Tenho a certeza de que ao ouvir a expressão “hakuna matata” muitas lembranças vieram à sua mente. Afinal, mesmo quem já não era mais criança nos anos 90 se encantou com a animação “Rei Leão”, em uma produção impecável dos Estúdios Disney. Através de uma linguagem simples e que pode ser facilmente entendida pelas crianças de todas as idades, os personagens ensinaram lições poderosas sobre a vida.

O Que a Expressão Hakuna Matata Significa?

“Os seus problemas você deve esquecer, isso é viver, é aprender. Hakuna matata!”. Cantando esses versos, os divertidos personagens Timão e Pumba ensinaram algo poderoso ao leão Simba. Trata-se de uma expressão originada suaíli, um dialeto falado na parte oriental da África, local onde se passa toda a história. Hakuna significa “não há”, e matata significa “problema”. Então, juntas, as palavras ganham um sentido de: não existem problemas.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”,
é um presente!

A ideia central por trás de hakuna matata é deixar para lá todas as preocupações que não fazem sentido, para focar nas coisas boas e que realmente importam. À primeira vista, é uma expressão que traz um significado simples, mas que, se formos parar para pensar, na realidade é grandioso e, até, desafiador. Afinal, todos nós realmente precisamos aprender e nos esforçarmos para colocar em prática todos os dias.

7 Atitudes Para Colocar a Expressão Hakuna Matata em Prática e Ser Mais Feliz

A expressão hakuna matata sugere que nos libertemos de todo o medo e ansiedade para focarmos no momento presente. A verdade é que esses dois sentimentos têm a sua utilidade, que é ativar a nossa atenção em situações que exigem cautela. Contudo, quando se tornam excessivos, acabam agindo como bloqueadores, comprometendo o equilíbrio e o bem-estar.

Se você deseja viver de forma mais leve, desfrutando de cada instante ao máximo, coloque as atitudes a seguir em prática e hakuna matata!

1 – Respire e Inspire

PSC

Quando perceber que está começando a se sentir ansioso, respire e inspire profundamente. Isso é importante porque a ansiedade pode comprometer a respiração, fazendo com que o seu cérebro receba menos oxigênio do que precisa, o que leva a sensação de desconforto a se tornar cada vez maior. Dessa maneira, lembre-se sempre de fazer exercícios de respiração em atenção plena durante alguns minutos, pois esse gesto simples irá te ajudar a manter o foco no momento presente e deixar os problemas para lá.

2 – Passe Tempo Com Pessoas Que Te Fazem Bem

No filme, Simba encontra conforto na companhia de Timão e Pumba, que ensinam a ele a essência da expressão hakuna matata e mostram uma forma leve e divertida de enxergar a vida. Tenho a certeza de que no seu círculo familiar ou de amizades existem pessoas com esse mesmo astral e passar mais tempo com elas certamente irá te fazer muito bem. Portanto, coloque como uma das prioridades do seu dia a dia, ter momentos agradáveis.

3 – Cultive Pensamentos Positivos

O medo e a ansiedade são fruto de uma espera pelo pior, de achar que algo ruim irá acontecer, e esse sentimento só serve para trazer sofrimento, pois não ajuda ninguém a se proteger. Como bem disse Charles Spurgeon, a ansiedade não elimina as tristezas do futuro e sim consome suas energias do presente. Por esse motivo, busque sempre cultivar apenas pensamentos positivos, de que, independente do resultado, o melhor irá acontecer.

4 – Supere os Seus Medos aos Poucos

Para chegar a um destino, é preciso percorrer vários caminhos e dar vários passos. Então, não espere simplesmente acordar totalmente positivo e sem nenhuma preocupação com problemas. Afinal, se trata de um processo, no qual é preciso que se dedique para evoluir cada vez mais. Logo, é necessário que dê tempo ao tempo e vá superando os seus medos aos poucos, começando pelos mais simples, até chegar aos mais complexos.

5 – Deixe Ir Tudo o Que Não For Agregar

Você acorda e parece que o dia vai ser ótimo, então, chega no trabalho e o seu chefe lhe chama para conversar sobre um erro que cometeu. Se permitir, essa conversa será capaz de arruinar todo o seu dia, pois fará com que fique remoendo cada palavra dita. Entretanto, essa não é a sua única escolha e você pode deixar ir tudo o que for ruim para ficar apenas com o aprendizado, que é o que realmente te fará crescer. Assim, se algo te chatear, reflita, veja o que pode pegar de bom e liberte-se, simples assim, aos poucos isso se tornará automático em seu comportamento.

6 – Celebre Cada Passo Dado

Sempre que conseguir deixar ir os sentimentos que não forem agregar e conseguir manter apenas os bons pensamentos, celebre! Encontre maneiras de se recompensar pela vitória, mas, claro, de modo positivo e sem excessos, e diga a si mesmo que merece aquilo. Assim, o seu cérebro irá associar a atitude que resultou na recompensa à coisas boas, o que te levará a repetir tal atitude.

7 – Tome uma Atitude

Sempre que se sentir ansioso com algo, analise se existe um problema real por trás da situação. Afinal, o hakuna matata se refere a não se preocupar com questões que não podem ser mudadas. Desse modo, ao identificar que existe algo que possa fazer, aja, pois, ao fazer isso, estará assumindo o controle e mantendo o foco em uma coisa que realmente poderá fazer a diferença, o que também ajudará a eliminar a preocupação.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Frases do Rei Leão Para Inspirar

Além de hakuna matata, a história do Rei Leão traz diversas outras lições muito interessantes. Veja, a seguir, algumas frases que são ditas no decorrer do filme e inspire-se!

1 – “Só sou valente quando é preciso ser. Ser valente não quer dizer se meter em apuros.” – Frase dita por Mufasa ao seu filho Simba.

2 – “Lembre-se de quem você é.” – Outro ensinamento de Mufasa para Simba.

3 – “O passado pode doer. Você pode fugir ou aprender com isso.” – Ensinamento do sábio Rafiki.

4 – “Você tem que deixar o seu passado para trás. Coisas ruins acontecem, e você não pode fazer nada sobre isso, certo?” – O pequeno Timão em um momento de sabedoria.

5 – “Qualquer história que valha a pena contar vale a pena ser contada duas vezes.” – Mais uma lição de Rafiki sobre o quanto o exemplo é poderoso.

Gostou de relembrar essa história tão bonita e seus ensinamentos? Espero que sim! Desejo a você muita luz, paz e hakuna matata!

 

Copyright: Google –  www.estrategiaconcursos.com.br