Já falei em diversos artigos aqui em meu blog a respeito da importância que a gratidão tem em nossas vidas. Através delas torna-se possível tirar o foco das ausências para valorizar as presenças, ou seja, tudo o que se tem. E uma forma bastante interessante de se estimular a ser grato é através da confecção de um pote da gratidão, um local em que irá colocar todos os motivos que tem para se alegrar diariamente. Assim, sempre que se sentir desanimado, poderá ir até o seu pote e relembrar de todas aquelas razões que tem para agradecer.

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano!
Conheça mais sobre essa metodologia, acesse “Tudo Sobre Coaching”!

5 Benefícios da Gratidão Para a Sua Vida

Antes de dar continuidade ao tema do artigo, que é o pote da gratidão, é preciso falar mais a respeito dos benefícios que esse sentimento é capaz de te proporcionar. Veja, a seguir, cinco benefícios comprovados cientificamente que a gratidão pode oferecer.

1 – Relacionamentos Mais Positivos

Quando se é grato, mais do que dizer “obrigado” quando alguém lhe direcionar um gesto positivo, esse sentimento é naturalmente demonstrado através de atitudes e palavras. Dessa maneira, as pessoas com quem se relaciona irão perceber o apreço que sente por elas, o que irá fazer com que os laços que os unem se tornem cada vez mais fortes.

2 – Melhora na Saúde Física

Os benefícios da gratidão se transformam em um círculo virtuoso que impacta, também, na saúde. Estudos constataram que pessoas que são gratas tendem a cuidar mais de si e a levar a vida de maneira mais saudável. Além disso, a sua forma positiva de enxergar a vida faz com que sintam menos dores.

3 – Mais Equilíbrio Emocional

Como corpo e mente estão completamente conectados, os benefícios da gratidão se estendem ao lado emocional. Aqueles que experimentam esse sentimento poderoso tendem a ser mais positivos, guardar menos ressentimentos e não se sentirem frustrados quando algo acontece de maneira diferente do esperado.

4 – Mais Empatia

PSC

Os indivíduos agradecidos tendem a agir de forma mais empática em relação aos outros, mesmo quando não se recebe um tratamento compatível. Isso é positivo porque evita discussões e desentendimentos, promovendo a união e a compreensão. Se existe um sentimento capaz de transformar o mundo certamente é a empatia.

5 – Melhora na Autoestima

Uma pesquisa realizada com atletas descobriu que a gratidão foi capaz de impulsionar a autoestima deles, o que contribuiu ativamente com o desempenho de cada um em suas respectivas modalidades esportivas. E o mesmo acontece com pessoas comuns, que passam a dar maior valor a si mesmas quando se tornam gratas por serem quem são.

Como Fazer um Pote da Gratidão

Dizem que as pessoas genuinamente gratas são 30% mais felizes, então, se você quer fazer parte dessa estatística, comece fazendo o seu pote da gratidão. Veja o passo a passo a seguir e aproveite este momento para refletir sobre todas as bênçãos e dádivas que fazem parte da sua vida.

A Escolha do Pote

O primeiro passo é eleger um pote para depositar toda a sua gratidão. Pode ser um vidro vazio de algum alimento ou qualquer recipiente que desejar. Para torná-lo mais especial você poderá decorá-lo com fitas, tecidos, linhas coloridas, adesivos e o que desejar. Inclusive essa é uma atividade bastante interessante para fazer com amigos, familiares e, até mesmo, incluir as crianças, para que elas aprendam desde cedo a importância de serem gratas.

Um detalhe interessante a se fazer é utilizar uma caneta, dessas de marcação permanente, e escrever a palavra gratidão no vidro ou na tampa. Assim, sempre que olhar para o seu pote irá rapidamente se lembrar que possui inúmeros motivos para ser feliz e ter orgulho de ser quem você é.

Escrevendo os Bilhetes de Gratidão

Depois que o pote estiver pronto, chega o momento de confeccionar os bilhetes que serão depositados dentro dele. Para isso, recorte pedaços pequenos de papel ou utilize blocos já no tamanho ideal para dobrar e depositar no recipiente. Para começar, você poderá escrever vários motivos que tem para ser grato de uma vez e, então, ir acrescentando um ou mais por dia, para que isso se transforme em um hábito na sua vida.

Se desejar, poderá manter esse costume para sempre, pois, acredite, se souber enxergar sempre irá encontrar motivos para agradecer. Você pode registrar os seus agradecimentos em relação ao seu trabalho, ao seu relacionamento amoroso, à sua família, aos seus amigos, aos estudos, à sua saúde, enfim, as razões são as mais diversas. Para identificá-las é importante que pense em todos os elementos que são essenciais em sua vida, mesmo aqueles que pareçam mais simples.

A Abertura do Pote da Gratidão

A principal intenção do pote da gratidão é funcionar como um exercício para que se sinta feliz ao registrar cada motivo no papel. Entretanto, ele poderá ser utilizado por você quando estiver atravessando momentos delicados e quiser se lembrar do quanto é uma pessoa abençoada. Tenho a certeza de que, ao abrir cada um daqueles papeizinhos, o seu coração irá se encher de amor e motivação para seguir adiante.

Pote da Gratidão Para Presentear

Outra ideia bastante interessante é fazer um pote da gratidão para presentear uma pessoa especial. Dessa maneira, todos os motivos que escrever e colocar no vidro deverão ser direcionados a ela. Você pode, por exemplo, fazer isso para oferecer a um ente querido que esteja passando por uma fase delicada ou mesmo para demonstrar todo o seu amor e admiração.

Tenho a certeza de que a pessoa presenteada ficará super feliz com o seu gesto. Além de ela se sentir amada, também poderá se inspirar na sua ideia e fazer com que a gratidão se torne um valor fundamental em sua vida. Essa é a prova de que é possível dar um presente significativo a alguém sem ter que pagar caro por ele. Faça isso por aqueles que ama e veja o quanto essa atitude simples poderá ser capaz de grandes e positivas transformações.

Espero que tenha gostado da sugestão e que o pote da gratidão te incentive a reconhecer que a vida é um verdadeiro presente.

 

Copyright: 1100029196 – https://www.shutterstock.com/pt/g/inspiring