Grande parte dos problemas relacionados a operadoras de telefonia, TV a cabo, assinaturas de revistas e tantos outros são resolvidos através do telefone. Os clientes ligam para uma central e são atendidos por profissionais de telemarketing. Em muitos casos, o consumidor que faz a ligação está irritado com o serviço prestado e acaba descontando naquele que está do outro lado da linha. Como resultado, os indivíduos que trabalham nessa área estão sofrendo cada vez mais com o estresse que é gerado pelo cansaço e a pressão para resolver questões que, muitas vezes, fogem do seu alcance.

O que faz um profissional de telemarketing?

Como disse no início, os profissionais de telemarketing são aqueles com os quais falamos ao entrarmos em contato com empresas de diversos segmentos, como telefonia, TV a cabo, internet, entre outras. São pessoas que, na maioria dos casos, não são funcionários diretos da prestadora de serviços da qual somos clientes e sim de uma central que atende em nome de várias organizações.

Na maioria dos casos, são jovens que estão entrando no mercado de trabalho, o que se deve ao fato de que o cargo não costuma requerer experiência, já que todos passam por um treinamento para saberem como portar ao telefone. Assim, são pessoas inexperientes, tanto em relação ao trabalho quanto à vida, o que, muitas vezes, os torna mais vulneráveis à pressão das longas horas de atendimento e, principalmente, dos clientes raivosos que despejam neles toda sua decepção com o serviço contratado.

Fatores que geram estresse entre profissionais de telemarketing

Existem diversos fatores que contribuem para que os profissionais de telemarketing sofram com os sintomas do estresse. Confira, a seguir, alguns dos desafios enfrentados por boa parte desses trabalhadores.

Estresse dos clientes

Experimente falar a palavra telemarketing em uma roda de amigos e irá perceber o quanto essa palavra virou sinônimo de algo pejorativo. Afinal, temos que convir que muitas vezes é cansativo precisar resolver algo ao telefone com uma empresa, principalmente porque é demorado e, quando a intenção é cancelar um serviço, pode precisar lidar com a insistência do outro lado da linha.

Entretanto, se existe um vilão nessa história certamente não são os profissionais de telemarketing, porque tudo o que eles fazem são cumprir ordens. Inclusive, muitos são treinados para convencerem os clientes que desejam o cancelamento a mudarem de ideia, o que acaba provocando ainda mais a ira daqueles que não desejam manter a assinatura do serviço em questão.

PSC

Boa parte das ligações realizadas e recebidas pelos atendentes diariamente envolvem pessoas que estão nervosas. É claro que, na maioria das vezes, esses consumidores têm razão para se sentirem decepcionados e têm todo o direito de reclamarem, porém, é sempre importante lembrar que aquela pessoa do outro lado da linha não tem culpa e que está ali somente como um porta-voz.

Ofensas pessoais

Dentre os clientes insatisfeitos, existem aqueles que se exaltam apenas em relação à empresa e ao serviço do qual estão reclamando, o que já é um tanto quanto estressante de ouvir. Contudo, outros vão além disso, fazendo ofensas pessoais a quem está do outro lado da linha. Profissionais de telemarketing relatam que já ouviram de tudo, desde palavras de baixo calão, até xingamentos ligados à incompetência e ao fato de terem essa profissão.

É realmente lamentável pensar que uma pessoa que se sente desrespeitada por uma empresa da qual contratou um serviço utiliza essa insatisfação para desrespeitar outro ser humano. Por isso a empatia é uma habilidade tão importante, porque permite que um indivíduo se coloque no lugar do outro antes de agir e, assim, evite fazer coisas que não gostaria que fizessem com ele.

Falta de autonomia para resolver problemas

Um problema relatado por muitos profissionais de telemarketing é a falta de autonomia para resolverem os problemas dos clientes. Como eles são treinados para fazerem as ligações seguindo um script, muitas vezes com falas prontas, não podem seguir por outros caminhos. Esse padrão, inclusive, faz com que os clientes fiquem mais irritados, despejando sua ira nos atendentes.

Baixos salários

A média salarial de um profissional de telemarketing não costuma passar de um salário mínimo. Existem empresas que oferecem bonificação quando metas são batidas, porém, costuma ser custoso conseguir alcançá-las, já que o dia a dia da profissão, por si só, já é desgastante.

Longas horas ao telefone

O cansaço físico e mental é mais um fator que contribui para o estresse dos profissionais de telemarketing. Eles trabalham por seis horas diárias, que podem ser estendidas para oito em caso de grande necessidade por parte da empresa. Dentro desse tempo, os atendentes fazem algumas pausas para alimentação, mas que costumam ser curtas. O fato de permanecerem fazendo ligações seguidas, sentados na mesma posição, acaba intensificando o estresse que eles já sentem por conta dos outros fatores já citados.

Dicas para manter o equilíbrio trabalhando com telemarketing

Se você está lendo este artigo porque trabalha com telemarketing e está enfrentando problemas emocionais, em primeiro lugar sugiro com procure ajuda profissional. Atualmente, universidades que possuem curso de psicologia costumam oferecer atendimento gratuito, além disso, muitas empresas de telemarketing oferecem esse suporte aos seus colaboradores, procure saber se é o caso da companhia em que trabalha.

Outras medidas que podem ajudar é realizar atividades que considere prazerosas fora do trabalho, como ler, meditar, praticar esportes. Cuide da sua saúde física e mental com seriedade e procure ajuda a qualquer sinal de problema. Você não precisa sofrer calado e, ao dividir o fardo que está sentindo, verá como se tornará mais leve.

Por fim, por mais delicado que seja ouvir xingamentos ao telefone, lembre-se sempre que nada daquilo é pessoal. Se o indivíduo do outro lado da linha não tem empatia, tenha por ele, imagine que pode ter tido um dia péssimo, estar cheio de problemas e se sentindo desrespeitado pela empresa da qual contratou um serviço. A intenção disso não é que ache normal alguém despejar suas frustrações no outro e sim que realmente entenda que tudo o que ele está dizendo não te pertence.

Você trabalha ou já trabalhou com telemarketing? Conte-me sobre sua experiência nos comentários abaixo e ajude outras pessoas a entenderem melhor os percalços da profissão.

Copyright:  1438819121 – https://www.shutterstock.com/pt/g/Asier+Romero