Estamos vivendo a era do exibicionismo, em que muitos não abrem mão de mostrar nas redes sociais o quanto são felizes e bem-sucedidos. Contudo, não há como responsabilizar a internet pelo surgimento desse comportamento, pois ele sempre existiu, o que mudou é que hoje se tornou mais fácil ostentar felicidade, beleza, inteligência e riqueza através de vídeos, textos e fotografias, que são publicados com apenas alguns cliques.

Como todo excesso, a necessidade de se exibir não é saudável e pode ser sinal de uma grande insegurança, o que torna tudo isso um tanto quanto paradoxal. Por esse motivo, é preciso ter certo cuidado para lidar com exibicionistas, principalmente com aqueles indivíduos que forem importantes para você, pois, na maioria dos casos, essa exibição não é feita com o intuito de menosprezar alguém e sim para reafirmar aos outros e a si mesmo que é feliz e capaz.

Saiba como cultivar melhores relações pessoais e profissionais!
Baixe agora meu ebook “Tudo Sobre Coaching”! É um Presente!

De Onde Vem a Necessidade Exagerada de Aparecer?

Quando conquistamos algo que desejamos muito, é natural sentir vontade de compartilhar isso com pessoas queridas, principalmente com aquelas que torceram pelo nosso sucesso. Isso é saudável e faz parte do comportamento humano, afinal, todos nós gostamos de ver nossos esforços sendo reconhecidos. Entretanto, existe uma linha tênue entre o que é saudável e o que é exagerado. Para evitar rompê-la, é necessário que cada indivíduo esteja sempre atento às suas emoções e pensamentos, para que identifique o que está motivando cada necessidade.

Em grande parte dos casos, esse desejo exagerado de mostrar que tem uma vida perfeita é sinal de que a realidade é um tanto quanto diferente. Esse comportamento acaba sendo utilizado como um mecanismo de defesa, para que o indivíduo busque externamente o reconhecimento que ele não está encontrando dentro de si. Desse modo, se ele não se sente realmente feliz ou competente, irá se utilizar de outros artifícios para chamar a atenção, como bens materiais, viagens, amigos importantes, entre outros.

Recorrer ao exibicionismo para se autoafirmar e passar uma imagem positiva para os demais é uma ideia um tanto quanto contraditória, pois o que costuma acontecer é que a maioria veja tudo isso como uma atitude vazia e sem sentido. Então, a tentativa de abafar a baixa autoestima acaba sendo uma forma de torná-la mais evidente. Dito isso, podemos concluir que o melhor caminho a ser seguido é sempre ser honesto consigo mesmo para entender as origens dos vazios que se tem, a fim de preenchê-los com o que realmente precisam e não apenas tapar buracos.

7 Dicas de Como Lidar Com o Exibicionismo

PSC

Depois de entender a origem de grande parte dos casos de exibicionismo, confira dicas que irão te ajudar a lidar com pessoas que apresentam esse tipo de comportamento. Ao colocá-las em prática, conseguirá conviver harmonicamente com diversos perfis sem se deixar influenciar.

1 – Tenha consciência em relação a quem você é

Antes de se preparar para lidar com outras pessoas, é essencial que olhe para si mesmo, pois é através do autoconhecimento que irá se fortalecer para que o comportamento de terceiros não te atinja. Mantenha um diálogo interno para que identifique as suas qualidades e os pontos que acredita que pode melhorar, desse modo, nada do que vier de fora terá o poder de te abalar.

2 – Evite se comparar com os outros

Uma pessoa exibicionista costuma mostrar das mais diferentes maneiras que é feliz, competente, sofisticada, bonita. Se você não estiver consciente das suas qualidades, pode acabar se sentindo inferior. Desse modo, jamais se compare com alguém que gosta de se exibir, pois ninguém tem uma vida perfeita, todos têm problemas e desafios a serem enfrentados. Além disso, comparações nunca são justas, pois ignoram o fato de que cada indivíduo é único.

3 – Não entre em uma competição com um exibicionista

Assim como as comparações devem ser evitadas, é importante também evitar a competição. Se sempre que a pessoa exibicionista disser o quanto está feliz você tentar se mostrar ainda melhor do que ela, esse ciclo vicioso nunca irá se acabar. Prefira responder de maneira positiva, felicitando-a por suas conquistas, mesmo quando souber que não são verdadeiras. Dessa maneira, estará mostrando que nada disso te atinge.

4 – Observe as suas reações em relação ao comportamento do outro

Quando algo em outra pessoa nos incomoda, antes de criticá-la, devemos olhar para nós mesmos, a fim de entender a razão para tal. Então, caso o exibicionismo alheio esteja te afetando mais do que o normal, questione-se e reflita a respeito. Porém, faça isso sem se julgar, pois sentir culpa não irá te ajudar em nada, muito pelo contrário. Assim, ao encontrar o motivo, poderá trabalhar isso em seu interior e se libertar de sensações ruins que não agregam.

5 – Seja gentil, pois suas ações são um espelho

Seja sempre gentil com as outras pessoas, incluindo as exibicionistas, pois suas ações são como um espelho, se oferecer o bem estará aumentando as chances de recebê-lo de volta. Desse modo, ao invés de responder de maneira rude quando alguém estiver se exibindo, fale com gentileza e mantenha a mesma postura com ela no dia a dia em outras situações, pois se irritar apenas fará com que você se prejudique e acabe parecendo invejoso.

6 – Aja sempre com naturalidade quando alguém estiver se exibindo

Nos momentos específicos de exibição, procure agir com naturalidade, sem criticar o que ela está dizendo, mas também sem estimulá-la a continuar. O segredo está em manter o equilíbrio, pois os exibicionistas precisam de plateia e, quando ela não demonstra muita animação com o que está ouvindo, eles tendem a mudar esse comportamento com o passar do tempo.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

7 – Se tem intimidade o suficiente, converse com a pessoa

A última dica vale apenas para quando o exibicionista é uma pessoa muito próxima e que você gosta muito. Nesse caso, pense na possibilidade de chamá-la para conversar e dar a oportunidade para que ela se abra e conte a real razão para ter essa necessidade de se autoafirmar. Porém, faça isso com cautela e respeito, para que não acabe sendo mal interpretado.

Todo ser humano está sujeito a se tornar exibicionista, por isso, é sempre importante manter uma conexão consigo mesmo, para que ouça a sua voz interior e identifique quando algo estiver fora de lugar. Lembre-se sempre que o autoconhecimento é a chave da evolução.

Copyright: 1104501578 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fancy+studio