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Gerenciamento de Qualidade e sua Importância Para um Projeto

Por: Pollyana Ribeiro | Blog | 07 de setembro de 2017

O processo de gerenciamento de qualidade de projetos é uma forma de assegurar que, além de trabalhar com foco nos bons resultados finais, se tenha efetividade na realização de todas as etapas que são relevantes. Gerenciar a qualidade com que as tarefas são realizadas é uma forma de identificar os pontos fortes e aqueles que ainda precisam ser desenvolvidos e melhorados num processo técnico e na atuação da equipe. Por isso, é um método que oferece a possibilidade de evolução contínua.

Qual é a Importância do Gerenciamento de Qualidade Para um Projeto?

A seguir eu listei alguns tópicos que demonstram a importância de desenvolver o gerenciamento de qualidade em projetos nas empresas e seus benefícios. Confira:

Eficiência dos Processos

O gerenciamento de qualidade em projetos contribui para o desenvolvimento de métodos mais eficazes no momento de desempenhar as tarefas. A equipe ganha mais agilidade, conseguindo ter mais assertividade na forma de realizar cada atividade e otimizando seu tempo. Cabe à gestão da qualidade verificar como cada etapa está sendo realizada e o desempenho de cada integrante, identificando os pontos que ainda representam obstáculos e aqueles que se destacam positivamente.

Padronização dos Processos

A verificação da qualidade com que os processos estão sendo realizados é apoiada diretamente pela padronização das etapas. No gerenciamento de qualidade é essencial que exista um padrão para que as tarefas sejam realizadas, tornando, assim, os colaboradores especializados no que precisam fazer. O padrão tem grande influência nos bons resultados em longo prazo e tornam o trabalho mais eficiente, pois o procedimento deixa de ser de um colaborador e passa a ser realmente da empresa.

Na prática, isso elimina um problema muito comum nas organizações que não têm processos, que é o de depender de um funcionário que detém de todas as informações sobre como realizar o trabalho. Assim, quando ele falta ao trabalho ou sai da empresa, os demais não sabem o que fazer; o que é muito improdutivo. Os processos padronizados elimina isso.

Minimização de Riscos

O desenvolvimento de um novo projeto sempre traz consigo alguns riscos. Neste sentido, uma forma de reduzir as chances de erros é promover o gerenciamento de qualidade. Com esse trabalho é possível conhecer as barreiras e inconvenientes a serem superados antes de iniciar o projeto. Trata-se de um processo que contribui para aumentar a proatividade da equipe, pois conhecendo potenciais dificuldades podem trabalhar em novas soluções e inovar.

Compreensão das Reais Necessidades do Cliente

Ao adotar o processo de gerenciamento de qualidade, se tem um trabalho muito mais interessante no sentido de atender as demandas do cliente. A investigação e o desenvolvimento de processos qualitativos contribuem para chegar ao cerne das questões, delineando as melhores respostas. As necessidades são convertidas em funcionalidades que são trabalhadas de maneira global dentro do projeto.

Uso Inteligente dos Recursos

A partir de um planejamento feito com mais assertividade, é possível utilizar os recursos com mais eficácia, cortando custos que se mostram desnecessários. O processo de gerenciamento de qualidade torna possível identificar pontos que podem ser melhorados na busca de mais economia.

Clientes Mais Satisfeitos

Certamente, o resultado de um projeto que contou com o trabalho de gerenciamento de qualidade em todas as suas etapas oferece mais satisfação aos clientes. Os resultados dos projetos se tornam mais significativos, assim como o comprometimento da equipe em realizar esse trabalho.

Depois de conferir esses tópicos ficou mais fácil entender porque é importante trabalhar com o gerenciamento de qualidade em projetos, não é mesmo? Então aproveite e compartilhe o artigo com seus amigos em suas redes sociais!

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