budismo-o-que-e

Entenda o Que é Budismo e o Que Podemos Aprender Com Essa Filosofia

Por: José Roberto Marques | Blog | 08 de setembro de 2019

Atualmente, está havendo um crescente interesse por parte das pessoas por um modo de vida mais positivo, baseado principalmente no equilíbrio e no autoconhecimento. E muitas das práticas que são realizadas dentro dessa vertente fazem parte dos costumes budistas. No artigo de hoje irei explicar o que é budismo e como essa filosofia pode nos inspirar a viver de modo mais equilibrado. Continue acompanhando e descubra o quanto os ensinamentos deixados por Buda são poderosos e universais.

Você conhece a si mesmo? Te convido a praticar o autoconhecimento!
Evolua, cresça, se desenvolva, acesse “O Poder do Autoconhecimento”!

O Que é Budismo e Como Essa Filosofia Surgiu?

O budismo é uma filosofia de vida criada há mais de dois mil anos na Índia. Seu fundador foi Siddhartha Gautama, que posteriormente tornou-se conhecido como Buda. Trata-se de uma forma de treinar e desenvolver a mente para que seja possível obter uma visão verdadeira sobre a natureza da coisas, sem as armadilhas da vaidade ou da insegurança, buscando a felicidade duradoura e incondicional.

Um ponto importante a ser citado é que no budismo não há adoração a nenhum deus, dessa maneira, Buda é apenas um mentor, alguém que deixou os seus ensinamentos para que fossem passados para frente. E é exatamente por isso que muitos não veem a prática budista como sendo uma religião, como as que conhecemos, e sim uma filosofia, um modo de enxergar e levar a vida.

Tudo começou quando Siddhartha, que era membro de uma família real indiana e estava com 29 anos de idade, percebeu que aquela vida de luxo e riqueza não garantia sua felicidade. Então, saiu em uma missão para explorar as diferentes religiões e filosofias, a fim de encontrar uma resposta sobre o caminho para a felicidade. Após seis anos de buscas, reflexão e meditação, ele chegou ao que ele chamou de caminho do meio e alcançou a iluminação.

A partir de então, Buda dedicou a sua vida a compartilhar a sua filosofia, que recebeu o nome de Dharma, cumprindo o seu propósito até a sua morte, que ocorreu quando ele tinha 80 anos da idade. Através de seus ensinamentos, é possível experimentar a paz e a felicidade reais e duradouras. E é importante dizer que os métodos budistas podem trazer benefícios para qualquer pessoa, independentemente de suas crenças religiosas.

7 Ensinamentos Universais do Budismo Que Irão Transformar a Sua Vida

Você não precisa ser um praticante do budismo para aprender com essa filosofia, basta que se permita conhecer mais sobre os ensinamentos de Buda e os aplique dentro da sua realidade. A seguir, você verá sete lições poderosas que certamente irão transformar a sua vida.

1 – Sentir Raiva Já é uma Punição

Existe uma frase muito interessante atribuída a Buda que diz que nenhum indivíduo será punido por ter raiva, pois carregar esse sentimento já é uma punição. Realmente, se deixar levar pela raiva para tomar decisões pode trazer resultados desastrosos. Portanto, prefira se recolher quando perceber que está tomado pela raiva, olhe para o que está sentindo, entenda essa emoção e deixe para agir em outro momento, quando puder refletir com tranquilidade.

2 – Só Se Perde Aquilo a Que Se Apega

Do ponto de vista do budismo, o apego é uma das maiores fontes de sofrimento que existe. Afinal, tudo o que temos um dia irá acabar, por isso, é importante evitar se tornar dependente de qualquer coisa. Prefira sempre desfrutar das oportunidades que lhe são dadas, seja de estar na companhia de uma pessoa especial ou de trabalhar em determinada empresa. Assim, quando isso chegar ao fim não irá sofrer com o rompimento desse laço.

3 – A Beleza Atrai os Olhos e a Bondade Atrai a Mente

O olhar é a nossa primeira ferramenta para explorar o mundo, através dele conseguimos ver a aparência das coisas e das pessoas. Contudo, se em um primeiro momento a beleza atrai a visão, é a bondade que atrai a mente e cria laços. Lembre-se sempre disso, tanto quando for pensar nas qualidades mais importantes de outras pessoas quanto de si mesmo, pois o caráter e aquilo que carregamos dentro de nós vale muito mais do que a nossa imagem.

4 – Cedo ou Tarde a Verdade é Revelada

Mais uma citação bastante inspiradora de Buda diz que existem três coisas que não podem ser escondidas, que são: o sol, a lua e a verdade. Mesmo que eles se mantenham ocultos durante determinado tempo, logo aparecem e se mostram com toda a sua clareza. Portanto, preze sempre pela verdade, por ser quem você é, por expressar o que acredita e por rejeitar tudo aquilo que não for genuíno em sua vida.

5 – Você Merece o Seu Amor e Sua Afeição

O budismo fala muito sobre compaixão, sobre ter empatia em relação à dor do outro e tratá-lo com amor. E isso também se aplica à sua relação consigo mesmo, pois você também é digno de ser amado e cuidado, tanto quanto os seus amigos e seus familiares. Por essa razão, se ame, se trate com carinho, se respeite e se perdoe, pois essas são atitudes fundamentais para que seja feliz.

Você conhece a si mesmo? Te convido a praticar o autoconhecimento!
Evolua, cresça, se desenvolva, acesse “O Poder do Autoconhecimento”!

6 – Lembre-se de Usar o Seu Senso Crítico Para Formar Opiniões

Buda disse que não devemos acreditar em nada que não estiver de acordo com a nossa própria razão. Desse modo, busque, sim, conhecer coisas novas e opiniões diferentes das suas, mas sempre consulte a si mesmo antes de tomar aquela verdade para si. É preciso aprender a pensar criticamente e deixar de se influenciar pelos outros sem questionar.

7 – Através de uma Pequena Tentativa um Grande Feito Pode Ser Alcançado

Um jarro torna-se cheio através de cada gota de água. Com esse ensinamento, Buda quis mostrar que devemos valorizar cada passo dado, pois, por menor que uma ação seja, irá contribuir para que se alcance determinado objetivo. Então, comece pequeno, mas comece, se permita colocar uma gota de água no seu jarro, amanhã outra e assim sucessivamente. Mantenha a constância e, um dia, irá perceber que o jarro estará transbordando.

Viu só como os ensinamentos do budismo podem ser universais e utilizados por pessoas de qualquer religião? Aproveite para deixar o seu comentário contando se já aplica alguma dessas ações em sua vida e quais pretende começar a praticar.

Copyright: 250506523- https://www.shutterstock.com/pt/g/wanlovv

 

Deixe seu Comentário: