As relações humanas precisam ser alimentadas constantemente para que os laços construídos sejam mantidos. Uma pessoa com a qual tinha uma forte amizade tende a se afastar caso perceba que você não está se dedicando da mesma maneira que ela ao relacionamento. Pensar sobre isso é importante principalmente em uma época em que muitos se esquecem que uma mensagem de texto nunca irá substituir uma conversa olho no olho e um abraço de quem se ama.

Entenda por que a falta de atenção gera desinteresse

Podemos comparar um relacionamento, seja ele amoroso ou de amizade, a uma balança, em que os dois lados precisam estar equilibrados e, para que isso aconteça, ambos precisam ter o desejo de manter aquele laço firme. Para ilustrar, imagine uma relação entre dois amigos em que apenas um ouve e apoia o outro, sem receber qualquer tipo de retribuição. É bem provável que, com o tempo, ele perceba que essa balança está desequilibrada e acabe se afastando.

Em um relacionamento amoroso acontece da mesma maneira, quando apenas um dos envolvidos se dedica e demonstra o seu amor, com o tempo pode se cansar e se desinteressar pela pessoa que amava, isso é natural. A dualidade de uma relação saudável está exatamente no equilíbrio entre o doar e o receber. Se um apenas se doa, sem receber qualquer retorno, irá se desinteressar em algum momento.

Para manter uma amizade, um namoro ou casamento é preciso ter a consciência de que o esforço deve ser diário. Afinal de contas, não basta conhecer uma pessoa, encontrar afinidades com ela e iniciar uma amizade ou relacionamento amoroso, sem ter que fazer mais nada. Dedicar-se é essencial para manter conexões e fortalecê-las dia após dia, o que é feito através da atenção, do carinho, do apoio, do respeito e de tantos outros gestos.

10 Formas de demonstrar amor pelos seus entes queridos

O amor é um sentimento grandioso que pode ser sentido de diferentes maneiras. Podemos amar nossos amigos, familiares e a pessoa com quem decidimos compartilhar a vida. Porém, mais do que sentir, é preciso demonstrar, porque é a ação que alimenta os relacionamentos.

Existem muitas maneiras de demonstrar o que sente pelos seus entes mais queridos, a seguir irei apresentar dez sugestões que poderão te ajudar a mostrar o quanto eles são importantes em sua vida.

1 – Dê toda a sua atenção quando estiver na companhia deles

PSC

Independente se você mora com os seus entes queridos ou se os vê esporadicamente, é fundamental que passe tempo de qualidade com eles. Para isso, deixe o celular de lado, converse, faça perguntas, isso é demonstrar atenção e irá fortalecer a relação que possuem.

2 – Demonstre interesse pela vida deles

Mesmo que as pessoas que ama tenham trabalhos e interesses totalmente diferentes dos seus, mostre que se importa. Faça perguntas, se inteire do assunto e mostre que se interessa genuinamente. Afinal, se as ama torce para que o melhor aconteça a elas e esse já é um grande motivo para que procure conhecer esses detalhes de suas vidas.

3 – Saiba aceitar e oferecer ajuda

Se lembra que falei anteriormente sobre a dualidade de um relacionamento? Então, é aqui que irá colocar isso em prática, aceitando e retribuindo a ajuda daqueles que ama. Quando você permite que eles te auxiliem em algo, está mostrando que eles são realmente importantes e especiais.

4 – Se esforce para se encontrar pessoalmente com eles

Por mais que tenha uma rotina agitada, se você se planejar conseguirá tirar um tempo para visitar aqueles que são importantes para você. Afinal, por mais que a tecnologia facilite o contato, com mensagens, chamadas de voz e vídeo, ela nunca será capaz de substituir um abraço e uma conversa olho no olho.

5 – Faça elogios e mostre sua admiração

Existe coisa mais gratificante do que receber um elogio de uma pessoa que é especial para você? Lembre-se sempre disso e, ao perceber que alguém do seu convívio realizou algo importante, fale! Quando nos deixamos levar pelo automático acabamos fazendo apenas críticas, deixando os elogios de lado. Lembre-se de elogiar e veja o quanto esse gesto pode fazer maravilhas pelos seus relacionamentos.

6 – Comemore as vitórias deles

Ficar verdadeiramente feliz com o sucesso de outra pessoa é fantástico, tanto para quem sente, quanto para quem percebe isso em seus entes queridos. Portanto, comemore as vitórias das pessoas que são importantes para você, isso também irá motivá-las a chegarem cada vez mais longe.

7 – Dê presentes afetivos e com significado

É costume na nossa cultura dar presentes para os entes queridos em datas como aniversário, natal, entre outras. Nesse caso, em vez de simplesmente comprar um produto em uma loja, dedique-se um pouco mais a isso, pensando em algo que realmente tenha a ver com a personalidade do presenteado.

8 – Divirtam-se juntos

Estar ao lado de quem ama em momentos delicados é fundamental, porém, é preciso que se lembrem de também se divertirem juntos. Combinem programas leves, como ir a um parque, ir ao cinema assistir a um filme engraçado, jogarem conversa fora, isso também fortalece a relação e faz com que associem a companhia um do outro a coisas boas.

9 – Mantenha sempre o diálogo aberto

Sem diálogo um relacionamento não tem como se manter, pois é através dele que duas pessoas podem se conhecer e se entender. Nesse sentido, é necessário que adotem o hábito de sempre falarem abertamente sobre coisas que incomodam no comportamento do outro, isso evita, por exemplo, o afastamento sem explicação e permite que resolvam problemas em vez de apenas fugirem deles.

10 – Coloque-os em sua lista de prioridades

Por último, é essencial que coloque as pessoas que são mais especiais para você em sua lista de prioridades. Assim, não correrá o risco de deixá-las sempre para depois e de perder relacionamentos que são tão importantes em sua vida.

A falta de atenção realmente gera desinteresse nos relacionamentos, o que não significa que você precisa ficar colado nas pessoas que ama o tempo todo. Encontre o equilíbrio para demonstrar o que sente sem sufocar, assim, conseguirá manter laços saudáveis por toda a vida.

Se gostou, compartilhe este artigo com os seus entes queridos e os incentive a também cuidarem das suas relações.

Copyright: 1077782999 – https://www.shutterstock.com/pt/g/FGC