GongTo/Shutterstock Warren Buffett se tornou um dos homens mais ricos do mundo graças ao seu espírito empreendedor

Quando pensamos nos homens mais ricos do mundo, com certeza, o nome do americano, Warren Edward Buffett sempre está na lista dos profissionais mais bem-sucedidos. Nascido em 30 de agosto, de 1930, em Omaha, no estado do Nebraska, ao conhecermos sua história conseguimos entender melhor porque ele alcançou, verdadeiramente, resultados extraordinários em sua carreira e vida.

Conta-se que desde pequeno Warren já era diferenciado, pois ao contrário de outros garotos, ele sempre quis ganhar e economizar algum dinheiro. Para isso, vendia, de porta em porta, revistas, balas e até coca-cola, o que lhe fez aos 10 anos, comprar seu primeiro lote de ações com sua própria poupança.

No ensino médio, já acumulava muitos dólares, e aproveitou isso para montar sociedade com um colega de escola. Juntos, compraram uma máquina de pinball para instalar numa barbearia movimentada da cidade de Washington, para onde a família se mudou quando o pai foi eleito para o congresso americano.

A ideia fez tanto sucesso que, depois de algum tempo, o negócio expandiu e já contavam com vários equipamentos espalhados em diversos estabelecimentos, gerando mais dinheiro para os sócios. Como todo este empreendedorismo, estima-se que, ao final do “High School”, Buffett já tinha acumulado mais de 90 mil dólares. Impressionante, não é mesmo?

Formou-se em Economia, pela Universidade de Nebraska, em 1950 e, no ano seguinte, recebeu o título de mestre. Atualmente figura entre um dos principais bilionários dos Estados Unidos e do mundo (estima-se que sua fortuna chegue aos 60 bilhões de dólares) e é acionista e diretor executivo de sua empresa, Berkshire Hathway, líder no segmento no ramo têxtil.

Lições de Buffett sobre Economia e Empreendedorismo

Visão de Negócio – Desde pequeno Warren era inquieto e empreendedor, pois ao observar sua vizinhança percebeu que, ao oferecer produtos, de porta em porta, poderia ganhar algum dinheiro. Assim, começou seu primeiro negócio de sucesso e a rentabilizar seus esforços.

PSC

Poupe – Ao invés de gastar seu dinheiro comprando coisas que normalmente as crianças gostariam de comprar, Buffett preferia poupar seu dinheiro para, no momento certo, aplicá-lo em bons empreendimentos. Foi isso que fez aos 10 anos, quando comprou ações para ele e a irmã e, na adolescência, quando aplicou seu dinheiro na compra de uma fazenda, da qual vivia da renda.

Aplique Bem seu Dinheiro – Para que o dinheiro se multiplique é essencial saber investi-lo assertivamente. Foi isso que Warren fez e faz ao comprar ações, fazer sociedades, comprar propriedades e também diversas empresas com o preço abaixo do valor de mercado e revendê-las a um preço mais lucrativo.

Empreenda – Acredite em suas ideias e busque colocá-las em prática.  Economize o que ganhar e reinvista seu dinheiro em outros bons negócios e projetos novos que possam dar um bom retorno para você. Comece a agir, escolha bem os seus sócios e entenda bem seu mercado.

Tenha Foco – Warren não gastava seu dinheiro à toa, pelo contrário, tinha objetivos claros e, por isso, procurou sempre manter o foco e não deixar desviar-se deles em nenhum momento. Isso se reflete nos bons investimentos que fez aos 10 anos e ao longo de sua juventude. Assim, quando sabemos o que desejamos alcançar, não nos desviamos de nossas metas e conquistamos o sucesso.

Maravilhoso este resumo da história e as lições de empreendedorismo e liderança de Warren Buffett. Mais que um homem rico ele tornou-se também referência em filantropia, pois em 2006, doou 85% da Berkshire para cinco instituições diferentes, revertendo seu lucro para diversas causas humanitárias.

Dizem que não usa celular, não tem computador e dirige seu próprio carro, um Cadillac DTS. O certo é que seus feitos e o brilhante legado por ele construído, para sempre serão uma inspiração para todos nós. Palmas para Buffett!