oceano azul

Blocberry/Shutterstock A estratégia do Oceano Azul traz a oportunidade de explorar novos nichos e destacar-se no mercado

A Estratégia do Oceano Azul consiste em explorar o inexplorado, ou seja, buscar novos mercados além daqueles em que todos já atuam e ampliar as possibilidades do negócio. Aqui, o foco central não são os consumidores comuns, mas aqueles de nichos em potencial, onde há grandes chances de crescimento e retorno financeiro.

Essa visão foi desenvolvida no meio empresarial, em contraponto à estratégia do Oceano Vermelho, onde os negócios concorriam entre si para vencer a disputa na preferência dos consumidores. Logicamente, os mercados neste contexto ficaram saturados, pois há muita oferta, o que acaba por pulverizar a lucratividade das empresas.

Na visão do Oceano Azul a ideia de competir por todos os clientes deixa de existir, pois aqui a intenção é alcançar os clientes certos, aqueles que precisam ser atendidos e não necessariamente foram atingidos pelo mercado, pelas empresas. Os pilares deste conceito são – processo justo, inovação e liderança efetiva com foco em mudanças.

Oceano Azul na Prática

Se pensarmos bem, até alguns anos atrás, apenas as pessoas com mais dinheiro poderiam voar de avião, e viajar para fora do país, parecia apenas “coisa de rico”. Com a melhoria na renda do brasileiro, esta também passou a ser uma opção também para a classe média, que dispondo de valores e condições de pagamento mais atrativas, também pode utilizar este meio de transporte para viajar, dentro e fora do Brasil.

Isso ocorreu porque as empresas aéreas viram esta tendência de crescimento e, ao invés de focar apenas no seu público normal, mudou sua abordagem, passando também a oferecer preços mais atrativos para outros grupos de clientes. Isto fez com que muitas empresas internacionais fossem atraídas para o nosso país, o que melhorou diretamente a oferta de voos para os brasileiros. Com isso, tanto as empresas como os consumidores saíram ganhando.

Coaching para Potencializar as Estratégias

Por trás da estratégia, com certeza, existem seres humanos que precisam estar muito bem preparados para dar os resultados ao aplicar o método do oceano azul. O Coaching atua no sentido de ajudar o profissional e sua liderança, na ampliação de sua visão estratégia, a desenvolver habilidades e técnicas específicas para gerenciar melhor os processos de sua empresa, liderar com efetividade seus colaboradores, fazer uma melhor gestão do tempo, como também aspectos como negociação e comunicação.

PSC

Este processo de aceleração de resultados e desenvolvimento humano é baseado em metodologias efetivas e ciências como: economia, gestão de pessoas, administração de empresas, psicologia e liderança. Tudo isso confere ao cliente todo o suporte que precisa para identificar seus pontos de melhoria no que tange o gerenciamento do seu negócio e alavancar seus resultados.

Na prática, o Coaching lhe permite trabalhar, de forma objetiva, planejada e assertiva, para desenvolver seus pontos-chave, eliminar crenças e comportamentos limitadores e impulsionar seus talentos e competências, de modo que isso ajude a aplicar a estratégia do oceano azul com mais efetividade e sucesso.

Aproveite todos os benefícios do Coaching e, por meio deste fantástico método, desenvolva a alta performance em seu negócio. Para isso, faça a formação Professional & Self Coaching – PSC e desenvolva-se como líder em todos os sentidos.