soberba-como-lidar

Entenda o Que é a Soberba e Saiba Como Lidar Com Ela

Por: José Roberto Marques | Blog | 07 de setembro de 2019

De acordo com o dicionário, a soberba é uma expressão de orgulho, arrogância e presunção. Trata-se de um sentimento que leva uma pessoa a demonstrar superioridade em relação às outras, principalmente se estiver em uma posição social elevada, como ter poder aquisitivo ou ocupar um cargo de gerência dentro de uma empresa, por exemplo. Como é de se imaginar, lidar com indivíduos que se comportam dessa maneira é um tanto quanto desafiador, porém, existem atitudes que podem facilitar esse convívio.

Com o autoconhecimento aprendemos a evoluir constantemente!
Descubra mais sobre si mesmo! Baixe “O Poder do Autoconhecimento”!

Como Reconhecer uma Pessoa Soberba?

Antes de tratarmos a respeito de como lidar com uma pessoa soberba, é preciso saber reconhecê-la, a fim de se certificar de que é realmente esse o caso. A seguir, você irá ver os principais sinais desse tipo de comportamento.

Interrompe a Fala de Terceiros Com Frequência – Por se achar superior, o indivíduo soberbo acha que qualquer coisa que tenha a dizer é mais importante do que o que outra pessoa esteja falando. Com isso, é comum que sobreponha sua voz com frequência e interrompa a fala de terceiros.

Não Dá Crédito a Outras Pessoas – Quando realiza um trabalho em equipe, principalmente se tem uma posição de liderança, a pessoa soberba costuma agir como se tivesse feito tudo sozinha. Dessa maneira, ela raramente reconhece e agradece pelo esforço dos demais.

Recebe Feedbacks de Modo Negativo – Feedbacks podem ser muito positivos e ajudarem um indivíduo a enxergar com mais clareza pontos em que possa melhorar. Entretanto, uma pessoa soberba não vê esse tipo de comentário com bons olhos, porque sempre os recebe como se fossem críticas feitas para diminuí-la.

Raramente Reconhece um Erro – Qualquer pessoa está sujeita a cometer erros e, embora seja ruim falhar, a verdade é que esse tipo de experiência traz muito crescimento. Porém, quando se trata de um indivíduo que tem a soberba como uma marca do seu comportamento, ele faz o possível para terceirizar a responsabilidade, pois não consegue nem mesmo assumir para si mesmo que errou.

Aparenta Acreditar Que é Realmente Superior – A soberba faz com que a pessoa, de alguma maneira, sinta que é realmente superior em relação às demais, em todos os aspectos. É por conta disso que ela faz de tudo para se mostrar mais inteligente, mais bem sucedida, mais importante do que todos. Assim, ignora um dos maiores benefícios dos relacionamentos humanos, que é a possibilidade de se conectar verdadeiramente e aprender com o outro.

Valoriza Mais o Parecer do Que o Ser – No mundo da soberba, ganha aquele que tem mais dinheiro, o cargo mais importante, os amigos mais influentes, pois tudo é baseado em aparências. O parecer é mais valorizado do que o ser, o sentir, o vivenciar, e sabemos que isso não é nem um pouco saudável, pois a aparência alimenta apenas o ego e não a alma.

A Arrogância é Usada Para Encobrir a Insegurança – Ao conviver de perto com uma pessoa soberba, é possível perceber nos detalhes que essa postura superior é, na realidade, uma espécie de armadura que ela usa para encobrir a sua insegurança. Então, para não demonstrar sua vulnerabilidade para ninguém e nem para si mesma, se porta de modo a parecer superior.

5 Estratégias Para Lidar Com uma Pessoa Soberba Com Inteligência

Se você convive com uma pessoa soberba no trabalho, em família, entre amigos ou em qualquer situação, o melhor que pode fazer é agir de modo estratégico, para evitar criar inimizades e comprometer o seu equilíbrio emocional. Afinal de contas, levar o que ela diz a ferro e fogo apenas fará com que o convívio entre vocês se torne cada vez pior.

A seguir, você verá cinco estratégias que te ajudarão a manter um relacionamento pacífico e, até mesmo, ajudar o outro a resolver essa questão em seu interior.

1 – Se Observe e Identifique os Efeitos do Comportamento do Outro em Você

Antes de qualquer coisa, é importante que identifique como o comportamento do outro te afeta. Afinal, o que carregamos dentro de nós tem uma grande influência sobre o que nos agrada ou incomoda. Nesse sentido, busque se questionar, para que entenda o motivo pelo qual as atitudes dessa pessoa estão sendo recebidas por você de modo negativo. Faça isso com o objetivo de se conhecer e obter uma visão ampla da situação e não de se culpar.

2 – Saiba Quem Você é

Caso perceba que a soberba do outro está te incomodando de modo pessoal, é sinal de que, talvez, não esteja totalmente seguro sobre quem você é e as qualidades que possui. Para reverter isso, basta que comece a se ouvir mais, se observar e, assim, reconhecer o indivíduo fantástico que é, além de, claro, os pontos que pode trabalhar para se tornar ainda melhor. Quanto mais você se conhecer, menos as atitudes de terceiros irão te afetar.

3 – Demonstre Que Não Deseja Competir

Uma pessoa soberba está a todo o momento tentando provar o quanto é superior, e quando os indivíduos ao redor dela entram nessa competição, ela se sente estimulada a continuar. Portanto, opte pelo caminho inverso, mostre que não tem a menor intenção de medir forças. Uma atitude interessante para isso envolve fazer elogios sinceros quando ela fizer algo que julgar positivo, pois isso irá levá-la a perder completamente o estímulo para competir contigo.

Com o autoconhecimento aprendemos a evoluir constantemente!
Descubra mais sobre si mesmo! Baixe “O Poder do Autoconhecimento”!

4 – Entenda Que o Modo Como o Outro Age Não é Pessoal

O fato de um familiar, colega de trabalho ou amigo querer se mostrar superior não se refere a você e sim a algo que ele carrega dentro de si. Dessa maneira, não permita que o comportamento dele faça com que se sinta inferior. Uma citação bastante interessante de autoria de Freud que mostra isso de forma muito clara é: “Quando Pedro me fala sobre Paulo, sei mais de Pedro do que de Paulo”. Afinal, as atitudes de um indivíduo estão relacionadas a quem ele é e não a um terceiro.

5 – Observe o Lado Positivo da Pessoa

Se a pessoa soberba é alguém com quem não pode ou não deseja romper laços, procure enxergar o lado positivo dela, pois certamente ele existe. Talvez, seja alguém divertido, com quem possa conversar sobre interesses que tenham em comum, trocar ideias, aprender. Assim, conseguirá criar uma conexão positiva entre vocês, o que certamente fará com que ela pense duas vezes antes de te chatear.

A arte de se relacionar com outras pessoas tem os seus desafios, porém, traz como recompensa uma carga de aprendizado fantástica, que certamente irá te proporcionar grandes lições. Espero que tenha gostado e que este conteúdo te ajude a manter a harmonia e o equilíbrio em suas relações.

Copyright: 1427484881 – https://www.shutterstock.com/pt/g/khosro

Deixe seu Comentário: