O trabalho ocupa parte considerável da vida de uma pessoa e, exatamente por essa razão, é importante se sentir bem no ambiente profissional. Quando isso não acontece, o indivíduo tende a se comportar de modo distante, deixando de se concentrar em suas atividades e se desenvolver. Esse comportamento é chamado de presenteísmo e envolve estar fisicamente presente em um local, mas com a mente totalmente distante, o que gera desânimo, prejudica a qualidade do que se faz e causa diversos outros tipos de problemas.

Descubra como manter a mente focada e desenvolver melhor suas atividades!
Acesse meu Ebook e conheça a metodologia que irá potencializar seu resultados!

O Que Causa o Presenteísmo?

Um dos grandes problemas do presenteísmo é que os colegas podem demorar a perceber que há algo de errado, porque, ao olharem para o lado, o indivíduo estará lá, ocupando a sua mesa ou outro tipo de espaço de trabalho, mas com o pensamento longe. Em relação à causa, é importante dizer que ninguém começa a ficar com a mente distante no trabalho sem ter um motivo para tal, e para cada pessoa pode haver uma razão diferente.

Em muitos casos, o presenteísmo é fruto de uma grande desmotivação e insatisfação com o trabalho, o que pode vir do excesso de pressão por parte do empregador e, também, do fato de não se ter qualquer afinidade com a função exercida. São situações em que se aceita determinada vaga por necessidade e, assim, essa fuga de manter a mente longe se torna um mecanismo de defesa.

Existem situações em que o motivo dessa distância mental está relacionado à saúde, que pode tanto ser física quanto emocional, ou a problemas pessoais. Questões como dores crônicas pelo corpo ou de cabeça, problemas emocionais, como a ansiedade, por exemplo, e questões ligadas à vida pessoal, estão entre os motivos que também são relatados por aqueles que apresentam os sintomas do presenteísmo.

O que podemos identificar em comum entre todas as causas é o desejo de se sentir longe daquele ambiente, mesmo que apenas mentalmente. Em quadros mais graves, apenas o que a mente é capaz de realizar de modo natural deixa de ser suficiente, e o indivíduo começa a fazer uso de substâncias, como álcool e drogas, para se distanciar cada vez mais daquela realidade que lhe causa sofrimento.

Consequências Geradas Pelo Presenteísmo Para Funcionários e Empregadores

PSC

Todo mundo perde quando o presenteísmo acontece, o indivíduo, por não estar se sentindo plenamente bem em seu ambiente de trabalho e o empregador, por não ter o seu colaborador desempenhando o seu papel como deveria. A seguir, você poderá ver de forma mais clara os problemas que isso pode gerar para ambos os lados.

Para os funcionários, a principal consequência envolve estar diariamente em uma situação que lhe causa desconforto, o que pode chegar a se manifestar através de sintomas físicos, como dores de cabeça e musculares. Além disso, o presenteísmo é capaz de gerar angústia, ansiedade e estresse, causados principalmente pela insatisfação com o trabalho e, ao mesmo tempo, o medo de perdê-lo. Algo bastante paradoxal, mas que pode ser explicado através da necessidade de manter aquele sustento.

Para os empregadores, as consequências envolvem prejuízos financeiros, já que o funcionário contratado não está atingindo a produtividade que é esperada dele. Outro ponto envolve a desmotivação generalizada, pois a postura de um ou mais colaboradores pode contaminar os demais, resultando em um ambiente em que poucos se sentirão animados a se esforçarem para alcançar bons resultados.

Medidas Que Ajudam a Reduzir o Presenteísmo

Como se pode ver, o presenteísmo é ruim tanto para o trabalhador, quanto para o empregador. Por essa razão, é importante que ambos se unam no combate a esse problema, para que seja possível manter um ambiente agradável, em que todos possam se sentir acolhidos e, assim, aprender uns com os outros e construir uma trajetória de desenvolvimento. Veja, a seguir, medidas que cada um dos envolvidos pode adotar para encontrar soluções.

Para Empregadores:

O presenteísmo pode ser um problema ligado à cultura da empresa, à ideia de que é necessário trabalhar incansavelmente para crescer dentro dela. Lembrando que é claro que é importante se dedicar, porém, é necessário que haja um limite, afinal, o trabalho é importante, mas existem outras áreas da vida que precisam ser valorizadas, como a família, o lazer e a saúde. Mostrar isso aos colaboradores através de diálogos e exemplos por parte dos gestores pode ser bastante eficaz.

Outras medidas que também farão a diferença incluem:

  • Definição de metas possíveis de serem alcançadas;
  • Demonstração da importância de cada colaborador dentro do contexto geral da organização;
  • Diálogo frequente entre gerentes e membros da equipe;
  • Incentivo de hábitos saudáveis.

Descubra como manter a mente focada e desenvolver melhor suas atividades!
Acesse meu Ebook e conheça a metodologia que irá potencializar seu resultados!

Para Funcionários:

Nem sempre é possível mudar de trabalho para começar a realizar uma função com a qual se tenha afinidade, porém, dá mudar a forma com a qual se relaciona com esse trabalho. Talvez, passar a enxergar a atividade realizada com outros olhos, identificando nela sua importância, realizá-la com o máximo empenho, buscar aprender mais e se aperfeiçoar. Assim, torna-se possível construir uma relação positiva com o trabalho, mesmo que não seja algo que deseje fazer para sempre.

E um fator que pode ser bastante motivador para conseguir isso é o planejamento e a definição de metas. Por exemplo, você se planeja para permanecer nessa função por determinado período enquanto se preparar para encontrar uma nova oportunidade na área em que deseja ou abrir seu próprio negócio. Assim, terá um motivo para se dedicar, o que certamente ajudará a se concentrar nas atividades atuais e se sentir bem ao realizá-las, pois terá algo no que basear a sua ação, algo que está além de receber o salário no final do mês.

Olhar para o presenteísmo com atenção e adotar medidas para preveni-lo e combatê-lo é muito importante, seja você um funcionário ou empregador, pois se trata de algo prejudicial para as duas partes. Se você é funcionário, procure se conhecer, entender melhor sua relação com o trabalho, e identificar se está motivado e feliz com sua função atual. Se é empregador, busque construir uma relação positiva com os seus colaboradores, observando-os e ouvindo o que eles têm a dizer. Assim, ambos os envolvidos apenas terão ao ganhar, pois estarão construindo um ambiente agradável e produtivo para todos.

Você já se sentiu com a mente distante enquanto estava no trabalho? O que fez para resolver essa questão em seu interior? Deixe o seu comentário abaixo compartilhando sua experiência!

Copyright:1079756687 – https://www.shutterstock.com/pt/g/antonioguillem