Dizem que os amigos são a família que nos foi permitido escolher. Essa é uma definição muito bonita, porque a amizade é exatamente isso, uma escolha, ou pelo menos deveria ser. É um sentimento que nasce de forma natural entre pessoas que encontram afinidades entre si, mesmo sendo diferentes.

No artigo de hoje falarei a respeito da força e da importância da amizade em nossas vidas. Continue a leitura e veja o quanto é importantes cuidar desses laços para que se mantenham sempre fortes.

O que é a amizade?

O ser humano tem o primeiro contato com a amizade na infância, ao brincar com outras crianças nos primeiros anos de vida e, posteriormente, ao entrar na escola. É natural que os pequenos que mais se identifiquem uns com os outros se aproximem e, dali, pode nascer uma bonita amizade que, em muitos casos, é levada por toda a vida.

Podemos fazer amigos em todas as fases da vida, na infância, como já mencionado, na adolescência e na vida adulta. E o agente motivador é sempre o mesmo, encontrar afinidades com alguém, o que pode acontecer com pessoas que sejam diferentes, mas possuem perfis que se complementem.

É comum que pessoas tímidas tenham amigos extrovertidos e, apesar de toda a diferença no comportamento, possuírem algo em comum. Assim, as afinidades as unem e suas diferenças as complementam, formando o equilíbrio. Isso é a amizade, a escolha de estar perto de alguém e fazer parte de sua vida.

Benefícios da amizade para as nossas vidas

Estar com amigos é mais do que um passatempo, esse relacionamento é extremamente benéfico para a saúde do corpo e da mente, acompanhe.

  • Fortalece o sentimento de pertencimento e propósito;
  • Aumenta o sentimento de felicidade;
  • Reduz o estresse;
  • Melhora a autoconfiança;
  • Ajuda a superar momentos delicados, como perdas, separação, entre outros;
  • Promove mudanças positivas na vida.
PSC

Lembrando que esses benefícios se aplicam a amizades saudáveis, em que há respeito e carinho mútuos.

Dicas para cultivar boas amizades

Amizades precisam ser cultivadas todos os dias e as dicas a seguir te ajudarão a manter esses laços firmes.

1 – Mantenha-se aberto para as amizades

Em primeiro lugar, é preciso que se mantenha aberto para as amizades, tanto para conhecer pessoas novas quanto para manter as que já entraram em sua vida. Sem essa abertura, os relacionamentos não conseguem prosseguir, afinal, é preciso que haja a participação de ambas as partes.

2 – Dedique tempo aos seus amigos

Para cultivar amizades é necessário dedicar tempo a elas, estar com os amigos quando eles precisam e desfrutar de bons momentos juntos. Por mais que tenha uma rotina agitada, lembre-se de considerar os amigos como prioridades. Mesmo que não possa vê-los com a frequência que gostaria, encontre formas de se fazer presente, como através de mensagens e ligações.

3 – Tenha interesse pelas coisas deles

Sabe quando você percebe que um amigo se interessa genuinamente pelo seu trabalho ou outras coisas que goste? Isso é muito bom, cria conexão e nos faz sentir acolhidos, amados. Em vez de apenas querer que façam isso por você, lembre-se de fazer pelos outros, seja atencioso, pergunte sobre os projetos do outro, mostre que se importa.

4 – Respeite o espaço dos amigos

Assim como é importante passar tempo com os amigos, apoiá-los e se interessar pelas coisas deles, também é preciso saber respeitar o espaço do outro. Evite cobrar a presença dele o tempo todo, principalmente se o seu amigo estiver passando por uma situação que demande atenção, como um relacionamento amoroso que está começando, os estudos, a carreira.

5 – Esteja ao lado deles nas tristezas e nos êxitos

Por fim, é bastante óbvio que devemos estar ao lado dos nossos amigos nos momentos delicados, mas é sempre bom lembrar. E, mais importante do que isso, é estar ao lado deles nos momentos de êxito. Saber suportar o sucesso do outro e comemorar ao lado dele é uma grande demonstração de amizade, algo que nem todos conseguem, seja por inveja, insegurança ou outras questões.

10 Frases sobre a força da Amizade

Para concluir, selecionei algumas frases que falam sobre a força da amizade e a importância dela em nossas vidas.

1 – “Um verdadeiro amigo é aquele que entra quando o resto do mundo sai.” – Walter Winchell.

2 – “A amizade nasce no momento em que uma pessoa diz a outra: ‘O quê! Você também? Achei que eu fosse o único’.” – CS Lewis.

3 – “Ainda não há uma palavra que defina velhos amigos que acabaram de se conhecer.” – Jim Henson.

4 – “Você pode fazer mais amigos em dois meses se interessando por outras pessoas do que em dois anos tentando fazer com que outras pessoas se interessem por você.” – Dale Carnegie.

5 – “Em última análise, o vínculo de todo companheirismo, seja no casamento ou na amizade, é a conversa.” – Oscar Wilde.

6 – “Sejamos gratos às pessoas que nos fazem felizes; eles são os jardineiros encantadores que fazem nossa alma florescer.” – Marcel Proust.

7 – “Amigos são aquelas pessoas raras que perguntam como estamos e depois esperam para ouvir a resposta.” – Ed Cunningham.

8 – “Qualquer um pode simpatizar com o sofrimento de um amigo, mas requer uma natureza muito boa simpatizar com o sucesso dele.” – Oscar Wilde.

9 – “Cada amigo representa um mundo em nós, um mundo inexistente até que eles cheguem, e é somente por meio desse encontro que um novo mundo nasce.” – Anais Nin.

10 – “A amizade é a coisa mais difícil do mundo de explicar. Não é algo que você aprende na escola. Mas se você não aprendeu o significado de amizade, você realmente não aprendeu nada.” – Muhammad Ali.

Viu como a amizade é poderosa? Aproveite para enviar este artigo para os seus amigos e dizer o quanto são importantes em sua vida! Tenho a certeza de que eles irão gostar de ser lembrados de forma tão carinhosa.