Se formos comparar a realidade das mulheres do século passado com a atual, iremos perceber uma grande evolução. De coadjuvantes na sociedade, elas se tornaram protagonistas e vêm mostrando a cada dia que têm total capacidade de se destacarem nas mais diferentes áreas, algo que antes se cabia apenas aos homens. Aquele velho ditado que diz que por trás de um grande homem existe uma grande mulher se tornou completamente ultrapassado, pois elas não precisam mais ficar escondidas.

É claro que a nossa sociedade ainda tem muito a evoluir, principalmente em países que ainda tratam as mulheres como seres dependentes e frágeis. Contudo, precisamos reconhecer os grandes avanços que já tivemos, o que se deve principalmente a elas, que estão todos os dias mostrando que são capazes e que não abrem mão de tudo o que lhes é de direito.

Passado x Presente – Uma comparação que mostra a evolução feminina na sociedade

No passado, as mulheres eram criadas desde pequenas para cuidarem do lar, dos filhos e do marido. De forma generalizada, era basicamente uma preparação para o casamento, que costumava acontecer em um período da vida em que hoje as meninas estão ainda estudando, entre 16 e 20 anos. Em grande parte dos casos, o noivo era escolhido pela família, considerando principalmente suas posses e os benefícios para os negócios.

Estudar ou ter uma carreira? Nem pensar, geralmente estudavam apenas o básico e logo eram instruídas a lavar, passar, cozinhar e estarem sempre bonitas para seus maridos. Isso sem contar em outros direitos que elas não tinham, como votar, se divorciar, viajarem sozinhas, entre tantos outros. Coisas que hoje, felizmente, elas fazem livremente, pelo menos em países com culturas semelhantes à nossa.

Atualmente, uma mulher pode escolher se irá se casar e com quem, se terá filhos, qual carreira irá seguir, além de poder votar nos candidatos que melhor representam o que deseja para sua cidade, estado e país. E todos esses são direitos básicos, mas que elas conseguiram apenas depois de muito tempo. Para se ter uma ideia, em 1932, elas precisavam de autorização do marido para votarem, e apenas em 1934 puderam exercer o direito ao voto sem restrição.

As diferenças entre passado e presente são muitas e trazem benefícios para todos. Com a evolução feminina, pudemos ter mulheres em posições de destaque em empresas, na sociedade e na política, e é fato que elas possuem uma visão diferenciada em comparação aos homens, o que as permite tomarem decisões considerando outras perspectivas. Todos só têm a ganhar com a ascensão da mulher e não se trata de travar uma competição com homens e sim de terem a oportunidade de trabalhar juntos, lado a lado, construindo um mundo melhor para todos.

5 Mulheres que são grandes exemplos de liderança

PSC

Todas as mulheres, sem exceção, têm um papel muito importante na evolução feminina na sociedade, porém, existem aquelas que se destacam por terem se tornado conhecidas e terem impactado um grande número de pessoas. Veja, a seguir, cinco exemplos de mulheres que representam muito bem o poder feminino e inspiram através do seu trabalho.

1 – Luiza Helena Trajano

A primeira da lista é uma brasileira que representa muito bem o nossos país quando se trata de empreendedorismo. Uma mulher que transformou a pequena rede de lojas dos tios em uma das maiores empresas de varejo do Brasil, o Magazine Luiza, que tem um e-commerce conhecido como Magalu. Além do grande sucesso em vendas, a companhia faz parte da lista de melhores lugares para se trabalhar no Brasil, o que se deve à forma com a qual tratam seus colaboradores.

2 – Oprah Winfrey

Oprah Winfrey é muito mais do que uma apresentadora de TV, ela é uma visionária, o que fez com que se tornasse a primeira mulher negra a ocupar uma lista de bilionários. Sua carreira na televisão começou um pouco diferente da forma com a qual ela ficou conhecida, pois trabalhava como âncora em um telejornal. Com o tempo, percebeu que seu perfil poderia dar mais certo em um programa com outra abordagem. Então, ela fundou uma produtora e começou a produzir o seu próprio talk show, que se tornou conhecido em todo o mundo.

3 – Coco Chanel

O nome por trás da cobiçada grife francesa, Coco Chanel, nascida em 1883, revolucionou a forma com a qual as mulheres se vestiam em uma época em que elas mal mostravam as pernas. De origem simples, perdeu a mãe ainda na infância e foi levada pelo pai para viver em um orfanato. Ela cresceu e precisou trabalhar para se sustentar, um desses empregos foi em uma loja de tecido, onde aprendeu a costurar e pode dar início a uma das maiores marcas de luxo de todos os tempos.

4 – Michelle Obama

Michelle Obama é um grande exemplo de que o ditado que citei no início, que dizia que por trás de um grande homem existe uma grande mulher, caiu por terra. Casada com o ex-presidente norte americano Barack Obama, ela esteve ao lado do marido durante todo o período de mandato, comandando projetos e deixando um legado fantástico para as mulheres de todo o mundo.

5 – Zilda Arns

Mais uma brasileira que deixou seu legado através de um trabalho social incrível. Fundadora da Pastoral da Criança, Zilda, que era pediatra, aliou seu conhecimento científico à cultura popular para desenvolver meios de apoiar crianças e gestantes, combatendo a desnutrição e outros problemas, a fim de construir uma sociedade melhor para todos.

A sociedade ainda tem muito o que evoluir para que mulheres e homens vivam com igualdade. Entretanto, isso não nos impede de comemorar os progressos alcançados até aqui. Além disso, vale lembrar que todos nós podemos contribuir para a evolução feminina na sociedade, empoderando-as e concedendo a elas o espaço que lhes é de direito. Se você conhece uma mulher que ainda não se deu conta de sua força e potencial, incentive-a a se desenvolver e ir em busca de seus objetivos. Quando ela se der conta de seu poder, nada poderá pará-la.

Se gostou, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e leve a informação sobre a evolução feminina na sociedade adiante!

Fontes:

https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI274136,51045-Cidadania+da+mulher+a+conquista+historica+do+voto+feminino+no+Brasil

https://mulherlider.com.br/blog/lideranca-feminina-conheca-10-lideres-de-sucesso/

https://www.napratica.org.br/lideres-mulheres-falam-sobre-poder/

https://www.ebiografia.com/coco_chanel/

https://mdemulher.abril.com.br/estilo-de-vida/20-mulheres-brasileiras-que-fizeram-historia/

Copyright:  1426833578 – https://www.shutterstock.com/pt/g/Kiefer+pix