Você já ouviu falar em soberba? Basicamente, essa palavra é atribuída às pessoas arrogantes e prepotentes, ou seja, a quem falta humildade. Refere-se àqueles que se colocam em posição de superioridade diante dos demais, por algum motivo, como se não errassem ou como se tivessem qualidades melhores e mais abundantes do que os outros.

Esse comportamento é bastante negativo, pois gera um afastamento das pessoas. Por isso, é necessário compreender as características da soberba para identificar quando alguém — ou você mesmo — estiver agindo assim. 

Neste artigo, vamos entender melhor:

  • o que é a soberba;
  • por que algumas pessoas agem dessa forma;
  • como podemos reconhecer alguém com essa característica;
  • quais são as consequências desse comportamento na vida pessoal e na vida profissional;
  • como lidar com uma pessoa soberba;
  • o que fazer para evitar a soberba no nosso próprio comportamento.

Preparado? Então, continue a leitura a seguir para saber tudo sobre o assunto!

O que é a soberba?

De acordo com o dicionário, a soberba é uma expressão de orgulho, arrogância e presunção, muitas vezes sem motivos. Trata-se de um sentimento que leva uma pessoa a demonstrar superioridade em relação às outras, principalmente se estiver em uma posição social elevada, como ter poder aquisitivo ou ocupar um cargo de gerência dentro de uma empresa.

Essa atitude caracteriza-se também por uma autoestima exagerada e uma visão excessivamente positiva de si mesmo, que leva o indivíduo a desprezar os outros e a não reconhecer os seus próprios erros e limitações.

PSC

Como é de se imaginar, lidar com indivíduos que se comportam dessa maneira é um tanto quanto desafiador, porém, existem atitudes que podem facilitar esse convívio.

Por que algumas pessoas são soberbas?

Existem várias possíveis causas para a soberba em algumas pessoas, incluindo:

  • Insegurança: algumas pessoas podem desenvolver um comportamento soberbo como uma forma de mascarar os seus próprios sentimentos de insegurança ou inadequação. Elas podem sentir que precisam se destacar dos outros ou se colocar acima deles para se sentirem melhores consigo mesmas.
  • Trauma emocional: por outro lado, alguns podem desenvolver um comportamento soberbo como uma forma de lidar com traumas emocionais passados, como o bullying ou algum tipo de abuso. A soberba pode ser uma forma de proteger a pessoa de se sentir vulnerável ou exposta a novas situações de risco.
  • Falta de feedback honesto: alguns indivíduos podem ter desenvolvido um comportamento soberbo como resultado de receber elogios excessivos ou de nunca receber feedbacks honesto sobre as suas habilidades ou comportamentos, seja dos chefes, seja dos próprios pais. Isso pode levar a uma visão superestimada das suas próprias habilidades e a uma falta de compreensão das suas próprias limitações.
  • Cultura ou ambiente: há que possa ter crescido em um ambiente ou cultura que valoriza a autoestima e a autoconfiança acima de tudo, o que pode levar a um comportamento soberbo.

Independentemente da causa subjacente da soberba, é importante reconhecê-la como um comportamento problemático e trabalhar para desenvolver a humildade e a empatia em relação aos outros.

Como reconhecer uma pessoa soberba?

Antes de tratarmos a respeito de como lidar com uma pessoa soberba, é preciso saber reconhecê-la, a fim de certificar-se de que esse é realmente o caso. A seguir, você verá as atitudes mais comuns de uma pessoa que demonstra soberba.

  • Interrompe a fala de terceiros com frequência: por se achar superior, o indivíduo soberbo acha que qualquer coisa que tenha a dizer é mais importante do que o que outra pessoa esteja falando. Com isso, é comum que sobreponha a sua voz e interrompa a fala de terceiros;
  • Não dá crédito a outras pessoas: quando realiza um trabalho em equipe, principalmente se tem uma posição de liderança, a pessoa soberba costuma agir como se tivesse feito tudo sozinha. Dessa maneira, ela raramente reconhece ou agradece pelo esforço dos demais;
  • Recebe feedbacks de modo negativo: feedbacks podem ser muito positivos e ajudar um indivíduo a enxergar com mais clareza os pontos em que possa melhorar. Entretanto, uma pessoa soberba não vê esse tipo de comentário com bons olhos porque sempre os recebe como se fossem críticas feitas para diminuí-la.
  • Raramente reconhece um erro: qualquer pessoa está sujeita a cometer erros, e, embora seja ruim falhar, a verdade é que esse tipo de experiência traz muito crescimento. Todavia, quando se trata de um indivíduo que tem a soberba como uma marca do seu comportamento, ele faz o possível para terceirizar a responsabilidade, pois não consegue sequer assumir para si que errou;
  • Aparenta acreditar que é realmente superior: a soberba faz com que a pessoa, de alguma maneira, sinta que é realmente superior em relação às demais, em diversos aspectos. É por conta disso que ela faz de tudo para se mostrar mais inteligente, mais bem-sucedida e mais importante do que todos. Assim, ignora um dos maiores benefícios dos relacionamentos humanos, que é a possibilidade de se conectar verdadeiramente e aprender com o outro;
  • Valoriza mais o parecer do que o ser: no mundo da soberba, ganha aquele que tem mais dinheiro, o cargo mais importante e os amigos mais influentes, pois tudo é baseado em aparências. O parecer é mais valorizado do que o ser, o sentir e o vivenciar. Contudo, sabemos que isso não é nem um pouco saudável, pois a aparência alimenta apenas o ego, e não a alma;
  • Utiliza a arrogância para encobrir a insegurança: ao conviver de perto com uma pessoa soberba, é possível perceber nos detalhes que essa postura superior é, na realidade, uma espécie de armadura que ela usa para encobrir a sua insegurança. Então, para não demonstrar a sua vulnerabilidade para ninguém — e nem para si mesma —, ela se porta de modo a parecer superior.

Quais são as consequências desse comportamento na vida pessoal e na vida profissional?

O comportamento soberbo pode ter várias consequências negativas na vida pessoal e profissional de uma pessoa, incluindo:

  • Relacionamentos pessoais: a soberba pode levar a conflitos e desentendimentos em relacionamentos pessoais, pois as pessoas podem se sentir desvalorizadas e desprezadas pelo indivíduo. Isso pode levar a problemas de comunicação e dificuldades para construir relações significativas e duradouras.
  • Isolamento social: pessoas soberbas podem ter dificuldades para construir e manter relacionamentos, o que pode levá-las a um isolamento social e a sentimentos de solidão e alienação.
  • Dificuldades profissionais: o comportamento soberbo pode afetar negativamente a carreira de uma pessoa, pois pode levar a problemas de trabalho em equipe, falta de colaboração e dificuldades para receber feedbacks ou de adaptar-se a novas situações.
  • Falta de crescimento pessoal e profissional: a falta de humildade pode impedir o crescimento pessoal e profissional, pois a pessoa soberba pode não estar disposta a reconhecer os seus próprios erros e limitações e a buscar feedbacks e oportunidades de aprendizado.
  • Perda de oportunidades: a atitude soberba pode levar a uma perda de oportunidades pessoais e profissionais, pois pode fazer com que outras pessoas evitem trabalhar ou se relacionar com a pessoa soberba.

Em resumo, o comportamento soberbo pode levar a problemas de relacionamento, isolamento social, dificuldades profissionais, falta de crescimento pessoal e profissional e perda de oportunidades. É importante reconhecer a importância da humildade e trabalhar para desenvolver a empatia e a habilidade de reconhecer os nossos próprios limites e erros.

Como lidar com uma pessoa soberba com inteligência?

Se você convive com uma pessoa soberba no trabalho, na família, entre amigos ou em qualquer situação, o melhor que pode fazer é agir de modo estratégico, a fim de evitar criar inimizades e comprometer o seu próprio equilíbrio emocional, afinal de contas, levar o que ela diz a ferro e fogo apenas fará com que o convívio entre vocês se torne cada vez pior.

A seguir, você verá 5 estratégias que o ajudarão a manter um relacionamento pacífico e até mesmo a ajudar o outro a resolver essa questão no seu interior.

  1. Observe a si mesmo e identifique os efeitos do comportamento do outro em você

Antes de qualquer coisa, é importante que você identifique como o comportamento do outro o afeta. Afinal, o que carregamos dentro de nós tem uma grande influência sobre o que nos agrada ou incomoda. Nesse sentido, busque se questionar, de modo que entenda o motivo pelo qual as atitudes dessa pessoa estão sendo recebidas por você de modo negativo. Faça isso com o objetivo de se conhecer e obter uma visão ampla da situação, e não de se culpar.

  1. Saiba quem você é

Caso perceba que a soberba do outro o está incomodando de modo pessoal, é sinal de que, talvez, você não esteja totalmente seguro sobre quem você é e sobre as qualidades que possui. Para reverter isso, basta que comece a se ouvir mais, se observar mais e, assim, reconhecer o indivíduo fantástico que é. Isso permitirá que você identifique também os pontos que pode trabalhar para tornar-se ainda melhor. Quanto mais você se conhecer, menos as atitudes de terceiros vão afetá-lo.

  1. Demonstre que não deseja competir

Uma pessoa soberba está a todo o momento tentando provar o quanto é superior e, quando os indivíduos ao redor dela entram nessa competição, se sente estimulada a continuar. Portanto, opte pelo caminho inverso: mostre que não tem a menor intenção de medir forças. Uma atitude interessante para isso envolve fazer elogios sinceros quando ela fizer algo que julgar positivo, pois isso a levará a perder completamente o estímulo para competir com você.

  1. Entenda que o modo como o outro age não é pessoal

O fato de um familiar, colega de trabalho ou amigo querer se mostrar superior não se refere a você, e sim a algo que ele carrega dentro de si. Dessa maneira, não permita que o comportamento dele faça com que você se sinta inferior. Uma citação bastante interessante, de autoria popularmente atribuída a Freud, mostra isso de forma muito clara: “Quando Pedro me fala sobre Paulo, sei mais de Pedro do que de Paulo”. As atitudes de um indivíduo estão relacionadas a quem ele é, e não a um terceiro.

  1. Observe o lado positivo da pessoa

Se a pessoa soberba é alguém com quem não pode ou não deseja romper laços, procure enxergar o lado positivo dela, pois certamente ele existe. Talvez, seja alguém divertido, com quem possa conversar sobre interesses que tenham em comum, trocar ideias, aprender. Assim, você conseguirá criar uma conexão positiva com ela, o que certamente fará com que essa pessoa pense duas vezes antes de incomodá-lo.

O que podemos fazer para evitar a soberba no nosso próprio comportamento?

Muitas vezes, conseguimos enxergar a soberba no comportamento daqueles com os quais convivemos, mas nos esquecemos de que nós mesmos também podemos manifestar atitudes com essa característica em alguns momentos. Por isso, confira o que pode ser feito para evitar esse tipo de comportamento.

  • Praticar a humildade: reconhecer os nossos próprios limites e erros é essencial para evitar a soberba. Isso inclui ser honesto sobre as nossas próprias fraquezas e estar disposto a pedir ajuda quando precisamos;
  • Escutar os outros: estar aberto a ouvir as opiniões e perspectivas dos outros pode nos ajudar a desenvolver uma compreensão mais profunda e humilde do mundo ao nosso redor;
  • Aceitar o feedback: estar disposto a receber feedbacks honestos e construtivos de outras pessoas pode nos ajudar a crescer e aprender;
  • Ser empático: desenvolver a empatia em relação aos outros e tentar entender as suas perspectivas e experiências pode nos ajudar a evitar a arrogância e a construir relacionamentos mais significativos;
  • Praticar a gratidão: reconhecer as coisas boas que temos nas nossas vidas e ser grato por elas pode nos ajudar a manter uma perspectiva humilde e a apreciar as pessoas ao nosso redor;
  • Aprender com os erros: em vez de ficar na defensiva ou culpar os outros pelos erros, podemos aprender com as nossas próprias falhas e usá-las como oportunidades para crescer e melhorar;
  • Cultivar a curiosidade: manter uma mente curiosa e estar disposto a aprender coisas novas pode nos ajudar a evitar a arrogância e a permanecer humildes.

Conclusão

A arte de relacionar-se com outras pessoas tem os seus desafios, porém, traz como recompensa uma carga de aprendizado fantástica, que certamente poderá proporcionar a você grandes lições. Que este conteúdo o ajude a manter a harmonia e o equilíbrio nas suas relações.

E você, ser de luz, consegue identificar pessoas soberbas? Como lida com elas? Consegue identificar essa característica no seu próprio comportamento? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!