Esgotamento Mental: 11 sintomas que você deve tomar cuidado

Por: José Roberto Marques | Blog | 22 de abril de 2017
Profissional com as mãos na cabeça mostrando seu esgotamento mental

Kurhan/Shutterstock O esgotamento mental é um alerta de que você precisa se cuidar!

 

Hoje, mais do que nuca, fazemos tantas coisas ao mesmo tempo, que chegar ao esgotamento mental já não é um acontecimento raro. Por mais poderoso que o nosso cérebro seja, ele também se cansa do excesso de atividades, de informações, compromissos e responsabilidades. Isso acaba comprometendo o seu funcionamento e nos levando realmente à estafa.

Atualmente mesmo nos momentos de descanso e relaxamento, as pessoas simplesmente não conseguem parar e se desconectar do celular, das redes sociais e da internet. Tantos estímulos em conjunto com nossas responsabilidades pessoais, profissionais, financeiras, sociais e familiares acabam sobrecarregando nossa mente ainda mais.

Não por acaso, é comum que ao final de um dia cheio, a sensação de cansaço seja tremenda ou ainda de que a mente vá explodir a qualquer momento. Se você já se sentiu assim ou vive isso todos os dias, este é o primeiro sinal de que é hora de desacelerar e cuidar melhor de sua rotina.

O esgotamento mental é uma doença séria e não deve ser tratado como um momento passageiro, já que desencadeia vários problemas físicos e emocionais, e que afetam nossa vida de forma sistêmica. Fique atento!

11 Sintomas do Esgotamento Mental

  • Perda de memória e dificuldade para lembrar informações;
  • Queda na qualidade do sono, dificuldades para adormecer (insônia);
  • Diminuição drástica da libido, do desejo sexual;
  • Perda de interesse por situações que antes davam motivação e ânimo;
  • Alterações de humor constantes, que levam a irritação; impaciência; tristeza e também ao choro sem causas aparentes;
  • Sensação de que a qualquer momento sua mente vai explodir de cansaço;
  • Perda de compromissos importantes por conta do esquecimento;
  • Sensação constante de cansaço, mas sem causa aparente;
  • Angústia, ansiedade, falta disposição, desânimo, abatimento e grande tristeza, sem razões aparentes;
  • Problemas intestinais e estomacais como azia; refluxo; má digestão; prisão de ventre ou diarreia;
  • Diminuição drástica da motivação e perda de produtividade.

Como Lidar com a Estafa?

Nem de longe sentir todos estes sintomas é normal. Muitos deles inclusive trazem um alerta para os sinais da depressão, que é uma doença silenciosa, que pode se disfarçar de cansaço mental e fazer muitos estragos. Digo isso porque em meio à rotina e, aos reflexos do esgotamento, muitas vezes, a pessoa pode achar que sentir tristeza e cansaço, constantemente, é apenas uma consequência do excesso de trabalho, quando na realidade a estafa já lhe afetou de forma bem maior.

Obviamente que estar cansado de vez em quando não é sinal de esgotamento, porém quando isso se torna frequente, é importante ligar o botão de alerta. Para isso, é essencial que você seja sincero consigo mesmo e procure identificar de quais destes sintomas citados acima você sofre no momento. Se, por exemplo, você tiver frequentemente dificuldades para dormir, sentir-se estafado o tempo todo, viver se esquecendo dos seus compromissos e também sentir uma tristeza não explicada; é hora de buscar a ajuda de um especialista antes que o problema tome proporções maiores.

Não sinta vergonha de dizer que está cansado e de que precisa de um tempo para descansar sua mente. O esgotamento mental é coisa séria e uma das causas de problemas graves como a Síndrome de Burnout e a depressão, pois ele se camufla na rotina de atividades, responsabilidades e compromissos da pessoa e a faz confundir tudo isso apenas com um cansaço passageiro, Entretanto, ele não passa e, cada vez mais, vai adoecendo o indivíduo: sua mente, suas emoções e comprometendo sua saúde e bem-estar em todos os sentidos.

Portanto, não tenha vergonha ou medo de pedir ajuda. Procure a ajuda de um psicólogo e também de um psiquiatra para trabalhar identificar as causas do problema, seus efeitos e para conseguir tratar e vencê-lo o quanto antes. Busque ajuda e vença o esgotamento mental!

Deixe seu Comentário: