Ler é viajar sem sair do lugar, é se desligar do mundo, é conhecer. No dia do leitor, comemorado anualmente em 7 de janeiro, prestamos a nossa homenagem a esses seres de luz que evoluem constantemente.

“Ler é vislumbrar novos mundos

viajando pelo tempo e espaço

no encantamento

dos sonhos sem laços

abstraindo-se do mundo

em qualquer lugar ou espaço.”

PSC

Com esse belo texto, a escritora Mônicka Christi define bem o sentimento experimentado pelo leitor ao se entregar à leitura. Além do conhecimento adquirido, das emoções suscitadas e da ótima companhia que um livro representa, a leitura nos propicia ganhos notáveis.

Entre eles, podemos citar: melhorar a capacidade de se comunicar e de abstrair conteúdos diversos, estimular a memória e a concentração, aumentar o nosso potencial cognitivo e até mesmo gerar entretenimento, tornando-se um hobby. Por isso, a leitura frequente é um modo de evolução contínua, que nos proporciona prazer e deleite.

Por que o dia do leitor é celebrado em 7 de janeiro?

No dia 7 de janeiro de 1928, o escritor e jornalista Demócrito Rocha fundou o jornal “O Povo”, no Ceará. Intelectual político, Rocha criou também o suplemento literário “Maracajá”, um espaço destinado à divulgação do movimento modernista cearense.

Enquanto o jornal cumpria o seu papel social de manter o cidadão informado, sobretudo acerca dos fatos políticos da época, o suplemento se encarregava de encantar a população com a publicação de textos de poetas e intelectuais cearenses. Nomes como Rachel de Queiroz, Jáder Moreira de Carvalho e Antônio Filgueiras Lima tiveram alguns dos seus textos publicados e popularizados por meio do “Maracajá”.

Quais são os benefícios da leitura?

Ler é um exercício mental muito importante. Ele ajuda a manter a mente ativa, beneficiando diferentes áreas da vida. Confira, na sequência, 7 benefícios de fazer da leitura um hábito.

1. Desenvolvimento das habilidades gerais de comunicação

A comunicação é o meio pelo qual exteriorizamos as nossas ideias e compreendemos as ideias das outras pessoas. Ela se dá de diversas maneiras, mas, sobretudo, por meio da palavra. Seja ela escrita, seja falada, é a palavra o nosso principal código de comunicação. Por isso, a leitura nos ajuda a ampliar o vocabulário, a aumentar a precisão das nossas colocações, a aprimorar a organização das nossas ideias e até mesmo a fixar regras gramaticais. Isso beneficia a interação pessoal e profissional no dia a dia.

2. Fortalecimento do raciocínio lógico

Quando lemos uma notícia, uma história ficcional e até mesmo um poema, forçamos a mente a compreender as ideias apresentadas e a conectá-las de forma lógica. Por isso, a leitura fortalece a nossa capacidade de compreender, interpretar, inferir, deduzir, enfim, raciocinar para entender. Buscamos relações de causa e efeito que façam sentido, o que nos ajuda a compreender o mundo como ele é, em toda a sua complexidade. Assim tornamo-nos indivíduos mais profundos e inteligentes.

3. Estímulo à imaginação e à criatividade

Enquanto lemos um texto, de qualquer tipo, o cérebro automaticamente cria imagens mentais para formar uma “visualização” do que foi lido. Assim, diante de um romance, por exemplo, imaginamos o tipo físico dos personagens, a descrição dos ambientes, a forma como os acontecimentos se desdobram, e por aí vai. Além disso, criamos uma antecipação, ou seja, passamos a deduzir como tudo aquilo vai acabar. Esses exercícios estimulam a nossa capacidade de imaginação e criatividade.

4. Aquisição de novos conhecimentos

Também não podemos deixar de citar que a leitura é uma importante maneira de adquirir conhecimentos. Por mais que os vídeos e os gráficos estejam se popularizando por suas funções didáticas, não há como negar que o livro, os jornais e as revistas continuam sendo importantes fontes de conhecimento. Por meio deles, podemos aprender sobre basicamente qualquer assunto, de acordo com a relevância e a autoridade do autor. Isso amplia os nossos conhecimentos gerais e específicos.

5. Mergulho no autoconhecimento

Além do conhecimento em si, o hábito da leitura também podem estimular em nós o autoconhecimento. Diante de uma história de ficção, ou mesmo de uma notícia, o leitor pode pensar “Eu já passei por algo parecido” ou “Como eu agiria se isso estivesse ocorrendo comigo?”. São reflexões desse tipo que geram o autoconhecimento e até mesmo a empatia entre as pessoas. Ler é um mergulho em diferentes universos, o que inclui o vasto universo que somos nós mesmos.

6. Amadurecimento do senso crítico

Ao mesmo tempo em que ampliamos os nossos conhecimentos, o hábito de ler também desenvolve o nosso senso crítico. Dessa forma, diante de um texto, aprendemos a questionar: quem o escreveu? Onde foi publicado? Qual foi a intenção do autor? Quais ideias ele defende? Por quê?

Compreender que cada texto tem um contexto nos ajuda a perceber que a neutralidade não existe. Todos escrevem com base nos seus valores e visões de mundo, de modo que aprendemos a selecionar melhor o que faz sentido para nós e o que não faz.

7. Prazer

Por fim, é claro que devemos citar como benefício o prazer da leitura. Ler é um excelente passatempo, não apenas pelas vantagens já citadas, mas também porque diverte. Ficamos entretidos com as histórias, imaginando o que está por vir, tal qual um filme ou uma telenovela. Assim, aos poucos, desenvolvemos o gosto pela leitura. Para isso, leia um pouquinho por dia, sem pressa. Além disso, escolha um gênero, um tema ou um autor que desperte o seu interesse. Isso ajuda muito, sobretudo no início!

Conclusão

Nessa data dedicada aos entusiastas do conhecimento, prestamos as nossas homenagens a esses “desbravadores de universos”, que têm uma visão ampla do mundo e estão em crescimento constante. O nosso fundador, José Roberto Marques, agradece especialmente a todos os que buscam se desenvolver por meio da leitura de seus livros. Nas suas próprias palavras: “O conhecimento vale ouro, e, para mim, é um enorme prazer poder compartilhá-lo com vocês”.

Assim, convidamos você a conhecer o IBCShop, a loja virtual do Instituto Brasileiro de Coaching — IBC, onde você encontrará o conhecimento que se destina a desenvolver o potencial infinito do ser humano.

Uma ótima leitura, com muito carinho, paz e harmonia!

E você, querida pessoa, tem dedicado algum pedacinho da sua rotina à leitura? Como a arte de ler faz de você uma pessoa melhor? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!