Para que as empresas atestem a qualidade dos serviços que oferecem à sociedade, existem diversas certificações. O Green Belt é uma delas e tem sido utilizado por empresas de diferentes países. Essa certificação faz parte da Metodologia Lean, também conhecida como “gestão enxuta”.

O objetivo do Green Belt é permitir que as empresas obtenham máxima produtividade, oferecendo produtos e serviços de alta qualidade às pessoas. É uma ferramenta que otimiza a gestão, identificando e resolvendo os problemas que comprometem o bom desempenho das organizações. Para saber mais sobre essa certificação, continue a leitura do artigo a seguir.

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O que é o Green Belt?

O Green Belt é uma certificação internacional que atesta que a empresa foi aprovada em determinados indicadores de qualidade. Ela confirma, por exemplo, que os produtos comercializados são de qualidade, que os serviços prestados têm satisfeito os clientes e que os processos internos da empresa são conduzidos com responsabilidade e eficácia.

O Green Belt faz parte da metodologia Lean Six Sigma, muito utilizada por grandes empresas. Essa metodologia oferece quatro certificações (White Belt, Yellow Belt, Green Belt e Black Belt), todos com o objetivo central de aumentar a produtividade da empresa e gerenciar os seus processos de modo estratégico.

O programa para a obtenção do Green Belt estimula a melhoria contínua na organização. Ele oferece aos profissionais da empresa o conhecimento necessário para diagnosticar problemas nos processos da organização e para resolvê-los adequadamente. Para isso, ele segue as cinco etapas do modelo DMAIC (definir, medir, analisar, aperfeiçoar e controlar).

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A partir desse método, os profissionais certificados conseguem determinar métricas e parâmetros que permitam que a empresa saiba reconhecer se está ou não no caminho certo para a produtividade. Assim, esses indivíduos tornam-se capazes de analisar dados, interpretá-los no contexto, identificar falhas, solucioná-las e promover melhorias contínuas em todos os processos da organização.

Quais são os benefícios da obtenção do Green Belt?

São muito variados os benefícios que uma certificação como o Green Belt pode oferecer. Confira os principais a seguir.

1. Saúde financeira

Pessoas com a certificação Green Belt tornam-se essenciais para as empresas que trabalham. O conhecimento que elas adquirem as ajuda a reduzir tanto o tempo quanto os custos financeiros da condução dos diferentes processos organizacionais.

O programa ajuda os profissionais a fazerem mais com menos. Naturalmente, isso se reverte em ganhos financeiros. A empresa passa a planejar melhor as suas ações, de modo estratégico. A mensuração constante das métricas permite que a organização identifique quais estratégias são vantajosas e merecer ser continuadas, bem como quais não estão trazendo o retorno esperado, merecendo ser deixadas de lado.

Isso permite que a empresa consiga alocar os seus investimentos apenas naquilo que de fato tem maior potencial para oferecer bons resultados. Dessa forma, qualquer desperdício de tempo e de dinheiro é mais facilmente evitado. Assim, a empresa produz em maior quantidade e com mais qualidade, satisfazendo plenamente o seu cliente.

2. Pensamento estratégico

A certificação Green Belt oferece aos profissionais um vasto leque de conhecimentos que estimulam o pensamento estratégico. A estratégia consiste em uma análise de diferentes possibilidades de ação, identificando aquela que oferece a melhor relação risco-benefício.

Profissionais treinados para procurar por essa melhor relação promovem uma grande economia de tempo, já que a empresa abandona as estratégias que não dão certo. Além disso, esses indivíduos tornam-se mestres não apenas na solução de problemas, mas na verdadeira eliminação das suas causas, evitando que se repitam.

São diversas as técnicas e táticas que a certificação contempla. Assim, o programa ensina os profissionais a adquirirem diversificados conhecimentos com aplicação prática, o que se reverte em melhores resultados para as organizações para as quais trabalham.

Dados e métricas são utilizados para justificar a adoção das estratégias. Dessa forma, nenhuma ação é posta em prática sem fundamentos que evidenciem o seu potencial de sucesso.

3. Desenvolvimento de pessoas

Um fato importante que precisa ser ressaltado é que essa certificação não beneficia apenas as empresas, mas também as carreiras individuais dos profissionais que obtiverem o Green Belt. Por meio dele, esses profissionais desenvolvem diferentes capacidades, como análise de dados, interpretação de informações, pensamento estratégico, organização e comunicação interpessoal.

Além disso, é fato que ter uma certificação como o Green Belt no currículo é um importante diferencial competitivo, sobretudo para quem atua em áreas acirradas no mercado de trabalho. Hoje em dia, toda empresa preocupada com o seu sucesso procura por profissionais com essas competências citadas, pois elas garantem que um trabalho eficaz e eficiente será realizado, independentemente do segmento de atuação do profissional.

Equipes mais produtivas cometem menos erros e falhas, além de evitarem desperdícios de tempo e de outros recursos. O Green Belt ajuda as empresas a construírem equipes de profissionais com essas características.

4. Clientes satisfeitos

Acompanhando o artigo até agora, você já deve ter percebido que, além dos profissionais e das empresas, o próprio cliente também sai ganhando, e não é pouco. Empresas com o Green Belt fabricam produtos de qualidade, oferecem excelentes serviços e se comunicam com o cliente de forma eficiente. É tudo o que o consumidor deseja!

Lembre-se de que os clientes são o principal elemento de uma empresa, pois, sem eles, não há razão de ela existir. Clientes satisfeitos transformam-se numa publicidade espontânea, pois recomendam aquele produto ou serviço a outras pessoas. Isso torna o processo de captar novos clientes muito mais fácil, rápido e econômico.

Portanto, o Green Belt ajuda o cliente a sair satisfeito da experiência que teve com aquela empresa, mas também facilita a vida da organização no trabalho de prospecção de novos consumidores.

5. Argumentos em vendas e em comunicação

Por fim, é fato que ter profissionais com a certificação Green Belt é um grande argumento de vendas e de comunicação publicitária. Para quem procura por empresas responsáveis, competentes, eficientes e com alto grau de comprometimento com os seus clientes e parceiros, essa certificação representa um importante diferencial competitivo.

Até mesmo a concorrência passa a ver as empresas com o Green Belt como organizações sérias e adversários imponentes. Por isso, citar a presença dessa certificação nas diferentes peças de comunicação social e nos próprios momentos de venda certamente é um diferencial poderoso.

Como é possível perceber, a certificação Green Belt oferece uma série de benefícios às empresas, aos profissionais e até mesmo aos clientes. Empresas que se preocupam constantemente com as melhorias dos seus processos aumentam a competitividade e estimulam as outras a também serem melhores, beneficiando o mercado como um todo.

Funcionários com alto poder de análise de dados, detecção de falhas e soluções estratégicas são tudo aquilo que qualquer organização de sucesso deseja!

E você, o que acha da certificação Green Belt? Será que ela pode fazer diferenças positivas em seu negócio? Então, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Por fim, não se esqueça de compartilhar este artigo nas suas redes sociais. Quem sabe você não ajuda outros colegas a obterem esse diferencial tão importante, não é mesmo?

Imagem: Por ProStockStudio