Já que estamos falando de idealização e perfeccionismo, muitas vezes as raízes desses problemas estão nas comparações que fazemos com as outras pessoas. A aparência física, a personalidade, o namorado, a casa, o carro, o emprego, o salário, os amigos, as viagens, o estilo de vida — em tudo, parece que a grama do vizinho é sempre mais verde.

Não acredite nisso. As redes sociais nos dão essa ilusão, mas não é justo que você compare os seus bastidores com o palco dos outros, afinal de contas, as pessoas só publicam nesses sites os melhores momentos das suas vidas. Além do mais, só você sabe o que é ser você.

As pessoas vivem em circunstâncias completamente diferentes umas das outras, de modo que não é justo estabelecer comparações de qualquer tipo. Em vez de ser melhor do que os outros, preocupe-se antes em ser melhor do que você mesmo no passado.

Idealizar a vida é querer que ela seja perfeita em um mundo onde a perfeição não existe. Por ser algo impossível, é um comportamento que gera frustração, decepção e possíveis transtornos da mente. Sendo assim, coloque as dicas acima em prática para evitar esse tipo de pensamento.

E você, ser de luz, tem idealizado alguma área da sua vida ou tem vivido de forma realista? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!