enxergue-coracao-dicas

O Essencial é Invisível aos Olhos – Uma Reflexão Sobre Essa Citação

Por: José Roberto Marques | Blog | 23 de julho de 2019

O livro “O Pequeno Príncipe”, de autoria de Antoine de Saint-Exupéry, apesar de ter sido publicado em 1943, conta com lições eternas, como o fato de que o essencial é invisível aos olhos e só pode ser visto com o coração. Parar para pensar a respeito disso é muito importante, para que repense as coisas para as quais tem dado mais valor em sua vida. Venha fazer essa reflexão comigo e vamos juntos agradecer por tudo de bom que nos cerca!

Valorize verdadeiramente o que nos torna felizes!
Acesse meu desafio “Detox da Mente”. Viva mais leve e feliz!

O Essencial é Invisível aos Olhos – O Que Você Tem Considerado Mais Importante em Sua Vida?

Seguindo o pensamento da citação de Saint-Exupéry, o essencial é tudo aquilo que não pode ser tocado e sim sentido, como o amor, a amizade, a gratidão, a esperança, o caráter, a alegria. Entretanto, muitas vezes, desperdiçamos nossa energia supervalorizando as coisas visíveis, que, embora sejam necessárias para nossa sobrevivência e conforto, não devem nunca serem colocadas na frente daquilo que não tem preço.

Pense bem, ter uma casa ampla e confortável é incrível e não é errado desejar e trabalhar para isso. Contudo, sem pessoas para compartilhar e transformar esse imóvel em um lar, a conquista deixa de ter sentido. E o mesmo vale para tantas outras coisas visíveis, que apenas se tornam significativas quando aprendemos a enxergar o que é essencial para a nossa felicidade.

Considerando tudo isso, te pergunto: dentre as coisas que considera essenciais, quantas são visíveis e invisíveis? Reflita a respeito e anote suas respostas, criando uma lista. Depois, faça uma análise e verifique se está dando maior importância para as coisas do que para as pessoas e os sentimentos. Caso se dê conta de que está focando demais em bens materiais e aparências, acalme-se, pois sempre é tempo de repensar e redefinir prioridades. Lembre-se que é um ser humano que está em constante processo de evolução.

7 Dicas Para Enxergar Com o Coração e Valorizar o Essencial

Apenas o fato de desejar dar mais valor para o que é realmente essencial já é um grande e poderoso passo. Portanto, em vez de se culpar e se sentir uma pessoa vazia, prefira manter o foco na transformação e no que pode fazer para adotar um mindset mais positivo. As dicas a seguir podem te ajudar nisso, confira!

1 – Sinta Gratidão Diariamente

Pelo que você se sente grato neste momento? Já parou para pensar nisso? Saiba que todos os dias temos motivos para agradecer, seja pelo alimento, pela família, pelo trabalho, por ter conseguido realizar algo que tinha planejado, enfim, são muitas as razões. Se forçar a identificar isso com frequência é um passo fundamental para aprender a dar valor ao que é verdadeiramente essencial. No início, é interessante anotar essas informações, para que seu cérebro se acostume a fazer isso naturalmente.

2 – Valorize o Caráter das Pessoas

O que mais te chama a atenção em uma pessoa? O que ela realmente é ou o que parece ser? Saiba que, por mais que a aparência, os títulos e as posses possam ser grandes atrativos em um primeiro momento, são coisas que, por si só, não são capazes de manter relacionamentos. Portanto, prefira olhar além da imagem, considere o caráter, o humor, a personalidade, o indivíduo como ele realmente é, pois é isso que fará a diferença no dia a dia.

3 – Cuide dos Seus Relacionamentos

Por falar em pessoas, elas são um dos maiores tesouros que podemos ter na vida. Inclusive, existe um ditado popular que diz que a gente precisa de gente para ser gente. Essa repetição da palavra “gente” é proposital, para dar ênfase à importância dos relacionamentos humanos, porque através deles temos a oportunidade de nos conhecermos melhor, aprendermos uns com os outros, nos ajudarmos e crescermos juntos, e isso é maravilhoso! Cuide com muito carinho de todas as suas relações, pois cada uma delas tem a sua importância.

4 – Atente-se aos Seus Hábitos de Consumo

Como estão os seus hábitos de consumo? Acha que tem comprado itens que realmente precisa ou tem buscado nas compras um refúgio para a angústia e outros sentimentos? Reflita sobre isso, pois não há problema algum em ter o desejo de comprar algo, desde que isso seja motivado por uma vontade genuína e não por argumentos do tipo: “todo mundo tem, então também preciso”. Consuma de forma consciente, assim, além de ajudar o planeta estará utilizando o seu dinheiro com mais sabedoria.

5 – Desfrute ao Máximo das Experiências

Quando você faz uma viagem, qual a sua maior preocupação: desfrutar de cada instante ou publicar fotos nas redes sociais para que todos vejam que está se divertindo? Se a sua intenção é valorizar o essencial, experimente deixar o celular de lado para viver ao máximo as experiências. Lembrando que não há problemas em querer compartilhar as coisas que viveu com os seus amigos, desde que isso não seja motivado pelo desejo de parecer superior.

Valorize verdadeiramente o que nos torna felizes!
Acesse meu desafio “Detox da Mente”. Viva mais leve e feliz!

6 – Liberte-se do Hábito de Competir Com Terceiros

Falando no desejo de demonstrar superioridade, é importante que evite querer competir com terceiros, em qualquer área. Tenha sempre o desejo de ser melhor do que era, para que trilhe um caminho positivo, de desenvolvimento e evolução. Afinal, você não precisa ter o carro X porque fulano tem e nem viajar para um destino Y porque sicrano foi. Faça escolhas porque as considera significativas e não para provar algo aos outros.

7 – Queira Ser em Vez de Parecer

Por fim, busque sempre manter o foco no ser em vez de querer parecer, porque as suas características serão demonstradas naturalmente através das suas atitudes, e elas são muito mais fortes do que qualquer aparência. Se quer ser inteligente, por exemplo, estude, tenha interesse em aprender e busque se informar. Tentar forçar uma situação, demonstrando que sabe muito pode ter o efeito contrário. Concentre-se em ser o melhor que puder, dentro daquilo que você acredita ser essencial, e o resto virá naturalmente.

Espero que tenha gostado e que este artigo tenha te ajudado a valorizar mais as coisas que são invisíveis aos olhos, mas que são essenciais para a nossa felicidade. Aproveite para deixar o seu comentário abaixo, contando a sua opinião sobre o assunto.

 

Copyright: 522191392 – https://www.shutterstock.com/pt/g/puhhha

Deixe seu Comentário: