ganancia-consequencias

Ganância – Um grave problema para as nossas conquistas

Por: José Roberto Marques | Blog | 19 de novembro de 2020

A ganância é sempre uma má conselheira para quem deseja ampliar seus horizontes de conquistas, pois, na busca por mais, o indivíduo perde o foco no que realmente importa. O ideal é ser uma pessoa ambiciosa na sua carreira e vida pessoal, sem deixar que essa característica se confunda com a ganância.

Continue lendo para entender um pouco melhor como a ganância pode interferir negativamente na sua vida.

Diferença entre ganância e ambição

A grande diferença entre ambição e ganância é que o forte desejo de conquistar algo que move a primeira está embasado em muito trabalho e disciplina sem perder a ética. Uma pessoa gananciosa, por sua vez, tem um desejo egoísta por algo e não se preocupa com as linhas que terá que cruzar para obter a sua conquista. Deixar a ganância tomar conta da sua vida te impede de crescer e aprender.

Além disso, algumas linhas, depois de cruzadas, dificilmente podem ser retrocedidas. Quando você passa por cima de outras pessoas e/ou da ética, deixa uma mensagem de que está tudo bem que ajam assim com você de volta. Perder o respeito e a admiração das pessoas do seu convívio – pessoal e profissional – pode ser bastante impactante e prejudicial para a sua produtividade.

Correr riscos faz parte da vida

Todos os dias, fazemos escolhas que nos levam para um caminho específico e, nesse universo de bifurcações, é necessário se arriscar de vez em quando. Não correr riscos é o maior risco que existe para quem deseja ser bem-sucedido, em qualquer área de atuação. Porém, é essencial saber quais riscos valem a pena correr para que suas conquistas realmente se concretizem.

Mais do que considerar o resultado que pode ser obtido a partir de uma determinada ação, é mensurar quais são os passos necessários para que ela se concretize e se vale a pena investir nessa trajetória.

Basicamente, você deve analisar os resultados possíveis (se der certo ou se der errado) e quais são as implicações que esse risco pode ter em sua jornada. Quando a ganância guia os seus passos e ações, há grandes chances de que você esteja destruindo seus relacionamentos e sua reputação.

Como evitar a ganância?

Até esse ponto, expliquei como a ganância pode ser negativa para a sua vida e crescimento nos âmbitos pessoal e profissional. Certamente, você já está plenamente convencido de que não é um bom traço para desenvolver. Para te ajudar a evitar que ela tome conta da sua vida, irei dar algumas dicas de como sublimá-la.

Muitas vezes, as pessoas não estão conscientes de que o sentimento que estão nutrindo é ganância, mas, com algumas pequenas atitudes, podem mudar a configuração de suas vidas e se tornarem mais aptas para o sucesso. Então, vamos começar a transformar os seus desejos de conquistas em ambição ao invés de ganância?

Você é feliz?

1 – Coloque os limites em perspectiva

Você é o tipo de pessoa que gasta mais do que ganha? Saiba que esse comportamento de usar mais do que tem pode ser aplicado a outros contextos da vida, como a carreira profissional, por exemplo. Alguns profissionais se colocam em posições que ainda não conquistaram e usam diferentes mecanismos para se sobrepor aos colegas.

O ideal, tanto na vida financeira pessoal quanto na construção da sua carreira profissional, é manter os seus limites em perspectivas. Mantenha sempre claros para si mesmo os seus limites, ou seja, quais são os pontos que não pode transpor. Ter o desejo de crescer hierarquicamente na empresa em que atua é positivo, mas sempre com atenção aos limites éticos para conseguir o que se quer.

2 – Questione as suas atitudes sempre

Ter o hábito de questionar as suas ações é imprescindível para se manter alerta ao desenvolvimento da ganância. Como mencionado, muitas pessoas têm dificuldades de entender que estão cruzando as linhas do razoável para atender a um desejo ganancioso de ter sempre mais.

Quando estiver se preparando para tomar uma atitude que pode mudar o seu futuro, tire um tempo para refletir o quanto a forma que está agindo é ética e pode ser positiva para você e para as pessoas no seu entorno. Ao identificar que algo que pode te beneficiar é prejudicial para aqueles que te cercam, aprenda a frear as suas ações para ter mais chances de fazer o certo.

3 – Dê valor para tudo o que tem

Você já ouviu uma frase que diz: “eu não tenho tudo o que amo, mas amo tudo o que tenho”? Essa é uma premissa fundamental para conquistar a felicidade e o sucesso em tudo o que se faz. Saiba que nem sempre os seus desejos serão atendidos, mas isso não deve ser visto com o fim dos seus planos.

Aprenda a dar valor para tudo o que conquistou ao invés de ficar pensando em tudo o que não obteve. Quando você faz isso, torna-se automaticamente mais preparado para novas conquistas porque não está desmerecendo os seus talentos e os esforços anteriores.

4 – Tenha metas e objetivos

Ser ambicioso é bom para quem está construindo uma carreira, lembrando mais uma vez que ambição se relaciona com esforço para conquistar os seus desejos. Para direcionar suas ações para os resultados esperados, nada mais eficaz do que ter metas e objetivos traçados.

Os objetivos são os resultados que você espera obter e as metas são os passos dados para alcançar esses resultados, tudo aquilo que precisa ser feito para as suas realizações aconteçam. Tire um tempo para fazer uma reflexão a esse respeito e coloque no papel esses desejos, sempre considerando quais são os limites éticos que você não irá cruzar.

5 – Seja autocrítico

O exercício de sempre olhar para dentro de si e encontrar o que não está bem é crucial para construir o sucesso. Desenvolva o hábito da autocrítica, pergunte a si mesmo o quanto suas atitudes estão de acordo com sua essência e como está sendo seu caminho rumo à consolidação dos seus planos. Não passar por cima de ninguém e nem dos seus valores é um indicativo de que está agindo certo e de que encontrará uma boa recompensa.

Deixe a ganância de fora do seu caminho para alcançar o sucesso! Se gostou, deixe seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais!

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: