A respiração é uma função vital do ser humano, afinal, o nosso corpo precisa de oxigênio para funcionar perfeitamente. Assim, quando uma pessoa começa a ter dificuldades para respirar, pode experimentar um grande desconforto, além de outras complicações. Continue acompanhando para saber o que a falta de ar constante pode significar e confira dicas para ajudar a amenizar as crises.

Principais Causas Para a Falta de Ar Constante

Pessoas saudáveis podem sofrer com a falta de ar em situações pontuais, como, por exemplo, após a prática intensa de exercícios físicos, quando são submetidas a temperaturas extremas e a grandes altitudes. Nesses casos, assim que o indivíduo se afasta da causa, a respiração tende a voltar ao normal. Contudo, quando isso acontece sem um motivo aparente e se torna frequente, é importante ligar o sinal de alerta e procurar ajuda médica.

Também chamada de dispneia, a falta de ar pode ser causada por diferentes fatores, tanto físicos quanto emocionais, como:

  • Doenças respiratórias, como bronquite, asma, pneumonia;
  • Problemas cardíacos;
  • Refluxo;
  • Obesidade;
  • Tabagismo;
  • Crises de ansiedade.

Como se pode ver, as causas podem ser bastante distintas. De qualquer maneira, é sempre importante procurar um médico ao notar que está sofrendo com a falta de ar com certa frequência. Assim, será possível identificar o agente causador desse sintoma e tratá-lo da maneira correta.

Clareie seus pensamentos com ajuda do “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!

Falta de Ar Causada Por uma Crise de Ansiedade

Existem muitos casos em que o paciente chega ao consultório com queixa de falta de ar e nenhuma causa clínica é identificada, porque se trata de um sintoma de ansiedade, na verdade, o mais comum deles. Para constatar essa informação, basta observar a própria respiração em um momento de inquietação intensa ou perceber isso em terceiros, porque esse é um dos principais sinais que costuma aparecer.

PSC

A resposta para essa ligação entre falta de ar e ansiedade é bastante interessante e prova o quanto o corpo humano é sábio. O que acontece é que a ansiedade é uma resposta natural ao medo, que gera no indivíduo uma reação de luta ou fuga, ou seja, de combater o perigo ou fugir, caso perceba que não é possível vencê-lo. E a falta de ar é resultado da preparação para essas ações, pois destina boa parte do oxigênio aos músculos, para que se tornem mais fortes.

O problema é que uma pessoa que já está ansiosa, pode pensar que sua saúde está em risco e que está com alguma doença que a impede de respirar, o que faz com que o seu estado de ansiedade se agrave e falte ainda mais o ar. A boa notícia é que é possível aprender a controlar essa sensação e, através de técnicas de relaxamento, voltar a respirar normalmente.

Falta de Ar Por Ansiedade: Maneiras de Controlar

A respiração diafragmática é a técnica mais indicada para controlar a falta de ar gerada por crises de ansiedade, porque o diafragma é o músculo respiratório mais eficiente que temos. Durante uma crise, é comum que se respire pela boca ou pelo peito e de modo rápido, que é o que gera a ofegância e pode levar à faltar o ar. Já a respiração diafragmática ajuda a normalizar os níveis de oxigênio no corpo mais rapidamente, e com menos esforço.

Para respirar pelo diafragma, coloque em prática os seguintes passos:

  • Sente-se em um lugar confortável ou, se possível, deite-se, mantendo a cabeça apoiada;
  • Posicione uma mão sobre o peito e a outra acima do umbigo, assim, conseguirá sentir o ar entrando e saindo do seu corpo;
  • Inspire o ar vagarosamente pelo nariz, sentindo-o fazer o seu abdômen inflar, como se fosse um balão;
  • Em seguida, expire, também lentamente, pelo nariz ou boca, o que achar melhor;

Siga esses passos até que perceba que a sensação de falta de ar passou. Além disso, é interessante que inclua esse exercício na sua rotina diária, durante cinco ou dez minutos. Assim, conseguirá obter um maior controle sobre a sua respiração e, até mesmo, reduzir o número de crises. Exercícios de respiração são eficazes em crises de ansiedade porque auxiliam no controle emocional e fazem com que o indivíduo mude o foco do agente estressor, concentrando-se no próprio corpo.

Além de praticar a respiração diafragmática, existem outras ações que podem auxiliar a evitar futuras crises de ansiedade e, consequentemente, de falta de ar, confira!

1 – Identificar as Possíveis Causas Para as Crises

Depois que a crise passar, é interessante fazer uma autorreflexão, a fim de identificar quais foram os seus agentes causadores. Conhecê-los é muito importante para entender como a sua mente os recebe e encontrar formas de evitar que te afetem.

2 – Praticar o Autocuidado

O ser humano tende a cuidar de tudo o que ama e acaba deixando de lado a si mesmo. Nesse sentido, voltar-se para si é importante e também ajuda a controlar a ansiedade. E o autocuidado pode ser praticado de diferentes formas, como, por exemplo, ao olhar para si com mais carinho, fazer coisas que gosta, tirar um tempo para relaxar.

3 – Prezar Por uma Boa Higiene do Sono

Dormir é uma necessidade básica do ser humano, pois tanto o corpo quanto a mente precisam descansar. Quando uma pessoa não consegue suprir suas necessidades de sono, tende a se sentir ansiosa e irritada com muito mais frequência, sem contar em outros problemas que isso pode gerar para a saúde. Portanto, preze por uma boa higiene do sono, definindo uma rotina de horários para se deitar e levantar.

Clareie seus pensamentos com ajuda do “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!

4 – Adotar uma Postura Positiva Diante da Vida

A forma com a qual cada indivíduo enxerga a sua própria vida também tem uma forte influência sobre o seu bem-estar. Então, se costuma sempre esperar pelo pior e reclamar pelas coisas que saem diferente do que esperava, experimente adotar uma postura mais positiva, olhando para tudo de bom que lhe cerca e sendo grato.

5 – Ter Momentos de Lazer

Trabalhar e cumprir com suas obrigações é necessário, porém, é preciso se lembrar que também precisa relaxar a mente e se divertir. Estar entre amigos, praticar esportes, conhecer lugares novos, tudo isso te fará muito bem e ajudará a ter uma vida muito mais equilibrada e feliz.

Como se pode ver, a falta de ar constante pode ser sinal de diversos problemas. Por isso, é essencial que procure ajuda médica e, caso descubra que a causa está relacionada à saúde mental, siga as recomendações do profissional e adote medidas que te auxiliem a prezar pelo seu bem-estar e, consequentemente, evitar as crises.

Aproveite para passar a informação adiante, compartilhando este artigo em suas redes sociais!

Copyright:  1437249086 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes