Atire a primeira pedra quem nunca fez algum comentário negativo sobre alguém. Entretanto, não é por se tratar de algo comum que deve continuar sendo feito, pois falar dos outros é tão prejudicial para quem faz quanto para o indivíduo citado. Afinal, quando você se preocupa com a vida alheia, deixa de se concentrar na sua própria vida e nas coisas que realmente importam. Continue essa reflexão comigo e entenda os motivos para evitar completamente falar mal de terceiros.

Saiba como cultivar melhores relações pessoais e profissionais!
Baixe agora meu ebook “Tudo Sobre Coaching”! É um Presente!

Entenda o Que a Atitude de Falar dos Outros Pode Representar

Falar sobre o relacionamento, a roupa ou o comportamento de alguém é uma atitude que diz mais a respeito de quem fala do que sobre a pessoa citada. Inclusive, existe uma citação bastante famosa de Freud que descreve exatamente isso: “Quando Pedro me fala sobre Paulo, sei mais de Pedro que de Paulo”. Através dessa frase curta, o pai da psicanálise mostrou de forma fantástica como funciona a projeção, um mecanismo de defesa que consiste em apontar em terceiros coisas que incomodam um indivíduo em seu próprio comportamento.

Nesse sentido, quando uma pessoa critica as atitudes de um colega de trabalho, por exemplo, dizendo que ele gosta de aparecer, pode ser um sinal de que ela gostaria de estar naquele lugar, realizando todas aquelas coisas e se destacando na empresa. Por essa razão, sempre que perceber que está se incomodando demais com algo que se refere a um terceiro, é fundamental que olhe para si a fim de entender o motivo para estar se sentindo assim.

Quando o assunto é falar dos outros, não há como não pensarmos na internet, que possibilita que pessoas se encorajem a falar qualquer coisa por estarem “protegidas” por uma tela. A verdade é que a maldade é a mesma, independente se o alvo do comentário for um vizinho ou uma celebridade, pois ambos são seres humanos que sofrem e se magoam. Portanto, tenha o mesmo cuidado na internet que tem na vida off-line, sempre se lembrando que está se referindo a uma pessoa que poderá se entristecer com aquele comentário.

Vale lembrar que, além dessas questões pessoais, ao fazer uma fofoca sobre uma pessoa você pode estar prejudicando-a gravemente. E isso já é motivo o suficiente para evitar fazer isso, afinal, tenho a certeza de que não gostaria que fizessem o mesmo contigo, certo? Então, faça a sua parte e evite se apegar em argumentos do tipo: todos estão falando, serei apenas mais um. Que tal pegar o caminho inverso e começar em você a mudança que deseja ver no mundo? Acredite, a sua atitude irá fazer a diferença.

7 Dicas Para Evitar Falar dos Outros e Se Manter Longe de Fofocas

PSC

Depois de entender melhor o quanto falar dos outros é prejudicial, confira dicas de como evitar essa atitude e prezar sempre por passar adiante apenas coisas boas, que possam de alguma forma agregar para outras pessoas.

1 – Coloque-se no Lugar do Outro

Uma atitude capaz de eliminar grande parte dos comportamento inadequados e prejudiciais é se colocar no lugar da outra pessoa. Em se tratando de falar da vida alheia, isso se torna ainda mais importante, pois permite que reflita e pense se gostaria que estivessem falando a seu respeito. Faça esse exercício e siga sempre a sua consciência, pois ela irá te levar para o melhor caminho.

2 – Ignore Quando Fizerem uma Fofoca Perto de Você

Mesmo que decida não falar dos outros, pode acontecer de que outras pessoas façam isso na sua presença. Nesse caso, é fundamental que ignore os comentários e não contribua com a fofoca. Caso perguntem a sua opinião, diga que prefere não se envolver e siga o seu caminho. Acredite, é muito mais válido passar por chato do que fazer parte de algo que não irá trazer nada de positivo para ninguém.

3 – Nunca Passe Para Frente Algo Que Ouvir

Além de ignorar as fofocas, é importante que evite passar para frente mesmo aquelas que ouvir “sem querer”, pois apenas o fato de ajudar a propagá-las já será prejudicial. Lembre-se que você não tem como evitar que elas cheguem até você, mas pode escolher se irá ou não passar adiante.

4 – Mantenha o Foco em Si Mesmo

Ao invés de se ocupar com a vida alheia e canalizar suas energias para o mal, procure focar em si mesmo, em se conhecer, traçar metas e ir em busca delas. Assim, não sentirá vontade de fazer fofocas, pois pessoas felizes e realizadas não têm tempo para desperdiçar com esse tipo de coisa. Direcione os seus esforços para o bem e veja o quanto isso é poderoso e transformador.

5 – Concentre-se em Fatos e Não em Suposições

Quando ouvir uma fofoca que tenha você como alvo, procure se acalmar para evitar agir de modo intempestivo e acabar fazendo coisas das quais venha a se arrepender. Em primeiro lugar, concentre-se nos fatos e não em suposições, e busque a verdade antes de acreditar em tudo o que dizem. Lembre-se, existem muitas pessoas maldosas que se baseiam em mentiras para se sentirem superiores e expressarem sua insatisfação.

6 – Trate Assuntos Delicados Com Respeito

Quando a fofoca em questão trata de assuntos delicados, é importante ter ainda mais cuidado, pois certamente se trata de algo que é extremamente sensível para alguém. Portanto, evite mais ainda falar sobre divórcios, perdas e outros tipos de situação que, por si só, já são dolorosas. Espalhar informações a respeito fará com que o indivíduo que está passando por isso sofra ainda mais.

Manter um bom relacionamento com os colegas de trabalho é um fator importante para a felicidade.
Descubra como está a sua aqui!

7 – Evite Julgar Sem Conhecer a Verdade

Por fim, evite julgar qualquer situação que seja sem conhecer a verdade, assim, evitará formar opiniões baseadas em informações que não condizem com a realidade. Ah, e claro, concentre-se em buscar apenas as verdades que lhe dizem respeito, pois situações que envolvem terceiros interessam apenas a eles.

Falar dos outros é uma forma de deixar de lado os próprios problemas para apontar os de outras pessoas e se sentir superior. Uma atitude que não traz nada de bom, nem para quem faz e nem para quem é citado. Afinal, quem cuida da vida alheia, acaba se descuidando da sua própria vida. Pense nisso!

 

Copyright: Google – formacao.cancaonova.com