Quando foi a última vez que você fez um exame de consciência e refletiu a respeito de suas ações e seus pensamentos? Saiba que essa é uma ação muito importante para que se conheça melhor e encontre o caminho da evolução. Lembrando que a intenção não é que se culpe, até porque a culpa é um sentimento que inibe ao invés de motivar alguém a melhorar, e sim de entender as emoções e ideias que motivam suas atitudes, sem julgamentos.

Com a correria do dia a dia, muitos acabam entrando no que chamamos de piloto automático. Eles vão apenas reagindo aos estímulos, sem parar para pensar nas consequências de suas decisões. Com isso, coisas importantes acabam ficando para segundo plano, como é o caso do amor-próprio e da busca pelo equilíbrio emocional. Por essa razão, conectar-se consigo mesmo é um gesto fundamental de autocuidado, algo que todos deveriam priorizar.

O Que é o Exame de Consciência?

O exame de consciência também pode ser chamado de autorreflexão, pois consiste em parar durante alguns minutos do seu dia, de preferência antes de dormir, para pensar nas experiências que viveu e na maneira que reagiu a elas. Caso tenha discutido com alguém ou deixado de dizer o que gostaria, por exemplo, irá buscar dentro de si explicações para tal e, então, poder agir de forma diferente em uma próxima oportunidade.

Atletas de diversos esportes costumam assistir vídeos de sua performance para que identifiquem suas falhas e acertos e, assim, saibam o que precisar fazer para tornar o que é bom ainda melhor e, claro, corrigirem os erros. O exame de consciência é praticamente o mesmo, mas com a diferença de que as filmagens são substituídas pelas suas memórias sobre tudo o que viveu e a sua maneira de enxergar o mundo.

Quando uma pessoa vive sem parar para refletir a respeito de seu comportamento, suas emoções e escolhas, corre o risco de viver uma vida que não é compatível com a sua real essência. É o mesmo do que comprar uma roupa escolhida por outra pessoa, sem ter tido a oportunidade de experimentá-la e de verificar se a peça combina com o seu estilo.

A Importância do Exame de Consciência e Seus Benefícios

Para alguns, dedicar um tempo do seu dia para refletir é um desperdício, mas a realidade é que se trata daquele tipo de ação em que você dá um passo para trás para depois saltar dois à frente. Além disso, são apenas alguns minutos que em nada irão comprometer a sua produtividade e que trarão inúmeros benefícios para o seu bem-estar emocional e, consequentemente, para os relacionamentos e desempenho profissional.

PSC

Confira, a seguir, os principais benefícios que adotar o hábito de refletir sobre suas ações e pensamentos pode ter proporcionar.

1 – Oportunidade Para Reconhecer os Seus Erros

Durante o exame de consciência, você irá refletir a respeito de sua postura nas mais diferentes situações e isso irá possibilitar que pense melhor em relação a palavras e atitudes que direcionou a outras pessoas. Faça a si mesmo os seguintes questionamentos: fui justo e correto? O que eu pensaria se agissem dessa maneira comigo? Assim, poderá repensar para concluir se realmente errou e, se for o caso, pedir perdão a quem magoou e fazer o possível para consertar o que fez.

2 – Maior Entendimento Sobre uma Situação

Quando um indivíduo vive no piloto automático, não consegue ter um entendimento profundo sobre aquilo que lhe acontece. Se um colega de trabalho fala de forma mais ríspida, por exemplo, a primeira reação pode ser se ofender e revidar. Contudo, após parar para refletir poderá se dar conta de que aquilo não foi pessoal e que o outro está passando por um momento delicado da vida. O exame de consciência é necessário porque nem tudo o que parece é, e apenas a reflexão permite que se considere todos os pormenores envolvidos.

3 – Permite Que Adote uma Postura Proativa

Ainda citando o exemplo anterior, do colega que fala com certa rispidez, se alterar e revidar é uma reação impensada, que pode dar início a uma série de problemas. Quando adotar o hábito de refletir sobre as situações, deixará de ser uma pessoa que reage e depois se arrepende do que disse, passando a responder aos estímulos com sabedoria. Levar um tapa e, na mesma hora, revidar com outro, por exemplo, é reagir sem considerar as consequências e esse não é um caminho positivo, pois o melhor é colocar fim para a situação e não torná-la ainda mais grave.

4 – Promove o Aprendizado

Você se lembra dos tempos de escola em que recebia o conhecimento na sala de aula e depois estudava em casa para fixar o conhecimento e se preparar para as provas? Na vida acontece da mesma forma, é preciso refletir sobre as experiências vividas posteriormente, a fim de extrair todo o aprendizado que elas têm a oferecer. Sem esse momento de reflexão, lições poderosas correm o risco de serem perdidas. Não deixe que isso aconteça contigo, reflita, analise a situação e veja o quanto poderá aprender e evoluir.

5 – Permite Que Faça Escolhas de Maneira Consciente

O exame de consciência permite que uma pessoa analise as opções que tem com cautela para, então, tomar suas decisões com maior segurança. Isso se torna necessário principalmente para evitar que pressões sociais te levem a optar por caminhos que não te representam verdadeiramente. Portanto, antes de se deixar levar por influências externas, olhe para dentro de si, saiba o que te faz feliz, te realiza e baseie suas escolhas nisso, porque é assim que irá alcançar a felicidade e a realização pessoal.

Ao fazer o seu exame de consciência, reflita a respeito de si, seu equilíbrio emocional, sua saúde, as coisas que considera mais importantes, suas ações, mas sempre de forma leve, sem julgamentos e cobranças. Mantenha o foco em aprender, ser grato por tudo o que possui, evoluir e, assim, se tornar uma pessoa melhor para si e para o mundo. Comece hoje mesmo e veja as transformações positivas que irão acontecer em sua vida!

 

Copyright:Google – https://cleofas.com.br/