Comecemos essa reflexão com uma pergunta: será que estamos nos envolvendo com tudo aquilo que nos propomos a fazer? De que forma estamos participando com o que nos cerca, com nossa família, com nossos sonhos?
Essas perguntas sugerem um pensamento sobre comprometimento, que nada mais é do que o ato de realizar o que nos propomos a fazer. Ele se refere a uma convergência entre atitudes, comportamentos e palavras. O indivíduo comprometido se esforça para sempre honrar seus compromissos, para não fazer nada que vá de encontro a seus valores e crenças e para não fazer promessas ou juramentos que não serão cumpridos.
A responsabilidade e a maturidade se tornam quase que inseparáveis do comprometimento, pois uma pessoa que se mostra irresponsável ou imatura dificilmente será comprometida com seus afazeres ou verá seus valores e crenças como os mais importantes a serem honrados e respeitados.
O comprometimento é essencial para o sucesso e bom andamento de qualquer atividade que nos pretendemos realizar, seja na vida pessoal ou no âmbito profissional. Ser comprometido com o trabalho, por exemplo, significa cumprir as normas da empresa, honrar com os compromissos assumidos, respeitar a equipe em que trabalha, ter orgulho do que se faz e, principalmente, da organização que representa.
Mas a busca por sucesso não está somente atrelada ao trabalho, ela está relacionada diretamente ao fortalecimento da relação com a sua família, com seus amigos, com a natureza e até consigo mesmo.
Comprometimento é o que transforma uma promessa em uma realidade, abstrações em algo concreto, conhecimento raso em expertise, preces em profunda espiritualidade. Ele fortalece laços, pois alguém que cumpre o que prometeu é uma pessoa digna de confiança e que, dificilmente, faltará com a palavra.
Quando estamos comprometidos, nos envolvemos de forma intensa com uma ideia, uma causa ou uma simples tarefa, nos engajamos com paixão e entusiasmo, compreendemos nosso próprio propósito e mergulhamos de cabeça para que ele se torne tangível.
Estamos todos os dias estabelecendo compromissos com nossa missão de vida. Quando vamos o mais fundo possível no Autoconhecimento, conseguimos estabelecer compromissos com os outros e, principalmente, com nós mesmo, deixando de lado qualquer coisa que não seja importante para nossa realização pessoal e para a conquista de um mundo mais justo e próspero.
Com isso, mudamos nossa forma de agir se for necessária, seja por meio de um resultado de feedback ou crítica construtiva ou por algo que percebemos em nos mesmo como ponto de melhoria (o Coaching ajuda a entendemos o que precisamos fazer para alcançar a Riqueza).
Acima de tudo, comprometer-se é crer em um determinado conjunto de valores, empenhar-se em propagar uma determinada causa ou comportamento, é ser um exemplo para os outros e para si mesmo.
Quantas vezes já não ficamos deitados pensando se tínhamos agido bem ou não em determinada situação? Quantas e quantas vezes deixamos que as crenças dos outros influenciassem nossas atitudes?
O conhecimento profundo de si mesmo faz com que nos afastemos de um Estado de Sofrimento. Ao nos afastar, caminhamos em direção a um Estado de Graça. Nesse estado, estabelecemos um compromisso com a Divindade, um Divino pessoal que nos acolhe, nos abriga, nos conforte e nos torna mais fortes.
A esse Divino devemos nossas atitudes, pois, antes de mais nada, será a honra de um compromisso afirmado consigo mesmo. Esse Divino se torna meu melhor amigo, aquele que vai te acalentar nas dificuldades, dará amor, será gentil, alegre, bem-humorado. Será aquele que dará a iluminação, o despertar total.
No momento em que nos aproximamos dele, entendemos melhor nossa própria essência, quais são as crenças e valores que defendemos e aos quais vamos nos comprometer. Esse conhecimento é primordial para sabermos a diferença entre o que são os valores dos outros e quais são nossos próprios princípios. Assim, vai ser mais fácil se comprometer com o que acredita.
Culpar pessoas, situações e coisas por nossos fracassos, utilizando frases do tipo “o governo está acabando comigo”, “o banco está engolindo o meu dinheiro”, “o desemprego aumentou por isso não consigo um aumento”, “a inflação aumentou então não consigo guardar dinheiro”, é um vício. Assumir a responsabilidade por nossos próprios resultados, sejam eles positivos ou negativos, é a única maneira de mudar a nossa realidade.
É importante se comprometer apenas com aquilo que pode entregar ou cumprir. Caso não possamos, temos de tentar compreender quais motivos que causam a falta de comprometimento.
Uma pessoa comprometida pode alcançar o que quiser, independente do que aconteça ao seu redor. A Prosperidade, a Abundância e a Riqueza estão ao alcance das mãos, basta entendemos quem somos e nos comprometermos a realizar nossa missão de vida.
Será que você está se comprometendo de corpo e alma? Será que seus compromissos estão sendo cumpridos ou a pilha de afazeres só aumenta? O que você está fazendo para realizar seus sonhos? Você é um procrastinador ou um realizador?
 
Copyright: 634334360 – https://www.shutterstock.com/pt/g/gunblade