fundo-do-poco

O Que é Estar no Fundo do Poço? Não Desista! Recomece!

Por: José Roberto Marques | Blog | 11 de fevereiro de 2018

Já passou por um momento complicado em que se sentiu no fundo do poço e sem perspectivas de melhora? Ser demitido, ver um relacionamento chegando ao fim, perder um ente querido: são exemplos de situações capazes de nos tirar o chão. Se você está vivendo algo parecido nesse momento, saiba que sempre é possível se reerguer e aproveitar, até mesmo estas provações da vida, para aprender algo essencial ou recomeçar de forma diferente.

O Que é Estar no Fundo do Poço?

A metáfora da expressão fundo do poço se refere a situações em que a pessoa não consegue ver uma solução. Dessa forma, ela se sente presa no fundo de um poço, uma metáfora que nos lembra da ideia de buraco sem fundo, dificultando assim a que voltemos a ter nosso chão, nosso local seguro. Assim como aconteceria no sentido literal, sair dessa situação pode ser bastante delicado, pois requer que curemos as feridas e reunamos forças para escalar as paredes e nos libertarmos da sensação de estarmos preso aos problemas. Contudo, está em suas mãos decidir se irá permanecer no escuro ou se sairá em busca da luz e da sua virada de chave. E aí, o que decide?

Como Sair do Fundo do Poço e Recomeçar

Muitas pessoas precisam chegar ao fundo do poço para perceberem que precisam agir de modo diferente para conquistar o que desejam. O desconforto causado por essa sensação pode ser a mola propulsora que estava faltando para que se dê uma guinada na vida. Obviamente, o ideal é não precisar chegar a esse ponto para ter, então, uma atitude, contudo, é importante evitar julgamentos, afinal cada indivíduo tem o seu tempo e os seus motivos, respeitar isso é fundamental.

Aproveite Para Refletir

Se você está se sentindo no fundo do poço, aproveite esse momento para refletir. O que fez com que chegasse nessa situação? Foi alguma atitude sua ou uma circunstância que fugiu do seu controle? Parar para pensar, buscar respostas e se conhecer melhor é o primeiro passo para recomeçar e fazer de forma diferente. As experiências passadas certamente têm muito a te ensinar, permita-se aprender com elas, isso é sinal e evolução e amadurecimento.

Caso esteja sentido culpa e vergonha pelo que viveu, procure enxergar tudo por uma visão diferente. Não há razões para se envergonhar por ter falhado ou feito escolhas ruins, todos os seres humanos estão sujeitos a isso. Caso alguém te julgue, ignore, pois o que importa são suas intenções positivas e a sua essência. Tenho a mais absoluta certeza de que sairá ainda mais forte de tudo isso.

Viva o Luto

Quando se experimenta uma situação delicada, o sofrimento se torna uma consequência natural. Cada um tem a sua forma particular de sofrer, enquanto uns se mantêm reservados, outros preferem desabafar. Independente de qual for o seu perfil, permita-se viver esse luto, pois a melhor maneira de colocar fim a um sofrimento é sentindo-o, até que ele cesse e o sol volte a brilhar.

Contudo, é fundamental se atentar para que esse período não se estenda mais do que o necessário. A cada dia esforce-se um pouco mais para sair dessa situação, procure enxergar que a vida continua e está te dando uma nova chance. Depois de se dedicar à reflexão e se permitir viver o luto, chega o momento de começar a dar os primeiros passos para sair dele.

Encontre o Seu Caminho

É hora de encontrar o seu caminho, as motivações que irão fazer com que tenha força para recomeçar. O motivo inicial para se reerguer é estar vivo, o que já é uma grande razão para ser grato e retribuir desfrutando de cada dia com plenitude. Então, é necessário que amplie a sua visão para que encontre outros motivos, pois tenho a certeza que tem muitos.

Permita-se descobrir novos gostos e sonhos, fazer um novo curso, mudar de emprego, fazer uma viagem, ajudar o próximo, passar mais tempo com as pessoas que ama. O universo nos oferece uma infinidade de motivos para sermos felizes, encontre os seus. Descubra qual é o seu propósito e tenha motivação para continuar e ir em busca da sua felicidade autêntica.

Peça Ajuda

Como disse no início, sair de uma situação em que se sente no fundo do poço pode ser algo bastante delicado. Nesse momento, é fundamental reconhecer quando se precisa de ajuda. Caso seja mais reservado, encontre uma pessoa próxima, positiva e de confiança para se abrir e contar para ela o que está passando. Esse apoio fará toda a diferença e será como um bálsamo para as suas dores.

É importante ressaltar que, quando a falta de ânimo se estende por períodos muito longos, é necessário procurar ajuda médica, a fim de verificar se o trauma vivido não se transformou em uma depressão ou outros tipos de transtornos psíquicos. Se for o caso, não se desespere, pois com o tratamento adequado e o apoio daqueles que ama, com certeza, conseguirá vencer.

Acredite em Si Mesmo

Ao invés de focar na situação a qual se encontra ou já se encontrou algum dia, mire aonde quer chegar, pois é isso que importa. O passado é importante porque trouxe também ensinamentos e aprendizados, entretanto, não há nada que se possa fazer para alterá-lo e mudar os eventos ruins para você. É preciso aprender a conviver com isso da melhor maneira possível. Sofrer pelos erros cometidos ou por eventualidades apenas fará com que se sinta cada vez pior. Escolha focar no lugar que deseja estar e em como quer sentir-se a partir de agora.

Geralmente, aqueles que estão se sentindo no fundo do poço acreditam que todos estão melhores do que eles. Não é porque você teve notícia apenas dos êxitos dos outros que eles não passaram por problemas e situações parecidas com a sua. O sucesso não é um sinal de que não se falhou, mas sim de saber se reerguer após as quedas e de força para continuar. Todos têm desafios a serem superados, cabe a você acreditar em si e reunir forças para se levantar.

Você Pode Vencer!

Sempre que se sentir incapaz e acreditar que não irá conseguir superar essa situação, procure pensar em toda a sua trajetória, em todas as batalhas que já venceu e nas dores que já superou. Mesmo com todos os percalços da vida, o fato de estar vivo e lendo este artigo é um sinal de que fez um bom trabalho e pode continuar fazendo. Acredite no seu potencial, esse é o primeiro passo para vencer.

Espero que esse momento doloroso seja um grande aprendizado em sua vida e que saia dele ainda mais forte e resiliente. Aproveite para se conhecer melhor, pois assim conseguirá curar as suas dores emocionais e se potencializar como profissional, pessoa e ser humano. Busque sua força interior e comece a subir. O melhor está por vir, acredite! Desejo a você paz, força e muita luz nesta jornada!

Fonte:  571880827 – https://www.shutterstock.com/pt/g/evgeny%20hmur

Deixe seu Comentário: